Questões de Intertextualidade (Português)

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O texto de Slim realiza uma intertextualidade com o texto de Castro Alves.

Sobre esse diálogo, é incorreto afirmar:

  • A Observa-se que o texto II objetiva recontar a narrativa contada pelo texto I, realizando uma paráfrase, traduzindo, porém, a linguagem de Castro Alves para uma linguagem contemporânea e urbana, típica do rap.
  • B O texto de Slim reformula, à luz da contemporaneidade, as imagens de Castro Alves. Dessa maneira, o mar do navio negreiro transforma-se no mar de asfalto e piche, e as consequências da escravidão na atualidade são abordadas.
  • C Em “O mar separa o Brasil da África / Um rio separa as periferias das mansões de magnatas”, no texto II, está presente a ideia de continuidade temporal e de perpetuação do processo de escravidão, sintetizadas nas imagens de separação causada pelo mar, no passado, e pelo rio, no presente.
  • D Os versos “Vibrai rijo o chicote, marinheiros! / Fazei-os mais dançar!...”, de Castro Alves, encontram correspondência nos versos “Trazidos em porões e navios negreiros / Tratados como animais”, do texto II.
Considere o seguinte texto: Cuide de sua ligação de água!
A responsabilidade pela integridade do cavalete e do hidrômetro é do cliente a partir da adesão ao serviço. Vale lembrar que o cliente está sujeito a sanções administrativas e custos de regularização nos casos de violação, furto, perda, quebra ou adulteração do padrão da ligação. (http://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/clientes2012/guia-do-cliente.pdf)

O trecho retirado do site da Sanepar faz referência a:
  • A solicitação de serviço.
  • B deveres do cliente em relação ao hidrômetro.
  • C aplicação de multa ao cliente.
  • D denúncia de violação de hidrômetro.
  • E oferta de venda de hidrômetro.

Algumas frases são construídas tendo por base outras já formuladas e conhecidas (intertextualidade); isso só NÃO ocorre em:

  • A Em dentadura dada não se olham os dentes;
  • B A justiça pode ser cega, mas não devemos fazê-la paralítica;
  • C Água mole em pedra dura tanto bate até que causa um rombo;
  • D A pressa é inimiga da refeição;
  • E Para mim, o verdadeiro valor é a prudência.

De acordo com o texto I, analise as afirmações e, em seguida, assinale a opção CORRETA

I. O texto “Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento” é um caso típico de intertextualidade, pois apresenta relação com outros textos, como demonstra a fonte citada ao final do texto;

II. O texto I “Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento” é um exemplo do gênero notícia, predominando em sua construção a tipologia textual narrativa, pois se trata de um texto participante de um gênero jornalístico informativo;

III. Apesar de não serem predominantes, as tipologias textuais descritiva e apelativa podem ser encontradas na composição do texto I “Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento”.

  • A Apenas a opção I está correta.
  • B Apenas a opção II está correta.
  • C Apenas a opção III está correta.
  • D Apenas as opções I e II estão corretas.
  • E Apenas as opções II e III estão corretas.

A combinação entre sons distintivos e unidades significativas remete à concepção de língua como

  • A relação unívoca entre som e letra
  • B jogo de irregularidades e exceções
  • C realidade exclusivamente vocal
  • D sistema de signos linguísticos