Questões de Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre (Português)

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Do ponto de vista da textualidade, o Texto 1 se caracteriza por apresentar:

1) linguagem técnica especializada, restrita aos profissionais bombeiros.
2) trechos com verbos no imperativo, que servem bem às intenções persuasivas do autor.
3) um segmento em discurso direto, por meio do qual se apresenta uma outra “voz”.
4) evidentes marcas de que é um texto literário, como as diversas figuras de linguagem e trechos rimados.

Está(ão) correta(s) :

  • A 1, 2, 3 e 4.
  • B 1, 3 e 4, apenas.
  • C 2 e 3, apenas.
  • D 2 e 4, apenas.
  • E 1, apenas.

Assinale a opção em que a transposição para o discurso indireto das falas do 1° quadrinho do Texto 3 está correta, conforme a modalidade culta da língua.

  • A O gato disse que odeia Machado de Assis, odeia livros clássicos e que é tudo muito chato.
  • B O gato diz que odiou Machado de Assis, odiou livros clássicos e que era tudo muito chato.
  • C O gato disse que odiava Machado de Assis, odiava livros clássicos e que era tudo muito chato.
  • D O gato dissera que odiara Machado de Assis, odiara livros clássicos e que foi tudo muito chato.
  • E O gato disse que tinha odiado Machado de Assis, odiou livros clássicos e que foi tudo muito chato.

É CORRETO afirmar que as aspas assinalam, no texto, a presença de

  • A conotação.
  • B denotação.
  • C discurso indireto.
  • D discurso direto.
  • E ironia.

Até hoje não encontrei ninguém que me explique o que é filosofia.

Transposto para o discurso indireto, o trecho acima assume a seguinte redação:

Ele disse que até aquele dia não

  • A havia encontrado ninguém que lhe explicasse o que era filosofia.
  • B encontrou ninguém que o explicasse o que era filosofia.
  • C encontrava ninguém que lhe explicou o que é filosofia.
  • D haveria de encontrar ninguém que o explique o que era filosofia.
  • E foi encontrado ninguém que explicou-lhe o que é filosofia.

Assinale a alternativa que contém um trecho (retirado do texto) de DISCURSO DIRETO:

  • A Ele citou exemplo bem-sucedido do município, onde o uso dos celulares já é proibido há mais de um ano nas 1.557 unidades escolares.
  • B “(...) A conexão do aluno tem que ser com os amigos, com os professores, com a escola, e não com o celular”.
  • C A nova lei determina que as escolas elaborem estratégias para tratar da saúde mental dos alunos.
  • D O deputado Rafael Brito (MDB-AL), coordenador da Frente Parlamentar da Educação, ressaltou que a nova legislação segue uma tendência mundial.