Questão 43 Comentada - Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO) - Analista Legislativo - Relações Públicas - FGV (2024)

Sobre as características da Comunicação de Massa, leia o texto a seguir.


A característica mais evidente das mídias de massa é que visam a atingir a muitos. Os públicos potenciais são vistos como grandes agregados de consumidores mais
ou menos _____, e a relação entre emissor e receptor é afetada de acordo com isso. Muitas vezes, o “emissor” é a própria organização ou um comunicador profissional a quem ela emprega. (...) A relação é inevitavelmente _____, unilateral e impessoal, e há uma distância social, bem como física, entre emissor e receptor. O primeiro geralmente tem mais autoridade, prestígio ou experiência do que o segundo. A relação não só é _____, mas muitas vezes é calculista ou manipulativa em sua intenção. É essencialmente amoral, com base em um serviço prometido ou solicitado, em alguns contratos não escritos, sem qualquer obrigação mútua.
A mensagem ou o conteúdo simbólico da comunicação de massa geralmente são “fabricados” de forma _____ e reutilizados e repetidos em formas _____.
(McQuail, Denis. 2013, p. 58, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A anônimos – unidirencional – assimétrica – padronizada – idênticas.
  • B amorfos – recíproca – educativa – individualizada – customizadas.
  • C exigentes – equilibrada – didática – customizada – inovadoras.
  • D diferenciados – multidirecional – construtiva – industrial, semelhantes.
  • E conscientes – coercitiva – impositiva – manual – sustentáveis.