Questões de Tecnologia da Informação e das Comunicações (Comunicação Social)

Limpar Busca

A inteligência artificial (IA) é uma das mais relevantes novas tecnologias de comunicação. A respeito da IA, julgue o item seguinte.


A sigla GPT, presente no nome da ferramenta de IA ChatGPT, significa “gerador de processamento de texto”, sendo o principal objetivo da referida ferramenta gerar respostas automáticas baseadas em padrões linguísticos.

  • Certo
  • Errado

A inteligência artificial (IA) é uma das mais relevantes novas tecnologias de comunicação. A respeito da IA, julgue o item seguinte.


Como os dados usados para treinar as inteligências artificiais provêm predominantemente de fontes confiáveis, os modelos generativos produzem informações majoritariamente precisas e imparciais.

  • Certo
  • Errado

A inteligência artificial (IA) é uma das mais relevantes novas tecnologias de comunicação. A respeito da IA, julgue o item seguinte.


A IA já estava integrada a diversas aplicações décadas atrás, a exemplo da leitura de cheques e correspondências, mas apenas recentemente ganhou notoriedade com a ascensão dos modelos generativos.

  • Certo
  • Errado

O uso de equipamentos de comunicação é fundamental para a atuação do guarda-vidas civil, permitindo a coordenação em resgates e a emissão de alertas. Sobre os equipamentos de comunicação utilizados nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(__) Dispositivos móveis, como smartphones, substituem integralmente os rádios VHF em operações de resgate.


(__) Os rádios VHF (Very High Frequency) são utilizados exclusivamente para comunicação entre guarda-vidas em terra.


(__) O uso de rádios portáteis VHF permite a comunicação eficiente entre guarda-vidas e equipes de emergência, como bombeiros e socorristas.


(__) Os rádios VHF são opcionais em locais com baixo fluxo de banhistas, devido à menor probabilidade de emergências.


A sequência está correta em:

  • A F, F, V, V.
  • B V, F, F, V.
  • C V, V, V, F.
  • D F, F, V, F.
  • E F, V, V, F.

No passado, os consumidores ouviam com atenção a transmissão de conteúdos pela mídia tradicional, inclusive a publicidade. Eles simplesmente não tinham escolha. A mídia social mudou isso. Agora, os consumidores têm à disposição um grande volume de conteúdo gerado por outros usuários, o qual eles consideram mais confiável e bem mais atraente do que aquele oferecido pela mídia tradicional.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Para atrair a atenção e o engajamento do público, as empresas investem cada vez mais no marketing de conteúdo em suas redes sociais. 
Caracteriza-se marketing de conteúdo quando há o uso de

  • A vídeos puramente publicitários em que o usuário se sente como se estivesse diante de um comercial tradicional televisivo.
  • B publicações com caráter mais jornalístico, com o intuito apenas de informar sobre as novidades da empresa.
  • C publicações com caráter apenas publicitário, em que a venda é o foco do negócio.
  • D estratégias de engajamento em que o texto é praticamente nulo, tendo como principal destaque a imagem.
  • E brand journalism, “jornalismo de marca”, atrelado ao brand publishing, “publicações de marca”, o que cria conexões mais profundas entre marcas e consumidores.