Questões de Tecnologia da Informação e das Comunicações (Comunicação Social)

Limpar Busca

Considere o trecho abaixo da matéria "Sair da 'bolha' para ouvir opiniões políticas diferentes pode acentuar polarização, sugere estudo", publicada pela BBC News
Pesquisadores das universidades de Duke, Brigham Young e Nova York, nos Estados Unidos, "mediram" mudanças no posicionamento ideológico de usuários do Twitter após a exposição a contas associadas a orientações oponentes − aos Democratas ou Republicanos, partidos majoritários no país e, em linhas gerais, mais associados à esquerda e à direita, respectivamente.
Após o teste, republicanos apresentaram tendência substancial a manifestar posições mais conservadoras − em uma escala de sete pontos, um aumento de pelo menos 0,12 pontos (no caso de internautas que responderam aos questionários com mais assiduidade, o valor chega a 0,6 pontos; portanto, considera-se um intervalo de 0,11 e 0,59).
Já entre os democratas, houve uma pequena acentuação em posições liberais, mas esta foi estatisticamente insignificante.
(Disponível em: https://www.bbc.com)
A sectarização política decorrente do isolamento do indivíduo em uma bolha digital de opiniões convergentes com a sua, gerando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo, é facilitada tecnologicamente por

  • A aumento de velocidade das conexões de internet gerando pletora de informações.
  • B baixo nível de instrução dos usuários, uma vez que o acesso é cada vez mais barato.
  • C algoritmos que selecionam o conteúdo a ser exibido por perfil e afinidades individuais.
  • D maior desejo de uso dos aparelhos e das redes digitais por pessoas engajadas politicamente.
  • E uso de linguagem jornalística em conteúdos claramente falsos, dando credibilidade à mentira.

Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:

  • A sociedade em rede.
  • B aldeia global.
  • C tecnologias da inteligência.
  • D impérios da comunicação.
  • E galáxia da internet.

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são

  • A o desenvolvedor de sistema operacional, as companhias de telecomunicações, o sistema financeiro e as redes varejistas.
  • B o fabricante do aparelho, o desenvolvedor de sistema operacional, o desenvolvedor de aplicativos e as companhias de telecomunicações.
  • C as companhias de telecomunicações, a indústria fonográfica, o cinema e os desenvolvedores de programas para streaming de conteúdo.
  • D o desenvolvedor de aplicativos, a indústria criativa, órgãos regulatórios de governo e consultorias de preservação de direitos autorais.
  • E a indústria de eletroeletrônicos, fundos de investimentos, emissores de títulos do tipo subprime e setor logístico.

Considere as afirmações a seguir:


I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.


Está correto o que se afirma em

  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II, apenas.

Considerando o uso de influencers no marketing digital e os efeitos do “boca-a-boca em massa”, em grande escala. Analise as afirmativas sobre as vantagens associadas à utilização desse tipo de profissional para as marcas:

I Veicular conteúdos de comunicação da marca, à audiência certa; Expandir o alcance da marca, antes limitado pelo uso de meios tradicionais.

II. Criar buzz numa campanha, de modo a aumentar e estimular a expectativa; Gerar credibilidade, o que funciona para ambos os lados, legitimando também o influencer.

III. Beneficiar da confiança entre clientes já estabelecida entre influencer e o seu público; Captar novos clientes através de recomendação.

IV. Fidelizar clientes com o reforço positivo por parte do influencer associado; Observar impacto positivo sobre as vendas, como resultado da ação.

V. Adicionar a utilização de influencers (mais um meio) à utilização de outros meios dentro de uma mesma campanha.

Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II, III e V, apenas
  • B I, III e IV, apenas
  • C II, IV e V, apenas
  • D I, II, IV e V, apenas
  • E I, II, III, IV e V