Questões de Jornalismo Digital (Jornalismo) Página 2

Limpar Busca

Sobre as estratégias para produção e divulgação de releases, assinale a alternativa que apresenta uma abordagem INCORRETA.

  • A Na adaptação de releases para podcasts, deve-se fornecer um roteiro com pontos-chave claros, dados traduzidos para oralidade e citações breves que favoreçam a narrativa sonora.
  • B Para releases destinados a vídeos, deve-se priorizar a integração de storytelling visual, dados apresentados por meio de motion graphics e depoimentos curtos, preservando o dinamismo.
  • C Na produção de releases para blogs especializados, deve-se investir em conteúdos tecnicamente aprofundados, com análises detalhadas, gráficos avançados e referências acadêmicas pertinentes ao nicho.
  • D Ao otimizar releases para redes sociais, é necessário priorizar elementos visuais impactantes, textos curtos e persuasivos, além do uso estratégico de hashtags e call-to-actions para estimular o engajamento.
  • E Na formatação de releases para veículos de imprensa tradicional, é necessário manter o padrão clássico com um lead extenso, priorizando citações longas de executivos e excluindo links externos para evitar dispersão.

A partir das alternativas abaixo, qual delas tem relação com realizar um trabalho em um conteúdo web para que ele fique melhor ranqueado nos resultados dos buscadores de Internet?

  • A Webby.
  • B E-Social Media.
  • C SEO.
  • D RGB.
  • E C-Search.

Em tempos de Comunicação Digital, a estratégia de acompanhar objetivos e metas a partir de um contato inicial feito com determinado público é conhecida como:

  • A Key message.
  • B Follow up.
  • C Group Media call.
  • D Social Media call.
  • E Soft News.

Para compreender os modelos de arquitetura da notícia no jornalismo digital, é essencial explorar como as informações são organizadas em estruturas específicas que atendem às características e possibilidades da web. Esses modelos aproveitam os recursos únicos do ambiente digital, como hipertextualidade e multimídia, oferecendo novas formas de apresentação e interação com o conteúdo. Enquanto a “pirâmide invertida” tradicional organiza as informações de forma linear, há modelos contemporâneos, como a “pirâmide deitada”, que trazem abordagens distintas para o ambiente digital. Com base nas particularidades e similaridades desses dois modelos de pirâmide, analise as afirmativas a seguir.

I. A “pirâmide deitada” possui estrutura organizada por níveis com foco na interação e contextualização.
II. A “pirâmide invertida” organiza as informações com base em relevância; a “pirâmide deitada” organiza com base em clickbait.
III. O formato de conteúdo da “pirâmide invertida” é predominantemente textual e direto.
IV. Na “pirâmide invertida”, o núcleo da notícia é uma prioridade; na “pirâmide deitada”, a maior prioridade é a interatividade.
V. As informações apresentadas em ordem decrescente de relevância é a principal característica da “pirâmide deitada”.
VI. Ambos os modelos podem ser adaptados para diferentes tipos de texto ou meios de comunicação.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I, III e VI.
  • B II, IV e V.
  • C II, V e VI.
  • D III, IV e VI.
  • E I, II, V e VI.

Segundo dados do relatório 2024 Global Digital publicado em parceria com a Meltwater e a We are Social revela uma riqueza de manchetes e tendências. Pode-se destacar o aumento do tempo que os usuários de mídias digitais passam online, no qual os brasileiros internautas gastam uma média de 9 horas e 13 minutos por dia usando a internet. Em paralelo, há um declínio da audiência de programas de televisão. Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, abre um novo campo para a prática do jornalismo especialmente elaborado para os canais digitais, com destaque para o jornalismo denominado:

  • A radiojornalismo, pelo crescente interesse em modelos de conteúdo chamado de podcast 
  • B jornalismo esportivo, dado o fato que os usuários preferem assistir aos jogos por meio digital e pela regulamentação das apostas online
  • C jornalismo de opinião, muito importante para combater a desinformação e as fakenews
  • D jornalismo móvel e hiperlocal, já que possibilita a pluralidade de produção de notícias e conteúdos em colaboração dos usuários
  • E jornalismo de gênero, representante das comunidades feministas e com pautas de combate a violência doméstica