Questões de Estratégias de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas)

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A empresa fictícia X produz smartphones e computadores pessoais. É uma empresa que atua em um ambiente dinâmico e adota estratégia de negócio prospectiva e ofensiva. 

Nesse contexto, a empresa X deve ter sua estratégia de RH orientada, entre outros aspectos, para:

  • A salário variável; decisões centralizadas sobre salários;
  • B treinamento no cargo; admissão com ênfase nas qualificações técnicas;
  • C classes amplas de cargos; admissão com ênfase na adaptação da pessoa à cultura organizacional;
  • D recrutamento interno; processo formal de socialização;
  • E planejamento detalhado do cargo; salário baseado em desempenho.

A administração de pessoas está presente nos ambientes laborais, sendo indispensável para que haja maior organização e melhoria no desempenho dos profissionais. Ela possui objetivos básicos que se classificam em:

  • A societário, científico, funcional e pessoal.
  • B societário, organizacional, funcional e pessoal.
  • C individual, estratégico, motivacional e inclusivo.
  • D individual, organizacional, científico e motivacional.
Julgue o item subsequente. 

No setor público brasileiro, as políticas de gestão de pessoas estão centralizadas e não permitem a utilização de modelos referenciais de dimensionamento da força de trabalho por diferentes órgãos e entidades, limitando a eficiência na gestão de recursos humanos.

  • Certo
  • Errado

Para ajudar na orientação profissional de três colegas, um funcionário utilizou a escala de interesses vocacionais de Holland e identificou que: (i) o colega A tem habilidade atlética e mecânica, prefere trabalhar com atividades práticas, mão na massa, máquinas, ferramentas, ou trabalhar ao ar livre; (ii) o colega B gosta de desafios intelectuais, de observar, aprender, analisar, avaliar ou resolver problemas abstratos, é metódico e curioso acerca do mundo físico; e (iii) o colega C prefere atividades através das quais pode influenciar pessoas, liderando ou gerindo, visando a atingir metas.

Com base nesse diagnóstico, o funcionário afirma que os três colegas — A, B e C — se assemelham, até certo ponto, a três tipos de personalidade, respectivamente:

  • A convencional, artístico e social
  • B realista, investigativo e empreendedor
  • C perfeccionista, prestativo e bem-sucedido
  • D observador, romântico e questionador
  • E confrontador, sonhador e preservacionista

Com a parceria consultiva da FGV Energia, a Transpetro consolidou um novo Plano Estratégico, no qual, além de iniciativas estratégicas voltadas diretamente aos negócios e aos clientes, formalizou a estratégia de transformação digital e inovação que perpassa toda a companhia. A empresa acredita que transformar digitalmente uma organização é pensar não só em termos operacionais, mas também promover uma cultura ágil no que tange à percepção sobre o que é valor para o mercado, estruturando a capacidade de antecipação e ação, em um mindset inovador.

Com base nessas constatações, é possível afirmar que uma cultura adaptativa é caracterizada

  • A pelo foco interno e pela orientação consistente para um ambiente estável, apoiando uma abordagem metódica de fazer negócios, seguindo políticas e práticas estabelecidas como meio de atingir as metas e obtendo sucesso devido ao alto grau de integração e eficiência.
  • B pela combinação de alto grau de risco no negócio com rápida velocidade de feedback, na qual se assumem altos riscos e se recebe um rápido feedback sobre suas ações, se possui uma; é orientação para o curto prazo com forte competição interna, gerando falta de cooperação entre os membros.
  • C por pressupostos de estabilidade e formalidade no processo informacional, na qual a documentação, as regras e os regulamentos são usados para a obtenção da estabilidade e continuidade da organização, que evita o risco e enfatiza prioritariamente os problemas operacionais.
  • D pela baixa sociabilidade e alta solidariedade, pelo foco na estratégia de vencer o mercado, por pessoas direcionadas por objetivos comuns, que, ao mesmo tempo são unidas por fortes laços sociais, alto grau de comprometimento nos resultados e na lealdade à organização.
  • E pela colocação do foco estratégico no ambiente externo através da flexibilidade e de mudanças para satisfazer as necessidades do cliente, encorajando valores de empreendedorismo, normas e crenças que sustentam a capacidade da organização em detectar, interpretar e traduzir sinais do ambiente em novos comportamentos reativos.