Questões de Comportamento de Pessoas nas Organizações (Gestão de Pessoas)

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O método de Avaliação de Desempenho caracterizado por envolver a participação ativa de todos os sujeitos que interagem com o avaliado, podendo incluir subordinados, superiores, equipe de trabalho, parceiros comerciais e o próprio indivíduo por meio da autoavaliação, é conhecido como

  • A Avaliação 360 graus.
  • B Escolha Forçada.
  • C Escalas Gráficas.
  • D Incidentes Críticos.

O conceito que define as pessoas como indolentes, preguiçosas, que evitam o trabalho ou trabalham minimamente e em troca de recompensas salariais ou materiais se refere à

  • A Teoria X, de Douglas McGregor.
  • B Teoria da Expectativa, de Victor Harold Vroom.
  • C Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herberg.
  • D Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham H. Maslow.

Assinale corretamente a assertiva que apresenta uma das práticas que exemplifica a aplicação de princípios éticos no trato com colegas de trabalho.

  • A Ser transparente e honesto na comunicação, mantendo a confidencialidade quando necessário.
  • B Divulgar informações confidenciais sobre um colega para ganhar vantagem profissional.
  • C Ignorar as necessidades e preocupações dos colegas de trabalho em prol do cumprimento de metas pessoais.
  • D Enganar intencionalmente os colegas de trabalho para alcançar metas.

Analise as seguintes atitudes e assinale aquela que representa uma violação ética no ambiente de trabalho.

  • A Respeitar a diversidade e promover um ambiente inclusivo para todos os colegas.
  • B Fazer intrigas sobre o colega de trabalho.
  • C Compartilhar informações úteis sobre um projeto com um colega de equipe interessado.
  • D Oferecer feedback construtivo e colaborativo durante avaliações de desempenho dos colegas.

O estudo do comportamento humano nas organizações analisa as interações, atitudes e ações dos indivíduos dentro do contexto organizacional.


Com relação ao comportamento humano nas organizações, analise as afirmativas a seguir.



I. Cada pessoa – em qualquer nível da organização - deve estar preparada para solucionar problemas sem necessidade de recorrer à hierarquia.


II. As pessoas devem coordenar seus esforços a fim de alcançar objetivos que, individualmente, jamais conseguiriam.


III. As pessoas ingressam em uma organização para satisfazer suas necessidades pessoais, por meio de sua participação nela. 



Está correto o que se afirma em 

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.