Questões de Gestão Participativa e Trabalho em Equipe (Gestão de Pessoas)

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Joana é líder de uma equipe composta por sete pessoas. Os membros da equipe são altamente capacitados e não há conflitos de relacionamento relevantes. No entanto, a equipe vem se mostrando pouco produtiva e o nível de satisfação dos membros está baixo. Joana acredita que a baixa eficácia da equipe se deva a fatores de contexto. 

Considerando que Joana esteja certa, são fatores de contexto que influenciam a eficácia da equipe, entre outros:

  • A clima de confiança; tamanho da equipe;
  • B alocação adequada de papéis; liderança e estrutura;
  • C recursos adequados; sistemas de avaliação de desempenho;
  • D diversidade dos membros; propósito comum;
  • E nível de folga social; metas de desempenho por equipe.

Coesão e normas são variáveis estruturais dos grupos. A coesão (o grau em que os membros são motivados a permanecerem unidos como grupo) está reconhecidamente relacionada à produtividade dos grupos, mas essa relação depende das normas de desempenho estabelecidas no grupo (níveis de excelência nos resultados, qualidade, cooperação, entre outras). 

Sobre a relação entre coesão e produtividade do grupo, mediada pelas normas de desempenho, é correto afirmar que:

  • A baixo grau de coesão sempre gera produtividade baixa, independentemente das normas de desempenho;
  • B se as normas de desempenho forem altas e a coesão for baixa, a produtividade será moderada;
  • C se as normas de desempenho forem altas e a coesão for baixa, a produtividade será baixa;
  • D se as normas de desempenho forem baixas e a coesão for alta, a produtividade será moderada;
  • E alto grau de coesão sempre gera produtividade alta, independentemente das normas de desempenho.

Acerca das funções administrativas, a organização em relação ao nível intermediário de sua atuação está relacionada à

  • A estrutura dos órgãos e equipes.
  • B liderança e motivação.
  • C alocação de recursos.
  • D gerência e recursos.
  • E política de pessoal.
Os grupos podem ser definidos em termos de percepção, motivação, organização, interdependências e interações. Por definição temos grupo com duas ou mais pessoas que interagem entre si de modo que cada pessoa influencie a outra e seja influenciada por ela. Em geral, os membros do grupo compartilham algumas características em comum, EXCETO:
  • A Não partilham normas comuns.
  • B Definem a si mesmos como membros.
  • C Sentem que sua filiação ao grupo é gratificante.
  • D Unem-se em qualquer confronto com outros grupos.

A respeito de desenvolvimento gerencial e grupos e equipes de trabalho, julgue o item subsequente.


Equipes de projetos são equipes temporárias criadas e designadas, dentro dos grupos de trabalho, para executar tarefas específicas ou solucionar problemas.

  • Certo
  • Errado