Questões de Treinamento e Desenvolvimento (Gestão de Pessoas)

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Por volta da metade do século XX, as teorias de aprendizagem passaram a ter um papel importante para as organizações na melhoria do desempenho e da produtividade dos trabalhadores, possibilitando o entendimento de como o trabalhador aprende em seu ambiente de trabalho. As pessoas aprendem e transferem novos aprendizados em diferentes contextos o tempo todo, de modo espontâneo ou em situações planejadas e estruturadas para essa finalidade. No contexto organizacional, a aprendizagem promovida por iniciativa da organização, que intencionalmente estrutura um contexto para que seus membros aprendam por meio de capacitações e treinamentos, é considerada uma aprendizagem

  • A indutiva.
  • B diretiva.
  • C formal.
  • D informal.
  • E ativa.

No que tange ao desenvolvimento e treinamento de pessoal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – Reciclagem e atualização profissional ocorre quando as competências do colaborador estão defasadas em relação às melhores práticas do mercado.
II – O modelo mais tradicional de método de treinamento é o que os profissionais vão a uma sala de aula ou laboratório para serem orientados por profissionais com conhecimento e experiência nas questões do programa de treinamentos.
III – Por meio do desenvolvimento, a gestão de pessoas oferece o suporte para a atenuação do potencial do colaborador.

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas o item II está correto.
  • C Apenas o item III está correto.
  • D Apenas os itens I e II estão corretos.
  • E Apenas os itens II e III estão corretos.

Um gerente, após mapear níveis de satisfação dos servidores, decide investir em uma campanha interna de ética e valores. Assinale a alternativa que contém a finalidade dessa ação:

  • A Flexibilizar as regras institucionais para não conflitar com visões pessoais, tratando a ética como algo subjetivo e variável.
  • B Promover a coerência entre práticas diárias e princípios institucionais, reforçando um clima de confiança.
  • C Eleger certos grupos como ‘mais alinhados’ aos valores, concedendo privilégios e ignorando a busca pela equidade.
  • D Excluir abordagens de conduta ética nos objetivos imediatos, priorizando exclusivamente resultados operacionais.

Acerca das ideias relativas a treinamento e desenvolvimento de pessoal, leia as afirmativas abaixo:

I. O levantamento de necessidades orienta a definição de conteúdos e metodologias, tornando o processo mais eficiente.
II. A avaliação de eficácia não inclui a satisfação dos participantes, pois é exclusivamente financeira.
III. A programação de cursos sem considerar a estratégia empresarial pode gerar desperdício de recursos.
IV. A mensuração de retorno sobre investimento (ROI) contribui para justificar iniciativas de desenvolvimento.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I, III e IV, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

A busca pelo desenvolvimento profissional contínuo do oficineiro é um fator-chave para a qualidade de suas intervenções. Identifique a ação que fortalece esse processo.

  • A Participar de formações, compartilhar experiências com outros profissionais, consultar produções acadêmicas e refletir sobre os resultados das oficinas para aprimorar práticas.
  • B Manter sempre a mesma metodologia, pois a repetição é garantia de sucesso.
  • C Evitar a troca de informações com colegas, pois isso pode resultar em competição e perda de identidade profissional.
  • D Descartar a participação em cursos ou eventos, investindo em estratégias pessoais de aprendizado.