Questões de Comportamento Organizacional em gestão de Pessoas (Gestão de Pessoas)

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Sobre a comunicação e o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, qual das atitudes a seguir NÃO contribui para um bom relacionamento interpessoal?

  • A Respeitar as diferenças individuais.
  • B Ser proativo e colaborar com os colegas.
  • C Omitir e transferir erros próprios para outros.
  • D Criar um ambiente de confiança mútua.
  • E Ser honesto e transparente nas relações.

Gerar feedbacks periódicos é de extrema importância para a gestão estratégica de pessoas, uma vez que possibilita melhorar o desempenho do trabalhador e alinhar suas ações com as estratégias organizacionais por meio da compreensão de como está o seu desempenho atual e dos progressos de melhoria a serem alcançados. Embora dar feedbacks possa parecer uma ação simples, ele tem um forte impacto sobre o trabalhador que o recebe, afetando a sua confiança e autoestima. Um bom feedback deve reconhecer o esforço e as conquistas, dando destaque aos pontos positivos, e incentivar o desenvolvimento do avaliado. Nesse sentido, a prática de feedback se apoia

  • A na psicologia positiva.
  • B na administração estratégica.
  • C nas ciências sociais.
  • D nas ciências humanas.
  • E na filosofia ética.

Dentre os diversos estilos de liderança existentes, destaca-se um que se caracteriza por uma abordagem flexível, perfeitamente ajustável às necessidades do contexto e ao nível de maturidade da equipe. Com base nas características fornecidas, é possível afirmar que a designação mais compatível com o estilo de liderança descrita acima é a:

  • A Liderança transacional.
  • B Liderança democrática.
  • C Liderança transformacional
  • D Liderança situacional.
  • E Liderança laissez-faire.

Leia o texto a seguir.


Os trabalhadores, quando não se sentem tratados de forma justa, dificilmente estarão dispostos para contribuir com a organização por meio de ideias e atitudes novas, criando um obstáculo à melhoria e à inovação. A valorização da participação de todos os trabalhadores, das diferentes funções e níveis hierárquicos, por meio do trabalho em equipe, do compartilhamento de informações, do estímulo à criatividade e à inovação e até mesmo na participação das decisões organizacionais trazem maior engajamento e motivação para os trabalhadores, ao mesmo tempo em que geram maior desenvolvimento e produtividade para a organização.


As ações retratadas no texto remetem ao modelo de gestão

  • A generativa.
  • B diretiva.
  • C participativa.
  • D meritocrática.
  • E autocrática.

Um vigia percebe que seu colega, durante o atendimento ao público, costuma falar de maneira rude e recusa conselhos. A equipe recebe reclamações frequentes e o ambiente está tenso. O que pode amenizar essa situação?

  • A Colocar o colega em posto isolado, sem contato algum, para evitar novos relatos de má conduta.
  • B Desconsiderar as queixas, pois cada profissional tem o próprio estilo de trabalho.
  • C Notificar o supervisor, propor um encontro para discutir o problema e mostrar a relevância do trato educado.
  • D Transferir as funções de atendimento para outras pessoas, preservando o colega apenas em rondas externas.