Questões de Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional (Pedagogia)

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A Educação Física é reconhecida como parte essencial do currículo escolar, pois contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos estudantes, considerando aspectos culturais e de cidadania. Nesse contexto, assinale a iniciativa pedagógica que potencializa a integração entre os conteúdos da Educação Física e as vivências socioculturais dos alunos.

  • A Enfatizar somente a aptidão física e o rendimento, desconsiderando valores sociais e culturais no conteúdo das aulas.
  • B Valorizar as manifestações corporais diversas, relacionando saberes da comunidade e práticas culturais, de forma a enriquecer o processo educativo.
  • C Restringir as propostas a conteúdos expositivos teóricos, afastando o contato direto dos alunos com diferentes expressões culturais ou atividades práticas que valorizem o protagonismo discente.
  • D Focar a competitividade extrema em todas as práticas, negligenciando propostas que incentivem a cooperação e a reflexão sobre a diversidade cultural.

A educação brasileira, desde a redemocratização, firmou como diretriz a construção de uma educação para a cidadania.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.
II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.
III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.

Faz parte de uma educação para a cidadania o que é indicado em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A educação brasileira, desde a redemocratização, firmou como diretriz a construção de uma educação para a cidadania.


Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.



I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.


II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.


III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.



Faz parte de uma educação para a cidadania o que é indicado em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A educação brasileira, desde a redemocratização, firmou como diretriz a construção de uma educação para a cidadania.


Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.


I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.


II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.


III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.


Faz parte de uma educação para a cidadania o que é indicado em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A educação brasileira, desde a redemocratização, firmou como diretriz a construção de uma educação para a cidadania.



Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.


I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.


II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.


III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.



Faz parte de uma educação para a cidadania o que é indicado em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.