Questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania (Pedagogia)

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O planejamento de aulas de Educação Física requer conhecimento dos objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. A escolha de conteúdos esportivos, ginásticos ou de lutas deve levar em conta a idade, o contexto social e o desenvolvimento dos alunos. Indique a prática metodológica que favorece o protagonismo discente.

  • A Determinar rigidamente o roteiro de atividades sendo contraindicado a abertura de espaço para adaptações.
  • B Abrir canais de diálogo com a turma, incorporando propostas sugeridas por eles e estimulando a construção coletiva do processo de ensino.
  • C Concentrar a aula em demonstrações técnicas do professor, inibindo a experimentação dos alunos por questões de segurança.
  • D Centralizar toda avaliação nos resultados competitivos, classificando os alunos em termos de rendimento esportivo.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Ensino Fundamental deve proporcionar aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades e atitudes. Sobre os objetivos mencionados nos PCN, é correto afirmar que:

  • A Os alunos devem ser estimulados a posicionar-se de maneira crítica e construtiva, utilizando o diálogo para resolver conflitos e tomar decisões coletivas, além de compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres.
  • B O objetivo principal do Ensino Fundamental é a formação de cidadãos com uma postura passiva, sem envolvimento nas questões sociais ou políticas.
  • C O ensino deve estimular os alunos a adotar atitudes de solidariedade e cooperação, além de repúdio às injustiças, respeitando os direitos e deveres, sem se preocupar com a pluralidade cultural.
  • D A formação de uma noção de identidade nacional e pessoal é essencial, destacando a importância do conhecimento das características sociais, materiais e culturais do Brasil, sem priorizar a valorização do patrimônio de outros povos.
  • E A formação no Ensino Fundamental deve priorizar a aprendizagem sobre as riquezas materiais do Brasil, sem considerar as questões sociais e culturais que compõem o país.

Um professor de Educação Física notou que grande parte dos alunos não participava das aulas de dança, alegando desinteresse ou vergonha. Ao propor novos ritmos, como danças urbanas contemporâneas, houve maior adesão e envolvimento. Avaliando a situação, identifique a melhor estratégia para consolidar esse resultado.

  • A Manter o mesmo repertório de danças eruditas, exigindo que os alunos superem suas limitações por obrigação.
  • B Inibir a livre expressão corporal, obrigando todos a repetir estritamente os passos determinados pelo professor, para padronizar o grupo.
  • C Reforçar as danças clássicas, restringindo as demais a demonstrações pontuais no fim do semestre.
  • D Incentivar o protagonismo juvenil na escolha de estilos musicais e coreografias, incluindo explicações sobre a origem cultural dos ritmos, promovendo respeito às diversas manifestações.

O desenvolvimento do pensamento crítico é um aspecto importante na formação do aluno para o exercício da cidadania. Maldonado e Silva (2016) compreendem que o ensino, na perspectiva crítica, busca democratizar o conhecimento historicamente acumulado para os alunos da escola pública, valoriza suas formas de expressão,

  • A luta para que esses jovens se comuniquem bem, dominem o saber escolar e se organizem como coletividade.
  • B tem como principal objetivo que esses jovens se movimentem bem, sem que, para isso, precisem aprender a se organizar como coletividade.
  • C objetiva seu desempenho atlético e os saberes escolares que levem esses jovens a terem pleno domínio sobre seu corpo.
  • D prioriza o desenvolvimento da consciência política e nega veementemente que o ensino da educação física desenvolva aspectos corporais.
  • E desenvolve a consciência corporal e evita que os jovens aprendam a se organizar como coletividade.

A função social da escola, ela é muito relativa e complexa, pois há várias formas de pensar a educação. Sobre a relação entre a escola e a cidadania, assinale a afirmativa correta.

  • A A escola deve apenas ensinar matérias acadêmicas, sem se preocupar com a formação cidadã dos alunos.
  • B A escola tem a função de garantir que os alunos adquiram habilidades possíveis para serem cidadãos ativos e participativos na sociedade.
  • C A formação cidadã dos alunos é responsabilidade exclusiva da família, e não da escola.
  • D A escola não tem responsabilidade na formação de cidadãos, sendo a sua função restrita ao ensino técnico e vocacional.