Questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania (Pedagogia)

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Para Saviani (1995), a escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitem o acesso ao saber elaborado (ciência) bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. Por isso, a respeito da função social da escola é corretor afirmar que:

  • A A principal função da escola é formar cidadãos críticos e bem-informados, em condições de compreender e atuar no mundo em que vivem.
  • B A cada ano que passa, a escola continua com os mesmos problemas que havia algum tempo atrás, devido a aplicação da pedagogia libertária.
  • C O planejamento da gestão administrativa é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo do aluno e êxito do trabalho do professor.
  • D Clareza no plano de trabalho do Projeto pedagógico-curricular que vá de encontro às reais necessidades da escola.
  • E A escola é uma instituição social sem objetivo específico, mas comprometida com as potencialidades cognitivas e afetivas dos alunos.

Conforme apontado pela Constituição Federal de 1988 e reafirmado pelos principais documentos normativos direcionados ao tema — Lei de Diretrizes e Bases e Base Nacional Comum Curricular, a educação básica é uma etapa fundamental para a formação das crianças e jovens, uma vez que visa prepará-los para o exercício da cidadania e para a atuação no mercado de trabalho. A respeito da Educação Básica, na LDB, em seu Art. 23, a educação básica poderá organizar-se em:

  • A Em séries semestrais, períodos anuais.
  • B Anos e séries com períodos mensais de organização.
  • C Ciclos, alternância regular de períodos de estudos.
  • D Grupos não-seriados, com base na idade, e nos itinerários formativos.
  • E Na competência e em outros critérios educacionais.
Sobre o Currículo Humanístico é INCORRETO afirmar:
  • A O currículo humanista tem como concepção teórica e metodológica a tendência histórico crítica e tem como objetivo principal a transformação social e a formação crítica do sujeito.
  • B Na ênfase humanista, segundo McNeil (2001b) a atenção do conteúdo disciplinar se desloca para o indivíduo.
  • C O aluno é visto como um ser individual, dotado de uma identidade pessoal que precisa ser descoberta, construída e ensinada; e o currículo tem a função de propiciar experiências gratificantes, de modo a desenvolver sua consciência para a libertação e auto-realização.
  • D A educação é um meio de liberação, cujos processos, conduzidos pelos próprios alunos, estão relacionados aos ideais de crescimento, integridade e autonomia.
  • E A auto-realização constitui o cerne do currículo humanístico. Para consegui-la, o educando deverá vivenciar situações que lhe possibilitem descobrir e realizar sua própria individualidade, agindo, experimentando, errando, avaliando, reordenando e expressando. Tais situações ajudam os educandos a integrar emoções, pensamentos e ações.

Julgue o item a seguir.


A Educação Infantil é parte integrante da Educação Básica e deve desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. 

  • Certo
  • Errado

De acordo com pesquisas (Costa, 2003; Fonseca, 2003; Marques, 2002), quando o projeto pedagógico da escola abre espaço para a participação familiar e reconhece os papéis diferenciados de ambas no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, têm-se demonstrado, particularmente, os benefícios da:

  • A boa gerência
  • B comunicação
  • C grade curricular eficiente
  • D integração família e escola