Questões de Currículo e Diversidade (Pedagogia)

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De acordo com o documento SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020, a implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo (estadual, municipal e privada) pressupõe um claro compromisso em garantir Educação Básica a segmentos da população paulista que, devido às distintas características socioculturais e/ou às diversas situações de vulnerabilidades, requerem atendimento educacional inclusivo para efetivar seu direito à educação.

Segundo o documento, para que tal objetivo seja alcançado, é preciso estabelecer

  • A conteúdos curriculares adaptados.
  • B a criação de escolas especializadas.
  • C a progressão automática.
  • D a terminalidade específica.
  • E a homogeneização das avaliações.

De acordo com Santos (2012), o currículo e o planejamento destinados ao aluno com deficiência intelectual devem, entre outros objetivos, proporcionar experiências em um ambiente que

  • A ofereça atividades diferenciadas aos estudantes que necessitam de suporte adaptado para os processos avaliativos.
  • B esteja organizado com materiais e diferentes recursos para a integração nas salas de aulas comuns.
  • C promova a participação plena em relação de igualdade com os demais estudantes da educação especial.
  • D possibilite atividades em salas de recursos multifuncionais para o apoio em alimentação, locomoção e higiene.
  • E estimule a curiosidade e desafie o aluno, a fim de gerar um repertório permanente de iniciativa e exploração ativa.

De acordo com o documento SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020, o Currículo Paulista, em observação à acentuada diversidade cultural e ao compromisso com a redução das desigualdades educacionais no Estado, leva em consideração as necessidades, as possibilidades e os interesses do estudante, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais, de modo a assegurar suas aprendizagens essenciais integralmente. Um dos pontos focais de sua elaboração consiste na

  • A diferença e no reconhecimento de que as necessidades dos estudantes são diferentes.
  • B premissa de que todos os estudantes possuem necessidades educacionais especiais.
  • C equidade e no reconhecimento de que as necessidades dos estudantes são diferentes.
  • D equidade e no reconhecimento de que todos os estudantes têm as mesmas necessidades.
  • E diferença e no reconhecimento de que todos os estudantes têm as mesmas necessidades.

Embora interligadas no que se refere à promoção do direito de aprendizagem, educação inclusiva e educação especial não são termos sinônimos, pois apresentam conceitos distintos. Estabelecida essa diferenciação, especifique a alternativa que caracteriza com precisão ambos os termos:

  • A A educação inclusiva refere-se exclusivamente à adaptação curricular em benefício das pessoas com deficiência, garantindo atendimento especializado; enquanto a educação especial abrange todos os alunos independentemente de suas necessidades educacionais, dificuldades de aprendizagem, traços culturais etc.
  • B A educação especial é uma modalidade de ensino voltada exclusivamente para alunos com deficiência, devendo ser ofertada apenas em escolas especializadas; enquanto a educação inclusiva busca a inserção de todos os alunos obrigatoriamente na rede regular de ensino.
  • C A educação especial deve substituir o ensino regular para alunos com deficiência, pois proporciona um ambiente mais adequado às suas necessidades; ao contrário da educação inclusiva, que prevê apenas integração para garantir a permanência desses alunos nas escolas comuns.
  • D A educação inclusiva visa à integração dos alunos com deficiência ao ambiente escolar, mas não requer mudanças estruturais ou pedagógicas; enquanto a educação especial exige reformas significativas no currículo escolar e nas práticas educacionais.
  • E A educação inclusiva promove com equidade a inserção de todos os alunos no ensino regular; enquanto a educação especial é uma modalidade de ensino complementar e transversal, que oferece AEE a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos estabelecem princípios que visam garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Em relação aos princípios orientadores que fundamentam a prática pedagógica no Ensino Fundamental, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(_)Valorização das diferenças culturais, étnico-raciais, religiosas, linguísticas, de gênero, de orientação sexual e de condições físicas ou cognitivas, garantindo igualdade de oportunidades.
(_)Organização do ensino de modo a priorizar o rendimento individual do estudante, baseando-se na mensuração objetiva de resultados acadêmicos.
(_)Promoção de experiências de aprendizagem significativas, articuladas ao cotidiano dos estudantes, favorecendo a reflexão crítica e a construção compartilhada do conhecimento.
(_)Padronização de estratégias metodológicas em todas as disciplinas contribuindo para assegurar a isonomia no processo de ensino-aprendizagem.
(_)Integração, em seus conteúdos, de temas contemporâneos relevantes que impactam a vida humana em níveis global, regional, local e individual.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A F – V – V – V – V.
  • B V – F – V – F – V.
  • C V – V – V – F – F.
  • D V – V – F – V – V.