Questões de Currículo e Diversidade (Pedagogia)

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Acerca do Currículo, marque a opção INCORRETA.

  • A O Currículo é um dos mediadores do Projeto Político-Pedagógico.
  • B O Currículo é uma sistematização do que é ensinar e aprender.
  • C O Currículo diz respeito, exclusivamente, aos conteúdos que devem ser ensinados.
  • D O Currículo diz respeito aos conteúdos escolares, as metodologias praticadas no ensino, as condutas e atitudes no exercício da atividade estudantil, entre outros aspectos.

Alguns pontos devem ser considerados a respeito da organização curricular, um destes pontos essenciais é o fato de que o currículo não é um instrumento neutro, sua elaboração passa, necessariamente, pelo campo da ideologia. Nesse sentido, é papel da escola:

  • A Acatar o currículo escolar elaborado, tendo em vista que este é uma prerrogativa normativa que deve ser aderida em todas as instituições de ensino.
  • B Desconstruir o currículo escolar, demonstrando aos alunos durante as aulas o sistema de dominação de classes que está oculto nos conteúdos escolares.
  • C Identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar, realizando uma análise critica e interpretativa de seu conteúdo.
  • D O currículo existe como um padrão ideal, não significa que deva ser seguido ou acatado, o professor tem autonomia de estabelecer sua própria forma de elaborar suas aulas como melhor lhe convir.
Quando o currículo escolar é organizado em disciplinas correlacionadas, diz-se:
  • A Estrutura horizontal.
  • B Estrutura vertical.
  • C Estrutura diagramada.
  • D Nenhuma das alternativas.

No que tange às adaptações curriculares é correto afirmar, EXCETO:

  • A constituem possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos.
  • B quando necessário, deverá ser realizado um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para atender às peculiaridades de todos os educandos.
  • C são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares.
  • D são providencias que devem ser implementadas para atender as necessidades educacionais de cada aluno, inclusive as necessidades educacionais especiais.
  • E são consideradas como estratégias e critérios de atuação do docente, contudo, inadmite decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos.

Em relação às adaptações curriculares, analisar a sentença abaixo:
As adaptações curriculares significativas tratam-se da possibilidade de modificarem objetivos, conteúdos em sua essência e em sua sequência de apresentação (1ª parte). As adaptações curriculares significativas são indicadas apenas para alunos com distúrbios de aprendizagem, sem nenhum outro comprometimento (2ª parte). As adaptações curriculares não significativas incluem modificações organizativas nos processos de avaliação do aluno: nos procedimentos de ensino-aprendizagem; na metodologia didática; nas atividades na sala de aula; e, excepcionalmente, modificação nos objetivos específicos de disciplinas (3ª parte). As adaptações curriculares não significativas são recomendadas apenas para alunos com necessidades especiais severas, principalmente porque não representam modificação substancial na programação escolar prevista para o grupo de alunos em geral (4ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta
  • B Correta somente em suas 1ª e 3ª partes
  • C Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 4ª partes.
  • E Totalmente incorreta.