Questões de Gerenciamento de Crise (Jornalismo)

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Considere a seguinte hipótese: Uma notícia negativa sobre a instituição foi veiculada pela mídia, criando um clima de insatisfação entre os stakeholders e os clientes. Analisando a situação, a Diretoria reconhece que houve um erro e cria um gabinete de crise para impedir que o prejuízo ao conceito da instituição seja ampliado.
Conforme orientação dos especialistas em media training, o responsável pelo contato com a imprensa deverá

  • A aguardar antes de tomar alguma providência para conhecer os argumentos e poder rebatê-los
  • B reconhecer o erro e realizar ações para demonstrar o desejo de esclarecer e corrigir o problema.
  • C publicar comunicado pago para evitar que os jornalistas o procurem para esclarecimentos.
  • D preferir as informações orais, sem gravação, para que possa corrigir o que for publicado negativamente.
  • E evitar atender os jornalistas individualmente. Deve organizar coletivas para ler comunicado oficial.

Considere a notícia a seguir:


Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014


SÃO PAULO − A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)


As denúncias

  • A geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. O gabinete de crise deve se esforçar para manter a crise neste patamar.
  • B configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes contribuem para mitigar a crise.
  • C não configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas não são responsáveis pela cadeia produtiva e as respostas dadas pelos representantes estão adequadas.
  • D configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes não mitigam essa crise.
  • E geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. As respostas dadas pelos representantes foram inadequadas, pois podem gerar nova crise de imagem.
Em uma festa estudantil no Campus Universitário da UFPA, à margem do rio Guamá, um jovem estudante, no final da festa, foi tomar banho no rio e morreu afogado. A forma mais adequada de gerenciar a comunicação, gerada por este fato, neste momento de crise será
  • A organizar todas as informações sobre o evento e passá-las para o reitor da universidade, para que ele possa responder às questões solicitadas pela mídia durante as entrevistas sobre o acontecimento e para que possa assumir as responsabilidades da organização junto aos atores envolvidos, como policiais e familiares do estudante.
  • B sistematizar as informações e conversar com os atores sociais envolvidos, colegas e pais do estudante, para que o caso não vaze para a mídia, provocando desconforto tanto para a família quanto para a universidade.
  • C providenciar as questões legais, como boletim de ocorrência, e dirigir as ações para que a comunicação sobre o evento seja assumida pela polícia local.
  • D evitar que o assunto chegue à administração superior, podendo, para tanto, gerenciar a crise junto aos colegas e parentes do estudante,bem como com ações legais junto às autoridades policiais.
Considere a seguinte situação hipotética: um grave acidente aconteceu no começo da tarde em uma escola pública, administrada pela prefeitura, onde você responde pela assessoria de imprensa. Na primeira meia hora, centenas de compartilhamentos já foram feitos em redes sociais, e alguns veículos de comunicação jornalística começam a questionar. Considerando o tipo de texto apropriado para uma primeira postagem nessas circunstâncias, assinale a alternativa correta.
  • A A Prefeitura vem a público informar que, por se tratar de uma instituição de ensino, restringirá as informações relacionadas ao incidente desta tarde aos familiares das vítimas, que já estão recebendo toda a assistência necessária. Cabe acrescentar que se trata de um caso isolado, sem precedentes em nossa história.
  • B A Prefeitura manifesta profunda tristeza e pesar com o ocorrido há pouco, em suas dependências, comunicando à sociedade que já iniciou as providências para sanar e remediar os infortúnios pelos quais as vítimas e seus familiares vêm passando. Adotaremos todas as precauções para que tais situações dramáticas jamais se repitam.
  • C A Prefeitura não pretende se pronunciar, por enquanto, sobre as mensagens difamatórias que circulam em redes sociais desde o começo da tarde envolvendo seu nome e suas dependências. Estamos cientes de que houve um incidente e, desde já, informamos que toda a assistência às vítimas será realizada da forma mais eficiente possível.
  • D A Prefeitura lamenta informar que um acidente deixou duas crianças feridas hoje, por volta das 13h30min, em um escorregador instalado em suas dependências. Ambas já receberam atendimento emergencial e estão no Hospital X. Demais informações estão sendo apuradas e serão apresentadas em breve, após serem comunicadas aos familiares.
Não há dúvidas de que a imagem é o patrimônio mais valioso de qualquer corporação e a responsável pela construção dessa imagem corporativa é a comunicação. Com base nessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A A comunicação interna é uma das estratégias de comunicação para a imagem corporativa e tem como objetivo gerar um comprometimento maior dos seus colaboradores, além de aumentar a produtividade e os índices de qualidade de qualquer empresa.
  • B A assessoria de imprensa é responsável pela divulgação e pelo relacionamento de uma corporação com a mídia e se trata de uma função legítima, uma vez que a difusão das ideias de uma empresa (seja levando ao conhecimento do público o trabalho desenvolvido ou o serviço oferecido, seja exercendo, quando necessário, sua defesa) é um direito inerente da democracia.
  • C Com sentido semelhante ao de imagem, identidade é um conceito utilizado na área da administração. No entanto o reconhecimento de uma determinada imagem empresarial não implica relação nem conflitos ou negociações estabelecidas entre a sua estrutura produtiva, os recursos humanos da organização e o cenário que os envolve.
  • D Uma das áreas estratégicas para o monitoramento da imagem corporativa é o atendimento eficiente, mas desde que seja compreendido simultaneamente como forma de pesquisa e como gestão de informação. Isso porque os dados coletados dos clientes, quando cruzados e analisados da maneira correta, dão informações importantes sobre o comportamento do consumidor e ajudam as empresas a enfrentar a concorrência.