Prova da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) - Pedagogo - FCC (2018) - Questões Comentadas

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Com base no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.


Chamado de tecnicismo esse pensamento está presente no pensamento pedagógico brasileiro e nas políticas públicas de educação no período entre

  • A 1920 e 1932.
  • B 1932 e 1969.
  • C 1549 e 1759.
  • D 1980 e 1991.
  • E 1969 e 1980.

O gráfico abaixo foi apresentado por Anísio Teixeira, em 1957. A base é representada pelo antigo ensino primário (1° ao 4° ano do ensino fundamental – primeiras quatro linhas), seguida dos antigos ensinos ginasial (6° ao 9° ano) e colegial (1° ao 3° ano do ensino médio) e, finalmente, o ensino superior.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


É correto afirmar que o gráfico mostra:

  • A o caráter seletivo da escola brasileira no início da segunda metade do século XX.
  • B o desinteresse da população em frequentar a escola, restrito ao primário na época.
  • C o formato de um obelisco que corresponde à democratização do ensino na época.
  • D que a escolarização superior, apesar de disponível, não era demanda da população.
  • E o número de crianças pequenas que frequentava a escola era maior do que o de adolescentes, jovens e adultos.

O trabalho como princípio educativo nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais é a base para a organização e desenvolvimento curricular, especialmente no Ensino Médio, e significa

  • A garantir o futuro da nação, uma vez que o desenvolvimento econômico depende de trabalhadores bem adaptados e preparados para cumprir metas de produtividade.
  • B possibilitar a adolescentes e jovens as bases para a escolha profissional futura sem profissionalizá-los precocemente, atendendo a diversidade de percursos adequados para atender as diferenças de gênero.
  • C antecipar a formação específica para o exercício de profissões socialmente reconhecidas e legalmente regulamentadas.
  • D concretizar a função social da escola garantindo as condições de uma formação generalista única, destinada a todos, e aquela que nos diferencia na estrutura ocupacional da sociedade moderna.
  • E dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isto, dela se apropria e pode transformá-la; o trabalho é ainda a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.

A obrigatoriedade de um Plano Nacional de Educação de duração decenal foi introduzida na Constituição Federal, em 2009, pela Emenda Constitucional 59, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação. No âmbito dessa legislação, o Sistema Nacional de Educação é

  • A um único sistema educacional que passa a operar no território nacional por meio da federalização dos sistemas estaduais e municipais.
  • B um sistema educacional central que define e comanda sistemas locais auxiliares a partir da determinação de objetivos, metas e resultados.
  • C o conjunto dos sistemas educacionais autônomos, com suas competências específicas que atuam em regime de colaboração.
  • D um modelo que centraliza as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação municipal e estadual.
  • E um conjunto de serviços e produtos, de materiais apostilados e assessorias que são adquiridos por licitação para serem utilizados nas escolas de todo país.

A interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Um dos motivos que justifica essa orientação é

  • A a etapa final da educação básica em que não é necessário criar dificuldades aos estudantes com os rigores disciplinares para evitar a evasão e a repetência.
  • B o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos que responde pelo desinteresse e até mesmo pela deserção em nossas escolas.
  • C a flexibilidade irrestrita de escolha dos conteúdos de ensino e a possibilidade de redução de atividades avaliativas por disciplina e área de conhecimento.
  • D o contexto de dificuldades das escolas em manterem no seu quadro de pessoal professores habilitados para todas as disciplinas do currículo.
  • E o modelo que garante uso da metodologia expositiva e o aprendizado das mesmas coisas para todos, ao mesmo tempo, e de modo eficaz.