Questões de Normas Constitucionais do Direito à Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Uma professora foi questionada pela família de um de seus alunos sobre a razão de determinadas datas comemorativas estarem previstas no calendário letivo. A fim de oferecer uma resposta qualificada, a professora consultou a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e informou-se da seguinte determinação, no parágrafo 2o do art. 215: “A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas .”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  • A que representam prioritariamente os valores da população nacional majoritária
  • B alinhadas ao princípio de globalização do patrimônio cultural brasileiro
  • C que não coincidam com manifestações restritas por censura ou licença
  • D a serem abordadas de forma transversal em todos os componentes curriculares da educação básica
  • E de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) descreve o histórico de publicações e documentos sobre os direitos das pessoas com deficiências. No período entre 1970 e os anos 1990, há um documento legal que faz menção à educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino e garante como dever do Estado a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

Esse documento legal refere-se

  • A à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971.
  • B ao Centro Nacional de Educação Especial – Cenesp de 1973.
  • C à Conferência Mundial de Educação para Todos, Jomtien – 1990.
  • D à Conferência Mundial de Necessidades Educativas Especiais de 1994.
  • E à Constituição Federal de 1988.

Durante uma reunião comunitária na Escola Municipal José de Alencar, pais, professores e alunos discutem sobre a importância da gestão democrática na instituição de ensino. Um dos pais levanta a questão sobre como a diversidade de ideias e concepções pedagógicas podem ser integradas ao cotidiano escolar, trazendo mais equidade e qualidade ao ensino.
À luz do Art. 206 da CF (88), quais princípios devem ser considerados para garantir que a escola atenda a essa diversidade e promova um ambiente de aprendizado saudável?

  • A A escola deve priorizar o ensino da maneira que seus professores julgam mais eficaz, sem a necessidade de considerar as opiniões ou ideias dos alunos e pais.
  • B O ensino deve ser exclusivamente privado, pois isso garante uma melhor qualidade de ensino e um controle mais rigoroso sobre as práticas pedagógicas.
  • C A formação dos profissionais da educação deve ser desvalorizada, permitindo que qualquer pessoa, independente da formação, possa ensinar, para que haja uma rápida ocupação das vagas nas escolas.
  • D A gestão deve se concentrar em criar um ambiente onde todos os alunos possam ter igualdade de condições para acesso e permanência, permitindo a livre expressão de ideias e garantindo a pluralidade nas abordagens pedagógicas.

A Emenda Constitucional nº 108, de 2020, trouxe importantes mudanças relativas ao financiamento da educação básica no Brasil. A partir dessa legislação, a gestão dos recursos destinados à educação deve seguir determinadas normas para garantir a manutenção e o desenvolvimento do ensino.
Analise as assertivas a seguir sobre a destinação e utilização dos recursos financeiros conforme previsto no § 1º do Art. 212-A da Constituição Federal.

I - A complementação da União aos fundos de educação será destinada exclusivamente ao pagamento de profissionais da educação, independentemente do cumprimento de capacitações e qualificações exigidas.
II - O cálculo do Valor Anual por Aluno Total (VAAT) deve incluir receitas vinculadas à educação, além dos recursos dos fundos já existentes.
III - É necessário que, dos recursos repassados, pelo menos 50% sejam direcionados à Educação Infantil, conforme os termos da lei.
IV - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são obrigados a destinar 30% dos recursos dos fundos à criação de matrículas em tempo integral na educação básica.

Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

  • A I - V; II - F; III - V; IV – F.
  • B I - F; II - V; III - F; IV – V.
  • C I - F; II - V; III - V; IV – F.
  • D I - F; II - F; III - V; IV – V.

O artigo 206, da Constituição Federal (CF) de 1988, estabelece como princípios que devem orientar o ensino no Brasil os que estão em todas as alternativas abaixo, EXCETO:

  • A Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • B Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • C Unicidade de ideias e concepções pedagógicas.
  • D Garantia de padrão de qualidade.