Prova da Prefeitura Municipal de Tunápolis - Professor - Ensino Fundamental - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

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Inspirada em Jean Piaget, Emilia Ferreiro desenvolveu um método de alfabetização e escrita, levando em consideração os modos pelos quais as crianças interagem com as práticas sociais e com as informações recebidas no contexto escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa que está de acordo com a teoria da autora:

  • A A alfabetização ocorre em consonância e ao mesmo tempo em paralelo ao desenvolvimento/maturação da criança, de modo que deve haver, antes de tudo, condições para seu desenvolvimento corporal.
  • B A alfabetização não ocorre pela repetição de palavras, mas o de desenvolver a capacidade de pensá-las com base nas palavras retirados do cotidiano dos alunos, geradoras, e a partir delas se formam outras.
  • C A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária.
  • D A alfabetização só ocorre quando a criança aprende não apenas a decodificar a palavra escrita, mas também seu som e sua imagem mental, são estas três associações que permitem o aprendizado.

A heterogeneidade característica presente em qualquer grupo humano passa a ser vista como fator imprescindível para as interações na sala de aula. Para atender à diversidade de conhecimentos dos alunos em sala de aula é importante que os docentes:

  • A Elaborem diferentes oportunidades de aprendizagem, por meio das quais o aluno possa refletir sobre os conhecimentos que compõe o objeto de ensino e o professor se revele como mediador de uma prática pedagógica diferenciada.
  • B Analisem todos os padrões similares de ritmos, comportamentos, experiências, trajetórias das crianças com o intuito de criarem uma maneira uníssona de ensino.
  • C Não considerem no seu planejamento, a variedade de conhecimentos que os alunos já possuem acerca da leitura e da escrita, uma vez que somente há espaço para as novas aprendizagens.
  • D Pensem em atividades que atendam às necessidades coletivas de cada aluno em detrimento de qualquer experiência particular, favorecendo a apropriação dos conhecimentos de maneira sistêmica.

A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe algumas importantes diretrizes, como:


( ) A adoção de práticas sociais de leitura e escrita, somada ao planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética como, por exemplo, o estudo das relações entre sons e letras;

( ) A importância de se adotar uma perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita;

( ) A adoção de um método de ensino feito de maneira individual com cada criança, por meio do qual a interação seja apenas uma complementaridade ao processo de ensino e aprendizagem;

( ) Um trabalho que centralize apenas o que é vivenciado na Educação Infantil, sem estabelecer qualquer ponte de continuidade para o Ensino Fundamental, uma vez que são períodos completamente distintos.


Considerando-se que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é:

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C F – F – V – F.
  • D F – V – F – V.

A consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. Segundo a BNCC, o desenvolvimento dessa capacidade durante a alfabetização ajuda a perceber a peculiaridade ou dificuldade que cada criança tem durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, para trabalhar a consciência fonológica da criança, é preciso:

  • A Que se utilizem apenas os chamados jogos fonológicos, como um jogo de trincas sem estabelecer qualquer ponte com a prática escrita.
  • B Privilegiar o lúdico em detrimento do pedagógico, uma vez que as crianças em fase de alfabetização só aprendem os sons por meio de brincadeiras.
  • C Focar apenas nas práticas sociais de leitura e escrita em que o texto é o único ponto a ser trabalhado com as crianças, uma vez que com ele o professor consegue definir seus conteúdos.
  • D Incentivar a conexão entre fonema e grafema, ou seja, que as crianças sejam capazes de compreender o que cada som representa.

Paulo Freire afirmava que a presença do professor não pode passar despercebida dos alunos na classe e na escola. Enquanto presença, o professor não pode ser omissão, mas um sujeito de ações. Portanto, o professor:

  • A É uma presença em si política.
  • B É uma presença em si neutra.
  • C É uma presença em si dúbia.
  • D É uma presença em si desafiadora.