Questões de Gestão Escolar (Pedagogia)

Limpar Busca

A organização dos documentos e registros escolares é importante para um bom gerenciamento escolar, dos alunos e de quem atua na instituição. Existe, inclusive, um método 5S muito aplicado às instituições que visam promover o aumento da organização e, portanto, da eficiência. Identifique abaixo um dos conceitos que NÃO se integram ao proposto para a organização dos ambientes.

  • A Normalização.
  • B Limpeza.
  • C Despadronização.
  • D Disciplina.

Com base na concepção sociocrítica de gestão escolar descrita por Libâneo (2007), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A gestão escolar sociocrítica considera o caráter intencional das ações e as interações sociais, promovendo formas democráticas de tomada de decisões.
  • B O princípio da gestão democrática inclui a participação ativa de professores, pais e comunidade escolar para garantir qualidade na educação para todos os alunos.
  • C A gestão escolar deve articular as diretrizes e políticas educacionais públicas com os projetos pedagógicos das escolas, visando a implementação eficaz das políticas.
  • D O gestor escolar, na dimensão política, exerce o princípio da autonomia, estabelecendo vínculos estreitos com a comunidade educativa e organizações externas.
  • E A gestão escolar sociocrítica foca exclusivamente nos aspectos técnico-administrativos, sem considerar o envolvimento coletivo na tomada de decisões.

No âmbito da gestão democrática, os colegiados escolares são instâncias fundamentais para a construção coletiva das decisões educacionais porque:

  • A consolidam o espaço da direção como liderança técnica e administrativa, garantindo a fluidez dos processos decisórios na unidade escolar.
  • B regulam as relações entre os segmentos da comunidade escolar, assegurando o cumprimento das normativas definidas pelos sistemas de ensino.
  • C ampliam a participação efetiva da comunidade na definição de prioridades pedagógicas e administrativas, promovendo o diálogo e a corresponsabilidade.
  • D favorecem a representatividade de cada setor escolar nos registros institucionais, assegurando maior controle sobre os indicadores de desempenho.

Considerando os benefícios da rotina escolar, é correto afirmar que:

  • A A rotina escolar tem como único benefício a redução do desconforto, pois ela prepara os alunos para lidar com tarefas impostas sem possibilidades de escolha.
  • B A colaboração entre os alunos é estimulada pela rotina escolar, uma vez que ela facilita o convívio em grupo e contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para a vida adulta.
  • C A rotina escolar deve ser estruturada de maneira que cada atividade seja realizada no momento que o aluno mais deseja, garantindo que ele só realize tarefas que considera agradáveis.
  • D A rotina escolar impede que as crianças e adolescentes explorem seus próprios interesses, pois exige que sigam um cronograma rígido sem espaço para atividades recreativas.
  • E Estabelecer horários fixos para as tarefas escolares em casa não contribui para a rotina escolar, já que cada aluno deve decidir o melhor momento para se dedicar aos estudos.

A equipe da escola agenda uma atividade especial para um dia específico e o auxiliar se compromete a ajudar na organização prévia do espaço. No dia marcado, ele percebe que as condições de trânsito no caminho até a escola o impedirão de chegar a tempo.

Assinale a opção que indica, corretamente, a ação mais adequada nesse caso.

  • A Desistir da ida à escola, já que não será capaz de chegar em tempo hábil.
  • B Tentar chegar o mais rápido possível, mesmo já tendo por certo o longo atraso.
  • C Chegar apenas quando for possível, posto que sua função seria apenas colaborativa.
  • D Contar com a compreensão da equipe, já que o trânsito foi um fato fora de seu controle.
  • E Informar o mais cedo possível sobre o atraso, certificando-se de que a atividade será realizada.