Prova da Prefeitura Municipal de Fortaleza - Professor - Língua Portuguesa - IMPARH (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A Didática, vista como ramificação da Pedagogia, tem como principal objeto de estudo o ensino. Assim, abrange a problematização, o entendimento e a sistematização de temáticas relacionadas à docência. Acerca dos conhecimentos de Didática, assinale, nas afirmativas que se seguem, SIM para as VERDADEIRAS e NÃO para as FALSAS.
( ) Até o final do século XIX, a Didática encontrou seus fundamentos quase que exclusivamente na Filosofia. ( ) A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar. ( ) O filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau é considerado o pai da Didática com a sua obra Didática Magna - a arte de ensinar tudo a todos. ( ) Para a Pedagogia Tradicional, a didática está centrada no intelecto, na essência, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos. ( ) Uma das características da Didática crítica é a adoção da neutralidade como pressuposto do fazer docente, com a defesa da competência do professor ser sinônimo de uma qualificação meramente técnica. ( ) A Didática, ao se pretender ciência da educação, pode prescrever as receitas universais para o professor ensinar, e, consequentemente, para o aluno aprender.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A NÃO, NÃO, SIM, NÃO, SIM, NÃO.
  • B SIM, NÃO, NÃO, SIM, SIM, SIM.
  • C SIM, SIM, NÃO, SIM, SIM, NÃO.
  • D SIM, SIM, NÃO, SIM, NÃO, NÃO.

A pedagogia de projetos é uma metodologia de ensino que utiliza a experiência, permitindo que o aluno aprenda fazendo, reconheça sua própria autoria naquilo que constrói pela investigação, contextualize conceitos já conhecidos e descubra outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Assim sendo, é CORRETO afirmar, em relação à citada pedagogia.
I. Incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. II. Trata os conteúdos disciplinares como essencialmente teóricos e abstratos, sendo assim, um fim em si mesmos. III. Tem como características a intencionalidade e a flexibilidade. IV. Deve ser vista como uma atividade funcional, regular, metódica, que trabalha com objetivos e conteúdos prefixados, predeterminados.
Qual a opção correta?

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • C As afirmativas I e III são verdadeiras.
  • D As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

Preencha as lacunas:
Ensinar é uma atividade __________, mediada pelo entendimento __________ entre o professor, os __________ e o __________, tendo, assim, um caráter __________, intencional e __________.
Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?

  • A interativa, discursivo, alunos, conhecimento, explícito, organizado.
  • B espontânea, pessoal, conteúdos, currículo, biológico, dirigido.
  • C instrucional, profundo, recursos, programa, normativo, rígido.
  • D humana, factual, pais, educando, classificatório, imediato.

Os saberes profissionais dos professores trazem consigo as marcas de um movimento dialético entre a atividade objetiva e sua própria humanidade. Sobre os saberes que determinam a formação do educador, é correto afirmar.

  • A Os saberes disciplinares ou específicos são produzidos pelo próprio docente.
  • B Os saberes docentes se dividem em: disciplinares, da formação profissional, curriculares e da experiência.
  • C O professor é um sujeito que não produz saberes, ele mobiliza os saberes de seus educandos.
  • D Os saberes curriculares são oriundos da prática docente e amadurecidos pelos próprios contextos que envolvem a docência.

O jogo tem um papel importante na vida da criança. O jogo está estritamente relacionado com o processo evolutivo do pensamento, “jogar é pensar” (PIAGET, 1975). Em relação à utilização de jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem, é CORRETO afirmar.

  • A O jogo, por ser lúdico, permite o desenvolvimento social e não a aprendizagem de conceitos.
  • B Na atividade de jogo, o professor pode estimular a inteligência, assim como tornar mais rica a própria linguagem do aluno.
  • C O jogo emerge da estrutura cognitiva sem contribuir para sua construção.
  • D Os jogos substituem os trabalhos de sala de aula, assim, devem se transformar em tarefas obrigatórias.