Questões de Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor (Pedagogia)

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Piorski (2016) observa, referindo-se aos brinquedos construídos pela própria criança, que inicialmente “inexiste interesse maior da criança pela aparência do brinquedo, mesmo aqueles de matéria mole que permitem facilidade na construção”.



Para o autor, isso se dá porque

  • A a construção do brinquedo, para a criança, tem função exclusivamente motora, sendo o processo de manipulação dos materiais mais relevante do que a dimensão imaginativa.
  • B o interesse da criança pelo brinquedo está diretamente ligado ao material utilizado, de modo que brinquedos de matéria mole são menos valorizados visualmente.
  • C a criança tem um interesse maior pela substância e menor pelo resultado, uma satisfação com a narrativa própria da imaginação.
  • D a criança sofre com a incapacidade de adiar o prazer, optando por uma versão apressada do objeto e ignorando a sua forma, quando seu trabalho não é mediado pelo adulto.
  • E a criança ainda não desenvolveu seus parâmetros estéticos suficientemente e, portanto, tem capacidade limitada de avaliação das aparências dos objetos.

Sobre a relação entre o desenvolvimento da criança e as brincadeiras, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.

  • A As brincadeiras ajudam as crianças na aprendizagem das diversas linguagens, possibilitam a ampliação de narrativas, do discurso oral e da comunicação.
  • B Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois desse modo desenvolve as capacidades de imitação, atenção, memória, imaginação, socialização e integração.
  • C As brincadeiras possibilitam que as crianças conheçam o seu próprio corpo, seus limites e suas possibilidades.
  • D As brincadeiras permitem generalizações e tomadas de consciência.
  • E No âmbito educacional, as escolas não precisam disponibilizar espaços e tempos para a ludicidade, uma vez que não é preciso propiciar uma experiência de continuidade no Ensino Fundamental em relação à Educação Infantil.

Desde os estudos de Froebel, no século XVIII, o pensar a educação de crianças remete ao pensar sobre a importância do brinquedo e da brincadeira como recursos lúdicos que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem. Analise as proposições a seguir:

I- Os jogos são ferramentas poderosas no processo de alfabetização, pois permitem que as crianças explorem e experimentem o conteúdo de maneira prática e divertida.
II- Além dos benefícios cognitivos, a ludicidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional e social das crianças.
III- O potencial da abordagem lúdica limita-se aos primeiros anos de escolarização.
IV- A abordagem lúdica requer um planejamento cuidadoso para se constituir relevante e necessária.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II e III.
  • B I, II e IV.
  • C I.
  • D IV.
  • E I e II.

A importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente como um aspecto do direito:

  • A à liberdade
  • B à inviolabilidade da integridade física
  • C à preservação da imagem
  • D ao não tratamento vexatório
  • E à preservação das crenças

Leia a situação hipotética abaixo.


Em uma turma de crianças de cinco anos, o educador propôs uma brincadeira em que os alunos deveriam montar estruturas com blocos de diferentes tamanhos e cores. Cada criança foi incentivada a colaborar com os colegas para formar uma estrutura maior e depois a descrever sua construção, explicando o motivo de sua escolha. Nesse contexto, podemos afirmar que, essa atividade promove o desenvolvimento:


I. da memorização de padrões predefinidos de montagem, priorizando a reprodução de modelos.


II. motor, ao estimular a coordenação motora fina no manuseio dos blocos.


III. social e afetivo, trabalho em equipe e a valorização de diferentes ideias.


IV. de habilidades como resolução de problemas, a classificação e a organização de elementos.


V. de conceitos matemáticos avançados como a montagem e as abstrações geométricas.


Está CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, III e V apenas.