Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Rio Grande do Sul (IF Sul Rio-Grandense) - Administrador - IF Sul Rio-Grandense (2019) - Questões Comentadas

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Para Caravantes (2005) o senso comum considera burocracia como excesso de formalismo e de papelório, sendo que esta ideia advém da ocorrência de consequências imprevista do modelo burocrático ideal defendido por Weber. Essa abordagem clássica descrita por Weber apresenta como características administrativas:

  • A Treinamento em regras e rotinas, uma melhor maneira de fazer e motivação financeira.
  • B Definição das funções da administração, divisão do trabalho, hierarquia e autoridade; equidade.
  • C Regras, impessoalidade, divisão do trabalho, hierarquia, estrutura de autoridade e racionalidade.
  • D Regras, pessoalidade, divisão do trabalho, hierarquia, autoridade e equidade.

Elton Mayo ficou conhecido através da experiência de Hawthorne, associada à Teoria das Relações Humanas.

A respeito dos estudos de Hawthorne é INCORRETO afirmar que

  • A os grupos informais internos à organização exercem fortes controles sociais sobre os hábitos de trabalho e atitudes dos trabalhadores.
  • B a necessidade de reconhecimento, segurança e senso de pertencimento é mais importante na determinação da moral do trabalhador e de sua produtividade do que as condições físicas que lhe são oferecidas.
  • C a colaboração nos grupos não ocorre acidentalmente; ela precisa ser planejada e desenvolvida.
  • D a especialização funcional cria, necessariamente, a organização mais eficiente.

A abordagem proposta pela Teoria Geral dos Sistemas interpreta a organização como um sistema aberto, funcionando em um ambiente turbulento, influenciando-o e sendo por ele influenciada, recebendo inputs externos, processando-os por meio das funções de planejamento, organização, liderança e controle e, tendo como output,

  • A monitoramento das atividades e correções.
  • B desempenho organizacional eficiente, eficaz e efetivo.
  • C influência para motivar os colaboradores.
  • D designação de responsabilidades para realização de tarefas.

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos. O processo de planejamento deste orçamento envolve várias etapas, incluindo a aprovação da Lei do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).


A LOA está estruturada em:

  • A Orçamento Corrente, Orçamento da Seguridade Social e Orçamento de Capital.
  • B Orçamento de Expansão e Reestruturação da Rede Federal, Orçamento de Funcionamento das Instituições Federais e Orçamento de Assistência Social.
  • C Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social e Orçamento de Investimento das estatais.
  • D Orçamento Federal, Orçamento Estatual e Orçamento Municipal.

De acordo com Santos (2006), a utilização efetiva dos recursos orçamentários caracteriza a despesa realizada. Suas aplicações correspondem à fixada no orçamento e autorizada para dispendê-las.

No modelo orçamentário, os critérios de classificação da despesa pública são:

  • A institucional, funcional - programática , econômica e por elementos
  • B categoria econômica, subcategoria econômica, elemento e subelemento.
  • C despesa corrente, despesa de pessoal e encargos, despesa de capital e investimento.
  • D função programa e subprograma.