Questões de Teoria de Sistemas (Administração Geral)

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Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.


Uma organização que dependa de interação com o ambiente para se manter em funcionamento se caracteriza como um sistema fechado.

  • Certo
  • Errado

Quando se abordam sistemas administrativos, está-se referindo a um conjunto de partes interdependentes que trabalham em conjunto, buscando atingir um objetivo comum. Os sistemas administrativos são mais comumente classificados nos tipos:

  • A Simples ou complexos.
  • B Primários ou secundários.
  • C Públicos ou privados.
  • D Abertos ou fechados.
  • E Administrativos ou financeiros.

As organizações dependem de outros parceiros para obter sucesso. Nenhuma organização vive sozinha. Em seu funcionamento interno, os setores são interdependentes e um depende do trabalho do outro para que os processos e procedimentos funcionem a contento. Este conceito faz parte da:

  • A Teoria clássica.
  • B Teoria contingencial.
  • C Teoria estruturalista.
  • D Teoria dos sistemas.
  • E Teoria das relações humanas.

Sobre as organizações como sistema abertos podemos definir que:

  • A apresenta a interação da organização com o ambiente externo.
  • B a organização não é um sistema social com partes independentes.
  • C não pode ser alcançada partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras.
  • D as constantes mudanças são previsíveis quanto mais complexas as organizações.
  • E são afetadas por mudanças em suas variáveis internas.

A visão da organização como um sistema aberto deriva da Teoria de Sistemas, importante marco no pensamento administrativo. Nessa abordagem, a organização é vista como um sistema composto por subsistemas interdependentes, em contínua interação com o ambiente. Na abordagem dos sistemas abertos, também o indivíduo é visto como um sistema aberto, em interação com os demais e com o ambiente que o cerca. O indivíduo executa um determinado papel, administrando suas expectativas quanto aos papéis dos demais indivíduos e ajustando-se aos novos papéis que lhe são atribuídos.
Esse conceito de ser humano é conhecido, em Administração, como homem:

  • A funcional;
  • B administrativo;
  • C social;
  • D organizacional;
  • E racional-intuitivo.