Questões de Concursos da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC)

Limpar Busca

No procedimento de dicotomização entre pedagógico e administrativo costuma-se às vezes afirmar que o administrativo atrapalha a realização do pedagógico, numa clara confusão do administrativo com o burocrático, no sentido negativo do termo, ou seja, de práticas que se tornam fins em si mesmas, desarticuladas dos objetivos para os quais foram concebidas. (Cf. Sánchez Vázquez, 1977in Vitor Paro). Considerando a atuação político-pedagógica da gestão escolar todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A Uma abordagem administrativa da situação de ensino é a percepção da necessidade de articulação coerente entre meios e fins, o que deve levar à constatação de que só é possível uma formação para a democracia se os meios de realizá-la, ou seja, a relação educador-educando não contradiga esse fim, realizando-se, portanto, de forma democrática.
  • B O administrativo, entendido como mediação, é precisamente a negação do burocrático, pois possibilita o alcance do fim, isto é, no caso da escola, a realização efetiva do pedagógico.
  • C Constituem objeto da ação administrativa exclusivamente as atividades ligadas à direção escolar, aos serviços da secretaria e outras atividades de manutenção da unidade e de oferecimento de condições para a realização dos objetivos.
  • D Se a situação de ensino se beneficia de uma visão administrativa, o administrativo beneficia-se também de uma abordagem pedagógica, o que significa não haver motivo para não se utilizar o caráter intrinsecamente democrático da educação nas demais instâncias administrativas da escola.

“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:

  • A Plano Estadual de Educação.
  • B Plano Nacional de Educação.
  • C Projeto Político Pedagógico.
  • D Resolução do Conselho Estadual de Educação.

Marque la ÚNICA alternativa en la que “artilugio” (línea 95), “esguinces” (línea 110) y “chiringuito” (línea 121) pueden ser sustituidos, respectivamente, sin alteración del sentido contextual.

  • A reloj – bronceado – quiosco de bebidas al aire libre
  • B móvil – luxación – taberna
  • C herramienta – chorros de agua – bañador
  • D artefacto – torceduras – quiosco de bebidas al aire libre
  • E máquina – dislocaciones – bañadores

En la oración: “El avión uno lo toma la primera vez y es como tener el primer hijo” (líneas 72-73), el número ordinal “primero” pierde la vocal “o” delante de un sustantivo masculino. Esto también sucede con

  • A segundo.
  • B tercero.
  • C cuarto.
  • D octavo.
  • E noveno.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina – Estudos Temáticos (2005, p.31): “A intermediação e a integração das práticas às atividades de linguagem dão-se pelos enunciados, a que chamamos de gêneros discursivos, que fornecem suporte às situações de comunicação”

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 31.


Em relação às capacidades de linguagem implicadas e os respectivos gêneros de linguagem, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( 1 ) Instruções e prescrições

( 2 ) Transmissão e construção de saberes

( 3 ) Documentação e memorização de ações

( 4 ) Discussão de problemas sociais controversos

( 5 ) Cultura literária ficcional


( ) Conto maravilhoso, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção científica.

( ) Relato de experiência, relato de viagem, notícia, reportagem.

( ) Texto de opinião, diálogo argumentativo, carta do leitor, carta de reclamação.

( ) Seminário, entrevistas, tomada de notas, relato de experiência científica.

( ) Receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, instruções em geral.

  • A 4 - 1 - 5 - 2 - 3
  • B 3 - 5 - 4 - 1 - 2
  • C 2 - 3 - 1 - 4 - 5
  • D 5 - 3 - 4 - 2 - 1