Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Pedagogia)

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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), analise as assertivas abaixo:
I. A educação das relações étnico-raciais é uma responsabilidade exclusiva da escola, que deve ensinar aos alunos negros sobre história e cultura negra.
II. Combater o racismo e as desigualdades sociais e raciais requer uma colaboração conjunta entre a escola e a sociedade, com a escola desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária.
III. Para que as escolas cumpram eficazmente seu papel de educação das relações étnico-raciais, elas devem superar mentalidades racistas e discriminadoras e promover conhecimentos e posturas que favoreçam a inclusão e a igualdade.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

A autonomia dos estabelecimentos de ensino na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais caracteriza-se por:

  • A Favorecer a colaboração entre escolas, comunidades, estudiosos e movimentos sociais, respeitando a realidade local.
  • B Permitir que os professores, de forma independente e sem necessidade de consulta à coordenação pedagógica ou à comunidade escolar, desenvolvam conteúdos relacionados às relações étnico-raciais, desde que respeitem a legislação vigente.
  • C Priorizar a construção de projetos pedagógicos exclusivamente embasados em referências acadêmicas e científicas, minimizando a participação de movimentos sociais ou de comunidades locais para evitar conflitos ideológicos.
  • D Estabelecer diretrizes que promovam a uniformização dos currículos escolares relacionados às relações étnico-raciais, limitando a adaptação às especificidades socioculturais de cada região.
  • E Determinar que a inclusão de temas de história e cultura afro-brasileira e africana seja mediada por políticas educacionais centralizadas, garantindo sua aplicação uniforme em todas as escolas do país.

Segundo o Parecer CNE/CP nº 3/2004, as políticas de reparações voltadas para a educação dos negros devem oferecer garantias a essa população de condições para alcançar todos os requisitos para:

I. A conclusão de cada um dos níveis de ensino. II. Atuar como cidadãos responsáveis e participantes. III. Desempenharem com qualificação uma profissão.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em todos os itens.

Segundo o Parecer CNE/CP nº 3/2004, as políticas de reparações voltadas para a educação dos negros devem oferecer garantias a essa população de condições para alcançar todos os requisitos para:

I. A conclusão de cada um dos níveis de ensino. II. Atuar como cidadãos responsáveis e participantes. III. Desempenharem com qualificação uma profissão.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em todos os itens.

Segundo o Parecer CNE/CP nº 3/2004, as políticas de reparações voltadas para a educação dos negros devem oferecer garantias a essa população de condições para alcançar todos os requisitos para:

I. A conclusão de cada um dos níveis de ensino. II. Atuar como cidadãos responsáveis e participantes. III. Desempenharem com qualificação uma profissão.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em todos os itens.