Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com as Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, analise as assertivas abaixo a respeito da oralidade e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É o plano de transmissão dos saberes em várias sociedades, aparentemente posto em segundo plano na modernidade.

( ) Considera-se que a oralidade é o meio de transmissão de conhecimento de grupos e coletividades tradicionais, em particular aquelas que registram seus fenômenos através da escrita.

( ) A expressão oral pode ocorrer vinculada a expressões visuais e corporais, artísticas e musicais, exceto expressões escritas.

( ) A palavra, a fala, são primordiais na expressão oral como portadoras do conhecimento do grupo social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C F – F – V – F.
  • D F – V – F – V.
  • E V – F – F – F.

“Ailton Krenak foi eleito para a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (5). O filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista da causa dos povos originários é o primeiro indígena a se juntar à instituição. Membro da Academia Mineira de Letras desde março, ele entra para a vaga deixada por José Murilo de Carvalho, que morreu em agosto. Krenak recebeu 23 votos. Mary Lucy Murray Del Priore teve 12, e Daniel Munduruku, 4.
Autor de diversos livros como "Ideias para adiar o fim do mundo", "A vida não é útil" e "O Amanhã não está à venda", teve obras traduzidas para mais de treze países. Atualmente vive na Reserva Indígena Krenak, em Resplendor (MG). Krenak também é autor de 'Futuro Ancestral', na qual fala que reservar os rios é uma atitude de preservar o futuro. Os rios já estavam aqui antes da gente chegar, então, é por isso que essa visão da natureza, do homem junto da natureza, que estamos reforçando através de um grande escritor e de um grande intelectual indígena."

Disponível em: <https://g1.globo.com/poparte/noticia/2023/10/05/ailton-krenak-e-1o-indigena-eleito-paraa-academia-brasileira-de-letras.ghtml>.


Fundamentados no Art. 26-A da Lei 9.394/96, nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório: 

  • A O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
  • B As contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.
  • C O ensino das matrizes indígena, africana e europeia.
  • D A exibição de filmes de produção nacional. 
  • E História e cultura afro-brasileira.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Livros do Armandinho. Internet:<tirasbeck.blogspot.com.br> . 

A partir do contexto da tira de Armandinho, acima apresentada, julgue os itens seguintes.

I A sociedade brasileira é fortemente marcada pelo racismo estrutural, que também atinge as crianças e os adolescentes negros do país.
II A educação antirracista visa proteger as crianças e os adolescentes do racismo, ao assegurar que todos tenham garantido seu direito ao desenvolvimento integral.
III O desenvolvimento infantil constitui-se de aspectos como as situações de vulnerabilidade, as relações e os contextos sociais de vida das crianças.

Assinale a opção correta. 

  • A Apenas o item II está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Considerando as "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana", é correto afirmar que a abordagem proposta por esta Diretrizes, considerando o que nela se encontra e o que está ausente, é como correto afirmar que em seu conjunto a referida Diretriz, objetiva:

  • A Estimular o ensino da história local e das manifestações culturais afro-brasileiras como forma de valorizar a diversidade.
  • B Desconsiderar a importância das lutas políticas dos afrodescendentes após a abolição da escravidão.
  • C Priorizar uma visão essencialista das identidades negras, sem considerar as influências culturais múltiplas.
  • D Reforçar a ideia de uma cultura afro-brasileira homogênea e pujante.
  • E Distinguir as tradições culturais africanas das práticas culturais afro-brasileiras.

De acordo com as Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), fundamentar a prática escolar diária, direcionando-a para uma educação antirracista, é um caminho a percorrer. Nesse caminhar, pode-se identificar alguns pontos básicos que poderão fazer parte das reflexões e ações no cotidiano escolar, por exemplo:


I.    Reconhecer e valorizar as contribuições do povo negro.
II.   Abordar as situações de diversidade étnico-racial e a vida cotidiana nas salas de aula.
III. Combater as posturas etnocêntricas para a desconstrução de estereótipos e preconceitos atribuídos ao grupo negro.
IV. Utilizar material pedagógico contendo imagens estereotipadas dos negros como postura pedagógica voltada à construção de atitudes sem preconceitos.


Quais estão corretos?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.