Questões de A complexidade do conhecimento (Pedagogia)

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De que forma podemos justificar a inserção de temas como o da cidadania na elaboração de um currículo?

  • A Todo indivíduo tem direito de aprender a defender-se das mazelas políticas dos governantes e a escola tem a obrigação de prepará-lo para isso.
  • B Com a implantação dos sistemas de gestão democrática a sociedade passou a influenciar diretamente em todas as práticas das instituições de ensino, modificando, inclusive, a elaboração do currículo que hoje visa atender às suas necessidades.
  • C Atualmente a educação deixou de lado seu papel na formação intelectual e passou a ser identificada como um meio através do qual o indivíduo receberá toda a sua formação política e social.
  • D A capacidade de posicionar-se criticamente diante dos desafios econômicos, políticos, sociais e culturais aos quais todo indivíduo está sujeito é uma habilidade que pode ser desenvolvida durante o processo de aprendizagem.

Currículo é uma área de conhecimento bastante discutida. O termo currículo tem inúmeras definições e muitas destas permeiam o que se denomina como currículo no cotidiano escolar. Sobre teorias de currículo, julgue as assertivas a seguir.


I- William Pinar é considerado um dos grandes autores do processo de reconceptualização do currículo.

II- William Kilpatrick (1871-1965) e Franklin Bobbitt (1876-1956) são considerados representantes da Escola Nova.

III- Os trabalhos de Basil Bernstein (1924-2000) são considerados basilares para a Nova Sociologia da Educação (NSE).

IV- Michael Young e Paulo Freire (1921-1997) são considerados expoentes da Nova Sociologia da Educação (NSE).

V- Henry Giroux integra Estudos Culturais e Educação. Propõe o currículo como política cultural ao retomar propostas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997).


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, IV e V.
  • B I, III e V.
  • C I e IV.
  • D II, III e IV.
  • E II e V.

O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre os professores de creches e pré-escolas e outros educadores e profissionais afins. Além de tal debate incluir diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola, para muitos educadores e especialistas que trabalham na área, a Educação Infantil não deveria envolver-se com a questão de currículo, termo em geral associado à escolarização, esses profissionais ficam receosos de importar para a Educação Infantil uma estrutura e uma organização que têm sido hoje muito criticadas, preferem usar a expressão:
Marque a alternativa CORRETA relacionada ao contexto acima sobre currículo na Pré-escola.

  • A Projeto de vida.
  • B Diário.
  • C Projeto pedagógico.
  • D Portfólio.
Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil:
I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
  • A I, III e IV.
  • B II, III e IV.
  • C I, II e III.
  • D II e IV.
O currículo escolar contempla aspectos, como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, cultura, linguagens, interligada a Matemática, Português, Ciências, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Educação Religiosa. Com base na informação acima assinale a alternativa que corresponde as teorias críticas do currículo:
  • A Aborda que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que implica relação de poder. Preocupa-se com a relação entre saber, identidade e poder.
  • B Visa preparar o indivíduo para o trabalho especializado. Proporciona uma educação geral através de práticas de memorização.
  • C Afirma que currículo produz relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal.
  • D Critica a desvalorização histórico-cultural de grupos étnicos e os conceitos de modernidade.