Questões de A complexidade do conhecimento (Pedagogia)

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Certamente, o livro Documentos de Identidade - uma introdução às teorias do currículo, de Tomaz Tadeu da Silva (2005), é extremamente interessante como introdução, tal qual o próprio título informa, às discussões teóricas do campo social, filosófico e educacional que abordam diretamente a questão do currículo ou que, a despeito desse enfoque, conduziram a diferentes formas de se pensar sobre o tema. De acordo com o autor, é INCORRETO afirmar que o currículo é

  • A lugar, espaço, território.
  • B relação de poder.
  • C trajetória, viagem, percurso.
  • D autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja a nossa identidade.
  • E texto, mas não é documento de identidade.

Julgue o item a seguir.


O currículo tecnológico tem como função identificar meios eficientes, programas e materiais para alcançar resultados pré-determinados. É expresso de variadas formas: levantamento de necessidades, plano escolar sob o enfoque sistêmico, instrução programada etc.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente. 


O discurso e a construção curricular no mundo e no Brasil não se deram sob uma única ideologia, mas com influência de tendências, objetivos e interesses diferentes. O processo histórico possui a importância de não se desvincular o currículo da constituição histórica e social. Um currículo não surge do nada, mas de uma necessidade social e principalmente econômica e cultural. 

  • Certo
  • Errado

O modelo de organização curricular ainda se encontra muito longe de abranger as reais características da nova sociedade do conhecimento. Sobre as questões curriculares, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Muitas das propostas curriculares apresentam teoricamente uma estruturação por áreas e transversalidade e os eixos temáticos também aparecem entre as opções.
  • B O argumento pelo currículo padrão se fortalece sob o peso da construção de uma identidade nacional de direitos ao acesso à cultura e aos saberes básicos, feitos por meio da escola.
  • C A tradicional compartimentação dos conteúdos em disciplinas deu origem a toda estruturação dos serviços educacionais hoje existente.
  • D A maior parte dos currículos nacionais deixa um espaço de mais de 70% para as unidades escolares decidirem, de maneira autônoma, o que ensinar a partir das matrizes culturais locais.
  • E O modelo de organização curricular, em vigor na maioria das escolas de educação básica, ainda é compartimentado em disciplinas segmentadas, com seus conhecimentos próprios.

Para superar o caráter excludente do Currículo Tradicional, outras concepções despontaram. Sobre os fundamentos do Currículo na visão pós-crítica, é correto afirmar que:

  • A O Currículo é uma organização sistemática e burocrática que valoriza o princípio da igualdade.
  • B O Currículo enfatiza culturas negadas nos discursos da modernidade e expressa as relações sociais de poder, reivindicando um currículo descolonizado.
  • C O Currículo pressupõe organização e desenvolvimento em busca de atingir os objetivos da educação, claramente, estabelecidos.
  • D O Currículo é um documento que reúne os conhecimentos distribuídos em disciplinas com ênfase na formação intelectual do cidadão.
  • E O Currículo é um instrumento basilar do processo de ensino e aprendizagem que deve ser centrado no aluno e considerar o seu nível de desenvolvimento intelectual.