Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia)

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Segundo o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, sobre o avanço de estudos, analisar os itens.

I. O aluno deve ser promovido ao final do ano letivo, e não no decorrer do ano.
II. Tem sempre caráter individual.
III. Constitui o reconhecimento de que o aluno apresenta conhecimentos, competências e habilidades em nível superior aos da fase que está cursando.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em todos os itens.

Em conformidade com o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, a instituição de ensino poderá recorrer aos Diários de Classe para fins de comprovação do efetivo exercício do magistério por seus ex-professores ou ex-funcionários por um período de:

  • A 5 anos ou mais.
  • B 10 anos ou mais.
  • C 20 anos ou mais.
  • D 30 anos ou mais.

De acordo com o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, deve ser classificado o aluno que chega à instituição de ensino sem escolarização anterior, ou:

  • A Sem documentação que comprove a escolarização anterior.
  • B Que tenha altas habilidades.
  • C Que não tenha cursado a etapa da Educação Infantil.
  • D Que tenha sido reprovado no ano letivo anterior.

Para promover uma educação integral com equidade, o Currículo Paulista: etapa Ensino Médio (São Paulo, SEDUC, 2020), considera que as temáticas, os atendimentos e as modalidades de ensino permeiam os diversos componentes curriculares

  • A de todas as escolas públicas municipais e estaduais do Ensino Fundamental.
  • B do Ensino Fundamental das escolas regulares.
  • C do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.
  • D do Ensino Médio das escolas públicas e privadas.
  • E de todas as etapas da vida escolar.

O documento SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020, cita que é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com a legislação vigente, garanta a todos as aprendizagens definidas no documento. Para isso, orienta que se

  • A obedeça às normas pedagógicas e critérios de avaliação por ele estabelecidos.
  • B explicite os recursos e estratégias que serão utilizados.
  • C atenha às formas tradicionais e ortodoxas de ensino e avaliação.
  • D uniformize tais propostas para todas as escolas.
  • E estabeleça um currículo único e inflexível, aplicável a todo o estado de São Paulo.