Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia) Página 1

Leia as asserções a seguir, que tratam sobre as Diretrizes para a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná (2009):


I - Das atividades de pesquisa: Serão consideradas Atividades de Pesquisa as ações do docente realizadas individualmente ou, preferencialmente, em grupos de pesquisa, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse institucional.

II - Das atividades de extensão: Serão consideradas Atividades de Extensão as ações de caráter comunitário, não remuneradas, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse Institucional.

III - Das Atividades de Ensino: compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo: I. Aulas; II. Atividades de Manutenção do Ensino; III. Atividades de Apoio ao Ensino.


A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:

  • A As assertivas I, II e III são verdadeiras.
  • B As assertivas I e II são proposições excludentes e a assertiva III é verdadeira.
  • C A assertiva I é uma proposição falsa e a II e III são verdadeiras.
  • D A assertiva I e II são proposições verdadeiras e a III é falsa.
  • E As assertivas II e III são falsas e a assertiva I é verdadeira.

As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR:

  • A Os conteúdos matemáticos; linguagem oral e escrita; linguagem técnica; linguagem corporal; a pesquisa e a extensão.
  • B Investigação; Auto avaliação; exclusão; dependência dos estudantes e democracia.
  • C Investigação; Reflexão; intervenção; desenvolvimento da autonomia dos estudantes; inclusão social e democracia.
  • D Pesquisa e extensão; ensino e aprendizagem; ciência e tecnologia; dedicação exclusiva; Auto avaliação e investigação.
  • E Atividades de manutenção do ensino; atividades de apoio ao ensino; investigação; pesquisa; extensão; participação em cursos EaD e dedicação exclusiva.

Associe as sentenças que seguem considerando a prática extensionista no contexto dos desafios da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os princípios da extensão no IFSC:

1. Impacto e transformação social a partir da educação.

2. Desenvolvimento integral do discente.

3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

4. Aproximação contínua dos extensionistas com o mundo do trabalho e inserção socioprofisional discente.

5. Responsabilidade socioambiental dos extensionistas.

6. Interdisciplinaridade.

7. Contribuição à superação das desigualdades sociais e ao desenvolvimento regional.

( ) Projetos integradores, ações de pesquisa como princípio educativo, empresas juniores, projetos de extensão e de ensino curriculares e extracurriculares.

( ) Lei da aprendizagem, programa de estágios e acompanhamento de egressos.

( ) Diálogo entre os diversos currículos e áreas do conhecimento.

( ) Melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

( ) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

( ) Melhoria do Índice de Gini; eliminação de práticas discriminatórias; questões de gênero; políticas de migração; fortalecimento dos territórios.

( ) Acesso à cultura e ao esporte, com estímulo ao pensamento crítico.


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

  • A 5, 4, 2, 3, 6, 1, 7
  • B 4, 2, 3, 6, 5, 7, 1
  • C 3, 4, 6, 1, 5, 7, 2
  • D 7, 2, 3, 6, 1, 4, 5
  • E 1, 2, 6, 5, 3, 7, 4

O Instituto Federal de Santa Catarina no processo de institucionalização da modalidade a distância estabelece segundo a legislação vigente resoluções e portarias internas que normatizam as diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, de Graduação e Pós-Graduação.

Considerando a especificidade desta modalidade de ensino analise as características das afirmações abaixo:

I. A educação a distância se caracteriza de acordo com a legislação vigente, como modalidade, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos.

II. Conforme a Portaria nº 1.428, de 28 de Dezembro de 2018, as Instituições de Ensino Superior que possuam pelo menos um curso de graduação presencial reconhecido poderão introduzir entre 20% a 60% da carga horária total do curso em disciplinas na modalidade a distância.

III. Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância.

IV. Os cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade de Educação a Distância estabelecerão, em seus respectivos projetos pedagógicos, os percentuais mínimos de atividades presenciais necessários para o cumprimento da formação técnica pretendida.

V. Na modalidade de educação de jovens e adultos é possível oferecer até 80% (oitenta por cento) de sua carga horária a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo.


Assinale a opção CORRETA:

  • A As afirmações II, IV, e V estão corretas.
  • B As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
  • C As afirmações I, II, IV e V estão corretas.
  • D As afirmações I, II, III e V estão corretas.
  • E As afirmações I, III, IV e V estão corretas.

O Sistema Mineiro deAvaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) realiza avaliações externas em larga escala com o intuito de fomentar mudanças em busca da melhoria da qualidade e equidade da educação.

Sobre as avaliações externas que compõem o SIMAVE, é incorreto afirmar:

  • A O Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) foi aplicado pela primeira vez em 2005 e, atualmente, avalia os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.
  • B Desde 2015, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) teve a ampliação das etapas avaliadas, alternando-as nos anos pares e ímpares – nos pares, os estudantes do 5° e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio; nos ímpares, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e os do 1º e 3º anos do Ensino Médio.
  • C Os itens dos testes do PROALFA e do PROEB são elaborados baseando-se na Matriz de Referência, a qual orienta a avaliação, selecionando determinados objetivos educacionais.
  • D No PROEB, os Padrões de Desempenho são classificados em três níveis que demonstram o perfil de desempenho dos estudantes: baixo, intermediário e recomendado.