Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia)

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Faça a correspondência da segunda coluna com base na primeira e assinale a alternativa que preenche corretamente as colunas, no que diz respeito às metas dos Planos de Educação:


1. Plano Nacional de Educação (Brasil)

2. Plano Estadual de Educação (Ceará)

3. Plano Municipal de Educação (Crato)

( ) Meta 19: Assegurar condições, no prazo de 1 (um) ano, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar.

( ) Meta 19: Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

( ) Meta 16: Garantir a todos(as) os(as) profissionais do ensino fundamental formação inicial e continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações da rede pública municipal de educação.

  • A 1, 2, 3
  • B 2, 1, 3
  • C 1, 3, 2
  • D 2, 3, 1
  • E 3, 3, 1
São diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE (Brasil), Plano Estadual de Educação - PEE (Ceará) e Plano Municipal de Educação - PME (Crato), EXCETO;
  • A Erradicação do analfabetismo;
  • B Formação para o ensino superior, com ênfase nas questões da diversidade em que se fundamenta a sociedade;
  • C Universalização do atendimento escolar;
  • D Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;
  • E Valorização dos profissionais da educação;

O Plano Municipal de Educação (PME/Fortaleza) estabelece, como diretriz da ação educacional a ser desenvolvida na rede escolar municipal, a busca pela “transformação do contexto educativo realizada pelos agentes educacionais da instituição escolar, em conjunto com familiares e estudantes, visando à melhoria das aprendizagens de todos os conhecimentos escolares, com ênfase na leitura e na escrita, por parte de todas as pessoas envolvidas no processo educativo”. Essa concepção pedagógica, conforme propõe o PME, acontecerá em escolas que passam a conceber-se como:

  • A Complexos Educacionais.
  • B Escolas Interculturais.
  • C Comunidades de Aprendizagem.
  • D Escolas Dialógicas.

Analise as intenções que se seguem e, considerando aquelas que integram o Objetivo Geral do PME/Fortaleza, assinale as que são verdadeiras ou falsas.


I. Compromisso com uma escola cidadã.

II. Permanência do aluno na escola com sucesso.

III. Gestão democrática.

IV. Alfabetização do aluno no 1º ano do ensino fundamental.

V. Garantia do direito de aprender do aluno.


Qual a opção correta?

  • A As intenções III e IV são falsas.
  • B Somente a intenção IV é falsa.
  • C Todas as intenções são verdadeiras.
  • D Somente as intenções I e V são verdadeiras.

Compete à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES:

  • A planejar e coordenar o processo de formulação de políticas para a regulação e a supervisão da educação superior, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação.
  • B acompanhar o andamento dos projetos de interesse do Ministério da Educação em tramitação no Congresso Nacional ou encaminhados para a sanção presidencial.
  • C apoiar as Diretorias da Secretaria de Educação Básica na implementação de políticas e ações de formação, de avaliação e de elaboração de materiais didático-pedagógicos e de tecnologias educacionais, para garantir a coerência com as diretrizes curriculares nacionais e com a Base Nacional Comum Curricular.
  • D implementar, acompanhar e propor aprimoramentos à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, em articulação com os demais órgãos do Ministério da Educação e com outros órgãos e entidades públicas e privadas.