Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia) Página 1

Resolução n. 2, de 10 de maio de 2016, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, tem por objetivo orientar escolas, instituições de ensino e órgãos governamentais para a operacionalização do ensino de música nas diversas etapas e modalidades da educação básica, estabelecendo as respectivas competências conforme o âmbito de atuação. Anualmente, por meio de convênio estabelecido com instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura em educação musical na cidade do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II recebe licenciandos para realização de estágio supervisionado obrigatório. Esse convênio fortalece a competência institucional contida no documento citado, ao permitir a

  • A ampliação dos processos educativos na área da música, por meio de parcerias entre instituições formadoras e escolas de educação básica.
  • B promoção da formação continuada de docentes do ensino superior de instituições formadoras em escolas de educação básica.
  • C interferência das instituições formadoras de futuros docentes no currículo das escolas de educação básica.
  • D inclusão da prática musical no Projeto Político Pedagógico de escolas de educação básica.

O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. Assim, o Departamento de Educação Municipal de Iguape – DEMI, ao propor junto aos professores a construção do projeto pedagógico para suas escolas, pretende

  • A elaborar um documento para reunir todos os planos de ensino e de atividades diversas.
  • B elaborar uma proposta para ser encaminhada às autoridades educacionais, como prova do cumprimento de tarefas exigidas pela legislação.
  • C fornecer à comunidade em geral e aos pais e alunos das escolas um manual de boas maneiras.
  • D dar um rumo, uma direção, uma intencionalidade ao compromisso coletivo.
  • E elaborar um documento administrativo e normativo que regulamente as relações entre os seus participantes.

A Portaria SME n° 69/2018 – Regimento Escolar Comum da Rede Municipal de Ensino de Campinas – afirma em seu artigo 15 que “A gestão escolar democrática envolve, dentre outras:


I. a gestão do tempo;

II. a gestão do espaço;

III. a gestão das interações sociais internas, comunitárias e intersetoriais;

IV. a gestão dos saberes escolares, das informações e do conhecimento; e

V. a gestão de recursos materiais e financeiros.”


Com base nessa Portaria, assinale a alternativa correta sobre a gestão democrática.

  • A Na gestão democrática, a escola é espaço privilegiado do processo educacional, envolvendo a participação da comunidade escolar e dos colegiados nos processos consultivos e decisórios.
  • B As normas da gestão democrática também valem para ensino privado na educação básica e são adaptadas às peculiaridades de cada escola, sob supervisão de especialista da rede municipal.
  • C Na gestão democrática, cabe ao professor, em sua sala de aula, fazer a gestão do tempo, do espaço e dos saberes escolares, informações e conhecimento, enquanto a direção da escola faz a gestão de recursos materiais e financeiros.
  • D A formação do Conselho Escolar é a única garantia da gestão democrática na escola, uma vez que prioriza a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico em detrimento da comunidade escolar.
  • E Os princípios da gestão democrática envolvem a articulação entre os aspectos pedagógicos e financeiros na garantia de condições a todos que ingressam na escola para nela permanecerem com sucesso.

Leia as asserções a seguir, que tratam sobre as Diretrizes para a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná (2009):


I - Das atividades de pesquisa: Serão consideradas Atividades de Pesquisa as ações do docente realizadas individualmente ou, preferencialmente, em grupos de pesquisa, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse institucional.

II - Das atividades de extensão: Serão consideradas Atividades de Extensão as ações de caráter comunitário, não remuneradas, atendendo as demandas dos arranjos produtivo, social e cultural do território em que o Campus está inserido e de interesse Institucional.

III - Das Atividades de Ensino: compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo: I. Aulas; II. Atividades de Manutenção do Ensino; III. Atividades de Apoio ao Ensino.


A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:

  • A As assertivas I, II e III são verdadeiras.
  • B As assertivas I e II são proposições excludentes e a assertiva III é verdadeira.
  • C A assertiva I é uma proposição falsa e a II e III são verdadeiras.
  • D A assertiva I e II são proposições verdadeiras e a III é falsa.
  • E As assertivas II e III são falsas e a assertiva I é verdadeira.

As normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do Instituto Federal do Paraná em sua concepção dispõe que, no processo pedagógico, estudantes e docentes são sujeitos ativos, seres humanos históricos, imersos numa cultura, que apresentam características particulares de vida, e devem atuar de forma consciente no processo de ensino-aprendizagem:


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos princípios de avaliação do IFPR:

  • A Os conteúdos matemáticos; linguagem oral e escrita; linguagem técnica; linguagem corporal; a pesquisa e a extensão.
  • B Investigação; Auto avaliação; exclusão; dependência dos estudantes e democracia.
  • C Investigação; Reflexão; intervenção; desenvolvimento da autonomia dos estudantes; inclusão social e democracia.
  • D Pesquisa e extensão; ensino e aprendizagem; ciência e tecnologia; dedicação exclusiva; Auto avaliação e investigação.
  • E Atividades de manutenção do ensino; atividades de apoio ao ensino; investigação; pesquisa; extensão; participação em cursos EaD e dedicação exclusiva.