Questões de Normas Educacionais dos Estados (Pedagogia)

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Considere o seguinte trecho do texto:

O Currículo paulista de Geografia apresenta cinco unidades temáticas para o Ensino Fundamental, ao longo dos nove anos. Essas cinco unidades temáticas foram organizadas visando a construção progressiva dos conhecimentos geográficos, segundo um processo pautado na investigação e na resolução de problemas, com ênfase na aprendizagem dos conceitos e princípios geográficos a partir de diferentes linguagens.

(SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/ Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a unidade temática e as abordagens trabalhadas pela Geografia para o Ensino Fundamental, ao longo dos nove anos, para os anos iniciais e anos finais.

  • A Conexões e escala. Nos anos iniciais, é abordado o estudo da produção do espaço geográfico a partir de diferentes interações multiescalares, e, nos anos finais, são priorizadas as interações entre sociedade e meio físico-natural.
  • B Mundo do trabalho. Nos anos iniciais, são abordados os processos e técnicas construtivas, o uso de diferentes materiais, as funções socioeconômicas e os setores da economia, e, nos anos finais, são trabalhados conceitos mais complexos para tratar da relação natureza e atividades antrópicas, nos contextos urbano e rural.
  • C O sujeito e seu lugar no mundo. Nos anos iniciais, são prioridades a alfabetização cartográfica e a relação do sujeito na escala da vida cotidiana e em comunidade, e, nos anos finais, o enfoque é a relação do sujeito e a ampliação de escalas, Brasil e Mundo, destacando a importância da formação do cidadão crítico, democrático e solidário.
  • D Natureza, ambientes e qualidade de vida. Nos anos iniciais, são prioridades o estudo da percepção do meio físico-natural, as intervenções na natureza e os impactos socioambientais, e, nos anos finais, são abordados os processos de produção no espaço agrário e industrial, as novas tecnologias, a revolução técnico-científico-informacional.
  • E Formas de representação e pensamento espacial. Nos anos iniciais, é criado o repertório do estudante por meio de diferentes linguagens, priorizando o domínio da leitura e a elaboração de mapas e gráficos, e, nos anos finais, priorizam-se o raciocínio geográfico e as contribuições da alfabetização geográfica.

Consta no Currículo do Ensino Fundamental do município de Itatiba que o objetivo da Educação Física é promover a da cultura corporal por meio das unidades temáticas, despertando gosto pela atividade física e conscientizando sobre a importância da saúde e da qualidade de vida, contribuindo para a formação de um cidadão crítico, participativo e .

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A diversidade … interconectado
  • B diversidade … autônomo
  • C uniformidade … autônomo
  • D uniformidade … interconectado
  • E complexidade … politizado

A Lei nº 10.111, de 06 de junho de 2014, dispõe sobre a revisão e a alteração do Plano Estadual de Educação (PEE) do Estado de Mato Grosso, instituído pela Lei nº 8.806, de 10 de janeiro de 2008. Considerando os princípios e diretrizes contidos nessa legislação, assinale a alternativa correta.

  • A A implementação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso é de responsabilidade do poder estadual, com a colaboração opcional dos municípios.
  • B O PEE de Mato Grosso prioriza a educação infantil e a educação básica, com destaque para a ampliação do acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola, sem mencionar ações para a educação superior.
  • C O Plano estabelece metas para a promoção da equidade no acesso à educação, especialmente em relação às populações em situação de vulnerabilidade, incluindo quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.
  • D A Lei nº 10.111 de 2014 estabelece que a educação básica será obrigatória apenas até o ensino fundamental, não prevendo nenhuma diretriz para a educação profissional técnica.
  • E O PEE de Mato Grosso define que a gestão educacional será centralizada no governo estadual, não permitindo que os municípios participem do processo de planejamento e implementação de políticas educacionais.

Segundo o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, sobre o avanço de estudos, analisar os itens.

I. O aluno deve ser promovido ao final do ano letivo, e não no decorrer do ano.
II. Tem sempre caráter individual.
III. Constitui o reconhecimento de que o aluno apresenta conhecimentos, competências e habilidades em nível superior aos da fase que está cursando.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em todos os itens.

Em conformidade com o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, a instituição de ensino poderá recorrer aos Diários de Classe para fins de comprovação do efetivo exercício do magistério por seus ex-professores ou ex-funcionários por um período de:

  • A 5 anos ou mais.
  • B 10 anos ou mais.
  • C 20 anos ou mais.
  • D 30 anos ou mais.