Prova da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - Língua Inglesa - FUNCAB (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos.

II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazemparte do planejamento.

III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III

O Contrato didático pode ser definido como:

  • A um conjunto de regras determinadas pelo professor e pela escola que devem ser cumpridas pelos alunos
  • B regras e atitudes determinadas pela escola em seu Projeto Político Pedagógico e em seu Regulamento Interno.
  • C um documento com regras e atitudes que deve ser assinado pelos pais ou pelos alunos maiores de idade que regulamenta o comportamento dos alunos na escola e em sala de aula, com vistas a punições efetivas, caso seja desrespeitado.
  • D um conjunto recíproco de comportamentos esperados entre alunos e professor, sendo mediados pelo saber, auxiliando na análise das relações professor, aluno e saber.
  • E uma atitude docente que define que somente os alunos podem determinar o que desejam aprender e como as aulas devem ser ministradas

São funções do planejamento escolar, EXCETO:

  • A explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
  • B expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino.
  • C assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação.
  • D atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana
  • E facilitar a preparação de aulas, de forma amanter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas

Deve-se registrar como uma das principais qualidades profissionais do professor:

  • A manter a disciplina em sala de aula a qualquer custo
  • B fornecer lista de exercícios a serem realizados como tarefa de casa.
  • C estabelecer uma ponte entre as tarefas cognitivas (objetivos e conteúdos) e as capacidades dos alunos para enfrentá-las
  • D proporcionar o ensino do saber predeterminado, sem alteração de conteúdos, independente da capacidade dos alunos ou de suas experiências prévias
  • E garantir a transmissão do conhecimento somente para uma turma homogênea e apta a aprender conteúdos novos

Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.

I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes.
Assim,
II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.

  • A A primeira e a segunda afirmativas estão corretas,mas a segunda não justifica a primeira
  • B A primeira está correta, mas a segunda está incorreta
  • C A primeira está incorreta, mas a segunda está correta.
  • D Ambas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
  • E Ambas estão incorretas.