Na segunda etapa da sequência didática, a professora demonstrou os seguintes experimentos: a eletrização de um canudinho com papel; o pêndulo eletrostático; o eletroscópio e eletrização por contato. A partir dessas atividades experimentais, a professora foi orientando os estudantes a pensarem sobre a relação entre a energia estática e a dinâmica. No desenvolvimento, a professora questionou os estudantes sobre a existência de tipos de transformações de energia elétrica em aparelhos elétricos e eletrodomésticos existentes na casa de cada um. Os estudantes elencaram as seguintes associações:
Após a sintetização destes resultados, a professora percebeu ser necessário promover novas estratégias de ensino para a aprendizagem correta da(s) associação(ões):
- A I e II, de forma a promover o entendimento sobre a energia responsável pelo funcionamento do chuveiro e da geladeira.
- B II e III de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento da geladeira e do micro-ondas.
- C I e III de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do chuveiro e micro-ondas.
- D III e IV, de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do micro-ondas e da televisão.
- E I e IV de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do chuveiro e da televisão.