Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências (Pedagogia)

Limpar Busca

Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


1. Abertura para experiências

2. Conscienciosidade

3. Extroversão

4. Neuroticismo

5. Agradabilidade


( ) Autodisciplina, preferência pelo comportamento planejado ao invés do espontâneo.

( ) Preocupação com a harmonia social, inclinação a tolerância e empatia.

( ) Predisposição a emoções positivas, envolvimento com o mundo exterior, preferência pelas interações sociais.

( ) Propensão a instabilidade emocional, vulnerabilidade ao stress.

( ) Interesse por novas vivências emocionais e cognitivas, tendência a curiosidade, criatividade e imaginação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A 2, 5, 3, 4, 1
  • B 5, 2, 3, 4, 1
  • C 5, 2, 1, 4, 3
  • D 2, 5, 3, 1, 4
  • E 3, 2, 1, 4, 5

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo.


I. Ética e cidadania são concebidas na educação quando os agentes educativos reconhecem os valores, considerando-os e promovendo um exercício profissional que inclua ações humanizadoras.

II. As competências socioemocionais sugerem a construção de habilidades que promovam desenvolvimento pessoal, sendo adquiridas no processo de interação familiar, social, educacional e profissional.

III. O desenvolvimento das habilidades sociomocionais requer planejamento de aulas dinâmicas, aos qual os educadores possam incentivar aos alunos a autopercepção, a autorresponsabilidade, a autonomia, bem como a sensibilidade ao entorno (comunitário e social). Entretanto, tais atividades promovem atrasos no conteúdo sistemático e científico, sendo estes prioritários.

IV. A relação entre o educador e o aluno, deve ser fundamentada na lógica verticalizada. Os professores possuem domínio do conhecimento adquirido e repassa a instituição de ensino sem a necessidade de treinamentos específicos.


Marque a opção com a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V, F, F, V
  • B F, F, V, F
  • C V, V, V, F
  • D F, V, F, F
  • E V, V, F, F

A Educação Ambiental surge com o propósito de despertar a consciência da população global sobre os problemas ambientais consequentes das atividades humanas. Quanto a esses propósitos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito. ( ) Formar uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam. ( ) Assumir um caráter mais complexo e realista, considerando o ambiente em sua totalidade, analisando os aspectos naturais, artificiais, políticos, econômicos, históricos e culturais. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima baixo, é:

  • A V – F – V.
  • B V – V – V.
  • C F – V – F.
  • D F – F – F.

No Ensino de Ciências, para o primeiro ano do Ensino Fundamental, o objeto de conhecimento específico a ser trabalhado na Unidade Temática “Terra e Universo” é:

  • A Escalas de tempo
  • B Características dos materiais
  • C Seres vivos e ambiente
  • D Características e desenvolvimento dos animais.

No que tange ao conhecimento físico, é correto afirmar, EXCETO:

  • A é um conhecimento a respeito das propriedades físicas dos objetos.
  • B é arbitrário.
  • C descoberto através das ações sobre os objetos (implica o processo de “descoberta”).
  • D é caracterizado pela regularidade da reação do objeto.
  • E constata propriedades inerentes ao objeto.