Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências (Pedagogia)

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Na segunda etapa da sequência didática, a professora demonstrou os seguintes experimentos: a eletrização de um canudinho com papel; o pêndulo eletrostático; o eletroscópio e eletrização por contato. A partir dessas atividades experimentais, a professora foi orientando os estudantes a pensarem sobre a relação entre a energia estática e a dinâmica. No desenvolvimento, a professora questionou os estudantes sobre a existência de tipos de transformações de energia elétrica em aparelhos elétricos e eletrodomésticos existentes na casa de cada um. Os estudantes elencaram as seguintes associações:
Após a sintetização destes resultados, a professora percebeu ser necessário promover novas estratégias de ensino para a aprendizagem correta da(s) associação(ões):

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A I e II, de forma a promover o entendimento sobre a energia responsável pelo funcionamento do chuveiro e da geladeira.
  • B II e III de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento da geladeira e do micro-ondas.
  • C I e III de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do chuveiro e micro-ondas.
  • D III e IV, de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do micro-ondas e da televisão.
  • E I e IV de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do chuveiro e da televisão.

A fotossíntese é um processo essencial ao equilíbrio da vida no planeta. Na prática pedagógica, compreender sua dinâmica e relacioná-la às interações ecológicas e ao clima possibilita melhor entendimento da influência das plantas na manutenção da atmosfera. Marque a alternativa que expressa a abordagem didática desse conteúdo.

  • A Limitar o ensino da fotossíntese às práticas em laboratório.
  • B Afirmar que todas as plantas sobrevivem sem fotossíntese, pois absorvem nutrientes prontos do solo.
  • C Abordar apenas informações botânicas elementares, omitindo a relevância do processo fotossintético na composição atmosférica e na regulação do clima.
  • D Destacar a dependência de luz, água, dióxido de carbono e pigmentos fotossintetizantes, inserindo discussões sobre preservação das florestas e agricultura sustentável.

Uma professora percebeu que seus alunos confundem calor, temperatura e sensação térmica. Ela decidiu elaborar experimentos com termômetros em água fria, ambiente e água morna, comparando leituras e percepções subjetivas. Houve debates sobre condução de calor e variação de sensações individuais. Para aprofundar o tema, a ação coerente seria:

  • A Utilizar um único tipo de termômetro para ilustrar o tema.
  • B Restringir o conteúdo ao que foi observado no experimento, sem referências a fenômenos do cotidiano.
  • C Abandonar o tema por completo, temendo complexidade para a série.
  • D Propor pesquisas sobre diferenças entre calor e temperatura, relacionando dilatação em sólidos, líquidos e gases, incluindo aplicações práticas como termômetros e pontes.

A classificação dos animais vertebrados e invertebrados segue critérios anatômicos e fisiológicos. Introduzir esse tema no Ensino Fundamental pode incluir pesquisas sobre adaptações e habitats, agregando práticas de observação. Identifique a proposta pedagógica mais adequada para abordar essa temática.

  • A Centralizar a apresentação dos grupos zoológicos unicamente em fichas técnicas.
  • B Propor coleta irresponsável de espécies silvestres para análises em sala, desconsiderando impactos ambientais.
  • C Conduzir estudos exploratórios em ambientes próximos, associando-os ao papel ecológico de cada grupo animal e estimulando relatos científicos.
  • D Limitar-se a exercícios de memorização de nomes, excluindo discussões sobre preservação ou impacto humano.

Uma turma apresentou dificuldades na compreensão de células procarióticas e eucarióticas, resultando em baixo desempenho na avaliação. O professor percebeu que havia poucas conexões entre o conteúdo teórico e exemplos práticos. Como reverter esse cenário, favorecendo aprendizagem significativa dos conceitos de Citologia?

  • A Focando apenas em definições teóricas sem correlacionar função e morfologia celular, reduzindo debates.
  • B Repetindo exercícios escritos sobre nomenclatura, evitando observações microscópicas para não dispersar.
  • C Aplicando questionários frequentes, voltados à memorização de termos técnicos, sem uso de material didático.
  • D Propondo exploração de organismos simples, uso de microscopia e debates sobre implicações biológicas, conectando teoria a observações reais.