Questão 20 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Física - FGV (2025)

A questão, trata da atividade descrita a seguir:


Cristina, a professora da turma do Ensino Médio, planejou suas aulas para discutir a temática "Transformação de energia envolvidas no funcionamento de eletrodomésticos e economia no consumo". Com o intuito de abordar esta temática e ainda discutir os efeitos do desperdício para o meio ambiente no futuro, ela planejou sua aula em três etapas:


I- Etapa 1: apresentação de um vídeo aos estudantes e em seguida, diálogo sobre situações do cotidiano, que os estudantes conhecem e presenciam, relacionadas com o uso de eletrodomésticos na casa deles.

II- Etapa 2: demonstração de alguns experimentos de baixo custo, que foram explicados de forma dialogada com os estudantes, destacando os conhecimentos de Física presentes naqueles experimentos e necessários para a compreensão dos temas estudados.

III- Etapa 3: proposição de uma roda de conversa, entre os estudantes e a professora, quando falarão sobre o conhecimento incorporado por eles nas situações apresentadas pela professora. Professora e colegas questionarão, no intuito de analisar e interpretar tanto as situações iniciais quanto outras que poderiam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.


Na segunda etapa da sequência didática, a professora demonstrou os seguintes experimentos: a eletrização de um canudinho com papel; o pêndulo eletrostático; o eletroscópio e eletrização por contato. A partir dessas atividades experimentais, a professora foi orientando os estudantes a pensarem sobre a relação entre a energia estática e a dinâmica. No desenvolvimento, a professora questionou os estudantes sobre a existência de tipos de transformações de energia elétrica em aparelhos elétricos e eletrodomésticos existentes na casa de cada um. Os estudantes elencaram as seguintes associações:
Após a sintetização destes resultados, a professora percebeu ser necessário promover novas estratégias de ensino para a aprendizagem correta da(s) associação(ões):

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A I e II, de forma a promover o entendimento sobre a energia responsável pelo funcionamento do chuveiro e da geladeira.
  • B II e III de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento da geladeira e do micro-ondas.
  • C I e III de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do chuveiro e micro-ondas.
  • D III e IV, de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do micro-ondas e da televisão.
  • E I e IV de forma a promover o entendimento sobre as energias responsáveis pelo funcionamento do chuveiro e da televisão.