Questões de Serviço Social e Redes de Atenção à Saúde (Serviço Social)

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A Rede de Atenção às Urgências e Emergências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas. São seus componentes:

  • A atenção domiciliar, SAMU 192, Sala de Estabilização, Força Nacional do SUS, UPA 24h;
  • B pronto Socorro, Unidade Básica Ampliada, Central de Regulação de Vagas, SAMU 192;
  • C atendimento Pré-Hospitalar, Triagem, Unidade Coronariana, Unidade de Traumatologia;
  • D triagem, Urgência Pediátrica, UTI, Unidade de Radiologia;
  • E sala de Classificação de Risco, Pronto Atendimento, Regulação de Leitos, Unidade Coronariana.

A governança das Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde deve ser feita:

  • A comissões locais de saúde;
  • B conselho dos secretários estaduais de saúde;
  • C comissões intersetoriais e de planejamento;
  • D comissões intergestores tripartite, bipartite e regionais;
  • E conselho nacional de saúde.

As redes de atenção à saúde são mecanismos que qualificam as demandas em níveis de atenção, otimizam e organizam o sistema frente às necessidades de saúde da população. São fundamentos utilizados para sua efetivação de forma eficiente e com qualidade:

  • A economia de escala e serviços especializados;
  • B mecanismos de coordenação e níveis de atenção;
  • C processos de substituição e integração horizontal;
  • D integração vertical e participação social;
  • E sistema de governança único e região de saúde.

São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços definidos no Decreto Presidencial nº 7.508/2011:

  • A atenção hospitalar;
  • B ambulatórios especializados;
  • C atenção primária;
  • D distritos sanitários indígenas;
  • E conselhos de saúde;

São impactos identificados quando da implementação de Redes de Atenção à Saúde:

  • A diminuição de produtividade;
  • B produção de uma oferta fixa de atenção geral e especializada;
  • C descontentamento dos usuários;
  • D aumento no tempo de permanência hospitalar;
  • E continuidade da atenção, gerando uma maior efetividade clínica.