Questões de Serviço Social na Educação (Serviço Social)

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No processo de planejamento anual das atividades escolares com a equipe da escola municipal, a diretora pediu para que todos os profissionais presentes – professores, inspetores de alunos, supervisores pedagógicos, psicólogos e assistentes sociais – preparassem as atividades conforme os Princípios e Fins da Educação Nacional da Lei no 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), segundo os quais a educação, dever da

  • A família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de fraternidade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • B família e do Estado, inspirada nos princípios de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • C família e do Estado, inspirada nos princípios de lealdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • D família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  • E sociedade e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O trabalho interprofissional se constitui de uma prática colaborativa e coletiva entre profissionais de diferentes áreas, visando atingir um objetivo comum, o qual pode ser, no âmbito escolar, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), ter “a escola como um espaço de inclusão social”. Nesse sentido, o serviço social poderá trabalhar

  • A diretamente com as organizações existentes, tais como programas sociais de apoio a famílias, programas de educação complementar e conselhos tutelares, conforme indicado no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • B indiretamente com as organizações existentes, tais como programas sociais de apoio a famílias, programas de educação complementar e conselhos tutelares, conforme indicado no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • C somente com os recursos disponibilizados pela Secretaria ou Departamento de Educação do município.
  • D somente com os profissionais da escola, sem ter contato com os demais profissionais da rede de serviços de proteção social do município.
  • E diretamente e somente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o quantitativo de registros de racismo saltou de 5.100, em 2022, para 11.610, em 2023, o que representa um incremento de 77,9% das ocorrências. As situações de racismo são crescentes também nas escolas, razão pela qual o município de Campinas instituiu, na Secretaria Municipal de Educação, em 2024, a Política

  • A Municipal de Proteção à Pessoa Negra e Indígena.
  • B de Educação Antirracista.
  • C Municipal de Combate ao Racismo.
  • D Municipal de Fortalecimento Antirracista.
  • E Municipal de Educação e Combate ao Racismo.

Um assistente social da unidade escolar municipal de um bairro periférico não obteve adesão do público-alvo a um projeto que ele havia apresentado pronto para a execução no território, o que se justifica, porque

  • A para a implementação e execução de projetos, é necessário, antes de tudo, um planejamento que requer processos ocasionais como a reflexão, a decisão, a ação e a retomada de reflexão ética e crítica.
  • B para a organização e execução de projetos, é necessário, antes de tudo, um planejamento que requer processos de racionalidade como a reflexão, a decisão, a ação e a retomada de reflexão ética e crítica.
  • C para a implementação e execução de projetos, é necessário, antes de tudo, um planejamento que requer processos burocráticos como a reflexão, a decisão, a ação e a retomada de reflexão ética e crítica.
  • D para a implementação e execução de projetos, é necessário, antes de tudo, um planejamento que requer processos metódicos e permanentes como a reflexão, a decisão, a ação e a retomada de reflexão ética e crítica.
  • E para a implementação e execução de projetos, é necessário, antes de tudo, um planejamento que requer processos de racionalidade como a reflexão, a decisão, a ação e a retomada de reflexão ética e crítica.

A pobreza e a extrema pobreza são desafios para vários setores do Estado e da sociedade civil, não ficando a escola isenta de pensar e de articular com a rede formas de enfrentamento da pobreza dos alunos e seus familiares. Considerando o exposto, o combate à pobreza e à extrema pobreza pode colaborar para

  • A uma alimentação saudável.
  • B um melhor desenvolvimento cognitivo.
  • C uma sociabilidade melhorada.
  • D o acesso e a permanência do aluno na escola.
  • E o acesso às tecnologias disponíveis.