Questões de Relevância Social dos Arquivos (Arquivologia)

Limpar Busca

No que diz respeito à função e à finalidade do arquivo, analisar a sentença.
A função básica do arquivo é servir à Administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história (1ª parte). A principal finalidade do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.

“Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental, transferindo-lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador” (Bellotto, 2006, p. 226). Nesse sentido, torna-se fundamental que os arquivos públicos desenvolvam ações culturais e educativas que possam aproximá-los dos seus usuários. Segundo Bellotto (2006), sobre as ações culturais e educativas em arquivos, é importante que,

  • A quanto às formas de interação arquivo-educação, se tome como base o exemplo de outros países, sendo, entretanto, cada caso um caso, sem levar em conta diferenças de orçamentos, possibilidades, recursos e documentação disponível, pois não impactam nas estratégias que serão escolhidas.
  • B se estabeleça um cronograma de trabalho e se fixe um planejamento de atividades. Não é preciso levar em conta sobretudo o conteúdo programático, pois não é importante para estabelecer a seleção e o preparo do material, parte que cabe ao pessoal do arquivo.
  • C os grupos de alunos sejam previamente esclarecidos sobre a feição e o porquê dos documentos de arquivo.
  • D parta dos gestores, em especial dos secretários municipais de educação, uma aproximação com as escolas, a concretizar-se em reunião com alguns professores de história ou de estudos sociais do município onde esteja situado.
  • E um amplo entrosamento prévio seja encetado entre o professor e o arquivista, permitindo que o arquivista ensine sobre os fatos históricos passados.

Entidades públicas e privadas, pessoas e famílias possuem diversidades de conjuntos documentais que registram fatos e informações de diferentes épocas. Esses documentos compõem o patrimônio documental da humanidade, o qual requer medidas de reservação, acesso e promoção do seu conhecimento, independente da origem, formato ou suporte dos documentos.


(KICH, Tassiara Jaqueline Fanck; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. Arranjo e descrição arquivística em processos judiciais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, p. 212-227, 2011. p. 214.)


Segundo a Constituição Federal de 1988, a preservação documental:

  • A Compete à administração pública e privada, conforme estabelecido em lei, gerenciar a documentação governamental.
  • B É responsabilidade tanto da administração pública quanto da privada, gerenciar a documentação governamental e seu livre acesso quando solicitado.
  • C Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
  • D Compete à administração pública e privada, conforme estabelecido em lei, gerenciar a documentação governamental e garantir seu livre acesso quando solicitado.

Para atender às necessidades dos usuários, os arquivos devem oferecer uma variedade de serviços, incluindo acesso aos documentos físicos em suas instalações, viabilidade para consultar as bases de dados e catálogos on-line, serviços de pesquisa e reprodução de documentos, entre outros. Além disso, precisam dar orientação e suporte aos usuários para ajudá-los a localizar informações relevantes em seus acervos e compreender a estrutura e organização dos documentos. Para isso, os instrumentos de pesquisa são a mediação entre os usuários e os documentos, e sua principal função é tornar mais fácil a localização e o acesso às informações contidas nos acervos.


(DE FREITAS, Thaís Rodrigues; DA SILVA, Eliezer Pires. Os instrumentos de pesquisa nos arquivos. Logeion: Filosofia da Informação, v. 9, n. 2, p. 246-257, 2023. p. 247. Adaptado.)


Em relação aos instrumentos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A instrumentos de pesquisa também podem ser físicos ou virtuais.
  • B inventários são instrumentos que descrevem as séries documentais existentes nos acervos.
  • C testamentos podem ser utilizados para disposições patrimoniais e não patrimoniais de acervo documental.
  • D catálogos são instrumentos que descrevem os documentos individualmente, permitindo uma busca mais detalhada.

Se considerarmos que o chamado valor histórico não é um atributo inato de determinados documentos, é correto afirmar que tal valor está associado 

  • A ao grau de concentração das informações neles registradas.
  • B ao uso que o pesquisador pode fazer de qualquer documento.
  • C ao nível hierárquico do organismo produtor.
  • D ao prestígio funcional de seus signatários.
  • E à natureza das atividades a que correspondem.