Questões de Arquivos Permanentes (Arquivologia)

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A Política de Descrição visa ao estabelecimento de diretrizes para a elaboração de instrumentos de pesquisa diante de uma enorme quantidade de documentos em idade permanente e a necessidade de sua promoção de pesquisa e de divulgação. Nesse contexto, deve-se estudar a situação dos conjuntos documentais quanto a:



I- Tendências historiográficas.


II- Recursos humanos e financeiros.


III- O estado físico da documentação.


IV- A qualidade das transferências e dos recolhimentos.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

A falta de instrumentos de pesquisa, nos arquivos permanentes, provoca:

  • A o enfraquecimento do valor secundário do documento de arquivo.
  • B a necessidade da adoção de ações de restauro.
  • C um melhor atendimento das demandas da historiografia.
  • D a não exigência da presença de um arquivista de referência.
  • E a consulta desnecessária aos documentos até que se encontre aquele que era desejado.

No campo da ciência da informação, um campo que tem preocupado os profissionais da área é o estabelecimento de uma terminologia específica. Considerando essa informação e no que se refere aos termos que são adotados pela comunidade arquivística brasileira, assinale a opção que apresenta o termo referente a um instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, que inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada.

  • A catálogo
  • B acervo
  • C coleção
  • D acesso
  • E depósito

Uma instituição visa adotar o software AtoM como ferramenta para a promoção do acesso digital ao seu conjunto documental em fase permanente. Nesse cenário, são ações importantes de serem realizadas previamente pelos profissionais responsáveis por esse projeto:



I- Adquirir a licença do software, que é proprietário.


II- Realizar a descrição do conjunto documental com base em normas de descrição, como a ISAD(G).


III- Digitalizar todo o conjunto documental, pois é obrigatória a disponibilização do representante digital no momento da alimentação do software.


IV- Ter a documentação organizada, com um quadro de arranjo já estabelecido em seus diferentes níveis.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B I, II e IV.
  • C I e III.
  • D II e IV.
  • E I.

Um conjunto documental foi recebido do departamento de planejamento, recolhido ao arquivo permanente da instituição. Respeitando os princípios da proveniência e da ordem original, o(s) procedimento(s) a ser(em) seguido(s) no arquivo permanente deve(m) ser:

  • A avaliar os documentos antes de organizá-los;
  • B criar uma organização original, diferente da do departamento de origem;
  • C manter esse conjunto de documentos com uma ordenação separada da dos de outros departamentos;
  • D separar os documentos do departamento em questão pelos assuntos e inserir nos mesmos assuntos dos outros departamentos que já foram recolhidos;
  • E separar os documentos do departamento em questão pelos anos e juntar com os dos mesmos anos dos outros departamentos que já foram recolhidos.