Questões de Conceitos Fundamentais (Arquivologia)

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A arquivologia envolve princípios e práticas para gerenciar documentos, garantindo a preservação, organização, e acesso à informação, com foco na autenticidade e na integridade dos registros em arquivos físicos e digitais.
Com relação à arquivologia, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Princípio da Proveniência é o fundamento que proíbe a mistura de documentos de diferentes origens, assegurando que os documentos arquivísticos mantenham sua relação com o organismo produtor e a função que representam.
II. A Teoria das Três Idades classifica os arquivos em básicos, intermediários e permanentes, conforme a frequência de uso pelos produtores e seus valores primário e secundário.
III. A Tabela de Temporalidade é o instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A arquivologia envolve princípios e práticas para gerenciar documentos, garantindo a preservação, organização, e acesso à informação, com foco na autenticidade e integridade dos registros em arquivos físicos e digitais.
Com relação à arquivologia, analise as afirmativas a seguir:

I. O Princípio da Proveniência é o fundamento teórico da Arquivologia, que proíbe a mistura de documentos de diferentes origens, assegurando que os documentos arquivísticos mantenham sua relação com o organismo produtor e a função que representam.
II. A Teoria das Três Idades classifica os arquivos em básicos, intermediários e permanentes, conforme a frequência de uso pelos produtores e seus valores primário e secundário.
III. A Tabela de Temporalidade é o instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Numa reunião para deliberar sobre os investimentos de uma empresa foi usado um documento textual, vários impressos em papel e, ao final, foi elaborada uma lista de presença. tem como objetivo comprovar quem esteve presente na referida reunião.
Lista de presença, documento textual e impresso em papel, referem-se, respectivamente, à classificação quanto

  • A à espécie, ao gênero e ao suporte.
  • B à espécie, ao suporte e ao gênero.
  • C à tipologia, ao gênero e ao suporte.
  • D ao manuscrito, ao papel e ao gênero.
  • E à natureza do assunto, ao gênero e ao suporte

Os arquivos podem ser classificados quanto às entidades mantenedoras, como

  • A públicos e privados.
  • B setoriais e centrais.
  • C especiais e especializados.
  • D primários e secundários.
  • E ostensivos e sigilosos.

Dentre as características dos documentos de arquivos, a unicidade corresponde a cada registro arquivístico possuir um lugar único na estrutura documental do conjunto ao qual pertence.

  • Certo
  • Errado