“Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental, transferindo-lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador” (Bellotto, 2006, p. 226). Nesse sentido, torna-se fundamental que os arquivos públicos desenvolvam ações culturais e educativas que possam aproximá-los dos seus usuários. Segundo Bellotto (2006), sobre as ações culturais e educativas em arquivos, é importante que,
- A quanto às formas de interação arquivo-educação, se tome como base o exemplo de outros países, sendo, entretanto, cada caso um caso, sem levar em conta diferenças de orçamentos, possibilidades, recursos e documentação disponível, pois não impactam nas estratégias que serão escolhidas.
- B se estabeleça um cronograma de trabalho e se fixe um planejamento de atividades. Não é preciso levar em conta sobretudo o conteúdo programático, pois não é importante para estabelecer a seleção e o preparo do material, parte que cabe ao pessoal do arquivo.
- C os grupos de alunos sejam previamente esclarecidos sobre a feição e o porquê dos documentos de arquivo.
- D parta dos gestores, em especial dos secretários municipais de educação, uma aproximação com as escolas, a concretizar-se em reunião com alguns professores de história ou de estudos sociais do município onde esteja situado.
- E um amplo entrosamento prévio seja encetado entre o professor e o arquivista, permitindo que o arquivista ensine sobre os fatos históricos passados.