Questões de Instrumentos de Pesquisa (Arquivologia)

Limpar Busca

Para apoiar os procedimentos e as operações técnicas de gestão arquivística de documentos, o arquivista necessita utilizar uma série de instrumentos, dentre os quais o inventário.


O inventário tem por finalidade 

  • A descrever unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries ou um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.
  • B descrever conjuntos documentais ou parte dos fundos, trazendo descrição sumária e não analítica.
  • C propiciar uma visão de conjunto dos serviços do arquivo, evidenciando seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga.
  • D apontar nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética, remetendo o leitor às respectivas notações.
  • E representar o conteúdo e a forma dos documentos.

Para atender às necessidades dos usuários, os arquivos devem oferecer uma variedade de serviços, incluindo acesso aos documentos físicos em suas instalações, viabilidade para consultar as bases de dados e catálogos on-line, serviços de pesquisa e reprodução de documentos, entre outros. Além disso, precisam dar orientação e suporte aos usuários para ajudá-los a localizar informações relevantes em seus acervos e compreender a estrutura e organização dos documentos. Para isso, os instrumentos de pesquisa são a mediação entre os usuários e os documentos, e sua principal função é tornar mais fácil a localização e o acesso às informações contidas nos acervos.


(DE FREITAS, Thaís Rodrigues; DA SILVA, Eliezer Pires. Os instrumentos de pesquisa nos arquivos. Logeion: Filosofia da Informação, v. 9, n. 2, p. 246-257, 2023. p. 247. Adaptado.)


Em relação aos instrumentos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A instrumentos de pesquisa também podem ser físicos ou virtuais.
  • B inventários são instrumentos que descrevem as séries documentais existentes nos acervos.
  • C testamentos podem ser utilizados para disposições patrimoniais e não patrimoniais de acervo documental.
  • D catálogos são instrumentos que descrevem os documentos individualmente, permitindo uma busca mais detalhada.

“Os instrumentos de pesquisa são, em essência, obras de referência que identificam, resumem e localizam, em diferentes graus e amplitudes, os fundos, as séries documentais e/ou unidades documentais existentes em um arquivo permanente”. Fonte: BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. Em relação a esse contexto, associe os níveis de descrição apresentados na coluna à esquerda aos seus instrumentos de pesquisa correspondentes elencados na coluna à direita.


(1) Instituição custodiadora


(2) Fundo, grupo/seção ou série


(3) Série, dossiê, processo ou item documental


(4) Item documental



( ) Catálogo seletivo


( ) Guia


( ) Inventário


( ) Índice


( ) Catálogo



A sequência correta é

  • A 4 – 1 – 2 – 4 – 3.
  • B 3 – 1 – 2 – 3 – 4.
  • C 4 – 2 – 3 – 4 – 1.
  • D 3 – 2 – 1 – 4 – 3.
  • E 4 – 1 – 2 – 3 – 4.

Nos arquivos permanentes, a elaboração de instrumentos de pesquisa para identificar, rastrear, localizar dados, seja pela via sumária ou analítica, facilitando o acesso aos documentos e à divulgação do acervo, relaciona-se à atividade de:

  • A descrição e publicação
  • B conservação
  • C referência
  • D arranjo

O instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos é

  • A o inventário. 
  • B a guia.
  • C o índice. 
  • D o catálogo.