Questões de Preservação (Arquivologia)

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Com a crescente produção de documentos arquivísticos digitais, torna-se indispensável a criação de soluções tecnológicas que possam armazenar, preservar e garantir a autenticidade desses documentos, em longo prazo. A Resolução nº 51, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que dá diretrizes para a implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq), define que, para se tornar um RDC-Arq, o repositório deve ser capaz de

  • A atender aos procedimentos arquivísticos em suas diferentes fases e aos requisitos de um repositório digital confiável.
  • B gerenciar os documentos e metadados de acordo com as práticas e normas da arquivologia, especificamente relacionadas à gestão documental, descrição arquivística multinível e preservação.
  • C proteger as características do documento arquivístico, em especial a autenticidade (identidade e integridade) e a relação orgânica entre os documentos.
  • D armazenar e gerenciar materiais digitais, pelo tempo que for necessário.
  • E projetar seus sistemas de acordo com convenções e padrões comumente aceitos, no sentido de assegurar, de forma contínua, a gestão, o acesso e a segurança dos materiais depositados.

Em instituições com instalações hidrossanitárias precárias e deficientes ou em locais suscetíveis a desastres climáticos, a água se torna um agente nocivo à vida útil dos documentos, podendo ocasionar a perda irreparável de patrimônio documental. Para recuperar documentos danificados por água, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) publicou a Resolução nº 34, que recomenda os procedimentos a serem seguidos. Em relação a esses procedimentos, considere as afirmativas seguintes.

I. Expor os documentos ao sol, para secar em luz natural.
II. Colocar documentos fotográficos e películas cinematográficas encharcadas em ambientes com desumidificadores.
III. Utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem dos documentos em papel.
IV. Não secar discos no interior da embalagem.
V. Não congelar documentos em suporte magnético.
VI. Não colocar documentos fotográficos e películas cinematográficas encharcadas em ambientes com desumidificadores.

Estão corretos os procedimentos

  • A IV, V e VI, apenas.
  • B I, II e III, apenas.
  • C I, II, III, IV, V e VI.
  • D V e VI, apenas.
  • E II, V e VI, apenas.

Com base nas normas e legislações relacionadas à organização e preservação de arquivos físicos e digitais, julgue o item que se segue.


A preservação dos documentos arquivísticos digitais arquivados nas fases corrente, intermediária e permanente deve estar associada a um sistema de negócios.

  • Certo
  • Errado

Em relação às práticas de preservação digital, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os documentos digitais podem ser gerados de três formas: por meio de sistemas informatizados através de dados contidos em sistemas gerenciadores de bancos de dados; por processo de digitalização; e/ou diretamente com uso de software ou sistema específico.
( ) O suporte de armazenamento digital é considerado frágil frente às tecnologias convencionais e sua degradação acontece com rapidez.
( ) As instituições devem investir na ampliação da capacidade de armazenamento dos depósitos digitais, pois a documentação digital, por não contar com seu equivalente físico, não possui política de eliminação.
( ) A política de backup garante de forma íntegra e confiável a restauração dos documentos digitais, sistemas informatizados e bases de dados.
( ) A migração contínua da mídia, realizada devido à fragilidade e obsolescência tecnológica, aumenta a garantia de fidedignidade e autenticidade dos documentos digitais.

A sequência está correta em

  • A V, F, V, F, V.
  • B F, V, F, V, F.
  • C V, V, F, V, F.
  • D F, F, V, F, V.

Sobre as funções do arquivo, analise as sentenças:

I - Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na empresa.
II - Avaliar e selecionar os documentos, tendo em vista sua preservação ou eliminação,
III - Garantir o fluxo de pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa.
IV - Arquivar os documentos, visando à recuperação da informação.
V - Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda.
VI - Executar as funções específicas, conforme a organização e administração da instituição.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A As sentenças I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
  • B Todas as sentenças estão incorretas.
  • C Somente as sentenças I, III e V estão corretas.
  • D Somente as sentenças III, IV e V estão incorretas.
  • E Somente as sentenças II, III, IV e VI estão corretas.