Questões de Pesquisa de Opinião (Jornalismo)

Limpar Busca
Sobre a comunicação interna, assinale a alternativa correta.
  • A A comunicação interna estratégica contribui para a busca de informações sobre as relações entre os públicos no ambiente corporativo, mas pouco coopera para a identificação da comunicação informal e a ocorrência de conflitos.
  • B É impossível empregar ferramentas de comunicação organizacional para o planejamento de comunicação interna.
  • C O público interno não pode ser considerado um stakeholder.
  • D Por meio de pesquisas sobre o público interno, é possível trabalhar de forma estratégica com ações e canais de informações específicos, conforme perfis levantados.
  • E Os objetivos do planejamento da comunicação interna não precisam ser bem definidos, pois é importante deixar bem flexíveis as ações.

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE


67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas


Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa


O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)


O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é

  • A as cidades escolhidas.
  • B o tamanho.
  • C a representatividade.
  • D os formulários e roteiros.
  • E a conversão de números absolutos em percentuais.

Em uma pesquisa de opinião, o fator que pode ser desconsiderado na etapa de determinação do tamanho da amostragem é

  • A o espalhamento geográfico da população.
  • B o nível de detalhamento dos resultados esperados.
  • C o instrumento disponível para a pesquisa.
  • D a precisão esperada (margens de erro, intervalo de confiança).
  • E a representatividade em relação à população.

Há uma pesquisa descritiva que procura saber sobre atitudes, pontos de vista e preferências que as pessoas têm a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decisões. Esta modalidade de pesquisa é a mais divulgada pelos meios de comunicação, pois permite tratar de temas do cotidiano, como intenções de votos, de compras e de consumo e verificar tendências a respeito de temas polêmicos.

(Antonio José Manzato & Adriana Barbosa Santos, A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Adaptado)


Essa forma de pesquisa descritiva é chamada de

  • A Pesquisa de Motivação.
  • B Estudo de Caso.
  • C Pesquisa de Opinião.
  • D Estudos Descritivos.
  • E Pesquisa Documental.

Os artigos de jornais não só são transformados pelo público dos cafés em objeto das respectivas discussões, mas também são entendidos como parte integrante deles; isso se mostra no dilúvio de cartas, das quais os editores semanalmente publicavam uma seleção [...] Também a forma de diálogo, que muitos artigos mantêm, testemunha a proximidade da palavra falada. Transporta para um outro meio de comunicação, continua-se a mesma discussão para, mediante a leitura, reingressar no meio anterior, que era a conversação. HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984, com adaptações.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A Os meios de comunicação desenvolveram um aparato que propaga as ideias propostas; esse aparato cria um vínculo contínuo entre emissor e receptor, originando a prática da opinião pública.
  • B Os pontos de vista são critério de participação, e, quanto mais dispersa a comunicação, maior o poder da opinião pública.
  • C A opinião pública pode ser medida somente por meio de questionários bem delimitados de acordo com contexto e tema.
  • D A opinião pública não se relaciona com jornais, revistas ou qualquer mídia de massa; ela está ligada imparcialmente à opinião do cidadão.
  • E Apenas instituições públicas se ocupam da opinião pública.