Questões de Emilia Ferrero (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando os fundamentos teóricos de Emília Ferreiro acerca do processo de construção da leitura e da escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, é CORRETO:

  • A Estimular a repetição sistemática de sequências alfabéticas, atribuindo relevância à memorização de códigos visuais, na elaboração de hipóteses, independentemente do contexto de uso.
  • B Oferecer atividades de caligrafia e cópia de textos convencionais, conduzindo os estudantes à reprodução de modelos prontos e avaliando o nível de exatidão praticado.
  • C Organizar o ensino em torno de exercícios estruturados, dirigidos pelo professor, centrando a atenção no domínio formal das regras gramaticais e gráficas de acordo com as hipóteses da escrita.
  • D Proporcionar situações em que as crianças elaborem hipóteses sobre o sistema de escrita, incentivando reflexões sobre a função social da leitura e promovendo práticas que valorizem seus avanços.

Analise as afirmativas a seguir sobre grandes autores que influenciaram a educação de crianças e suas contribuições e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Jean Piaget concebe que a criança atinge o pensamento lógico-abstrato precocemente, atribuindo papel mínimo ao ambiente; para ele, a construção do conhecimento advém prioritariamente de fatores maturacionais inatos.
( ) Lev Vygotsky defende que o desenvolvimento cognitivo está fortemente vinculado às interações sociais e culturais, enfatizando a mediação de adultos ou pares mais experientes e o uso da linguagem como ferramenta de construção interna.
( ) Emília Ferreiro, ao investigar a aquisição da leitura e da escrita, demonstra que a criança formula sucessivas hipóteses sobre o sistema alfabético, partindo de desenvolvimentos pré-silábicos rumo ao alfabético, ressaltando o valor do conflito cognitivo ao confrontar suas concepções com a escrita convencional.
( ) Maria Montessori propõe um “ambiente preparado” que promova a autonomia das crianças, defendendo a observação atenta do professor e a apresentação sequenciada de materiais em consonância com períodos sensíveis de aprendizagem.
( ) Paulo Freire valoriza a leitura de mundo e a leitura da palavra desde os primeiros anos, postulando que a educação deve fomentar a consciência crítica, o diálogo e a transformação social, inclusive na infância.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F – V.
  • B F – V – V – F – V.
  • C F – V – V – V – V.
  • D V – V – F – V – F.

"Forme uma sentença com os sinais apresentados no quadro. Não é preciso utilizar todos! Registre o que se passa em sua mente: as dificuldades que você está encontrando e as soluções que está dando a elas; os procedimentos e os conhecimentos que você está utilizando para realizar a atividade."
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
SOARES, Magda (2013); P.18
Sobre a atividade proposta, Magda Soares afirma que é:

  • A um tipo de tarefa executada de forma automática, sem considerar as estratégias ou o raciocínio por trás da execução.
  • B um exemplo de atividade de base metacognitiva.
  • C um mero exercício de combinação de dados, incapaz de nos ajudar a compreender diferentes aspectos do aprendizado da linguagem escrita.
  • D o tipo de atividade que não possibilita refletir sobre o próprio pensamento, sobre os processos cognitivos.

Para Soares (2013) alfabetização é:

  • A um termo que designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.
  • B o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades envolvidos no uso da língua em práticas sociais e necessários para uma participação ativa e competente na cultura escrita.
  • C um processo que envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados exclusivamente ao funcionamento das capacidades motoras para manipular os instrumentos e equipamentos de escrita.
  • D um processo que deve ser dissociado do letramento.

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


A teoria da psicogênese da língua escrita considera que os sujeitos se alfabetizam apenas por meio do convívio intenso com o material escrito que circula nas práticas sociais, ou seja, do convívio com a cultura escrita. 

  • Certo
  • Errado