Questões de Pensamento Pedagógico Brasileiro (Pedagogia)

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As características da posição teórica de Paulo Freire fazem com que ela seja chamada de Pedagogia Libertadora.


As opções a seguir descrevem esta perspectiva, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A educação sempre tem um posicionamento político, o que favorece um determinado tipo de sociedade.
  • B Os conteúdos de ensino devem ser aproximados criticamente das realidades sociais imediatas dos estudantes.
  • C A transmissão direta de conhecimentos do educador ao aluno é a melhor forma de produzir sujeitos livres.
  • D Os conhecimentos devem servir como ferramentas práticas com as quais os oprimidos transformam sua situação.
  • E A relação entre o educador e o aluno comporta a horizontalidade e a reciprocidade do diálogo.

Leia o trecho a seguir.


O pensamento pedagógico nutre-se da prática dos educadores, ao mesmo tempo que também a ilumina; “a prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada”. Essa prática é, em primeiro lugar, a própria prática do educador que pensa a teoria, mas é, também, a prática coletiva dos educadores.


GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.



O trecho acima versa sobre as relações entre teoria e prática, assim como entre individual e coletivo, no que diz respeito à educação.


Assinale a opção que reflete, corretamente, a posição afirmada.

  • A O pensamento pedagógico deve informar a prática e ser informado por ela, de maneira recursiva.
  • B A prática educacional tem sua razão de ser nas ideias de alguns indivíduos que lideram o processo.
  • C Os indivíduos educadores aprendem na prática a desempenhar seu papel, e não na teoria.
  • D A prática dos educadores deve partir de um momento anterior de gestação coletiva de ideias.
  • E Os coletivos pedagógicos estão acima dos próprios indivíduos que o compõem e que devem segui-lo.

Refere-se a um movimento pedagógico do final do século XIX e início do XX, que transformou a educação tradicional, priorizando a criatividade, a individualidade e a participação ativa do aluno. Influenciadores como John Dewey, Maria Montessori e Anísio Teixeira marcaram essa proposta, hoje referência na pedagogia moderna, com foco na formação integral e na autonomia:

  • A Pedagogia de Projetos.
  • B Escola Nova.
  • C Educação Bancária.
  • D Educação a Distância.

As grandes linhas de pensamento pedagógico brasileiro podem ser definidas/classificadas CORRETAMENTE como:

  • A Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
  • B Tendências econômicas gerais.
  • C Tendências da escola normal e da escola especial.
  • D Tendência da Escola Nova e do Positivismo.
  • E A única tendência aceita é da Fenomenologia.

As tendências e pensamentos pedagógicos são influenciados pelo momento cultural e político da sociedade. A pedagogia libertadora, uma das vertentes das tendências progressistas, apresenta características distintas. Sobre os princípios e práticas dessa abordagem pedagógica, assinale a alternativa correta.

  • A Valoriza a disciplina e a hierarquia na sala de aula, com o professor como autoridade máxima.
  • B Foca na individualidade do aluno, permitindo que ele aprenda no seu próprio ritmo, sem interferência externa.
  • C Prioriza a transmissão de conteúdos acadêmicos, visando à adaptação do aluno ao mercado de trabalho.
  • D Enfatiza a conscientização política e social, promovendo a transformação da realidade através da educação.