Questões de Pensamento Pedagógico Brasileiro (Pedagogia)

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As tendências e pensamentos pedagógicos são influenciados pelo momento cultural e político da sociedade. A pedagogia libertadora, uma das vertentes das tendências progressistas, apresenta características distintas. Sobre os princípios e práticas dessa abordagem pedagógica, assinale a alternativa correta.

  • A Valoriza a disciplina e a hierarquia na sala de aula, com o professor como autoridade máxima.
  • B Foca na individualidade do aluno, permitindo que ele aprenda no seu próprio ritmo, sem interferência externa.
  • C Prioriza a transmissão de conteúdos acadêmicos, visando à adaptação do aluno ao mercado de trabalho.
  • D Enfatiza a conscientização política e social, promovendo a transformação da realidade através da educação.

Sobre a abordagem histórico-crítica da educação, analisem-se as seguintes afirmativas:

I. Um de seus principais representantes é Piaget.
II. O professor dosa a quantidade de conhecimento apresentado de acordo com a capacidade técnica do estudante.
III. O Professor tem um papel central de levar conhecimento ao aluno.

Está(ão) correta(as) a(s) afirmativas(s)

  • A I e III.
  • B I e II.
  • C II e III.
  • D II, somente.

Sobre os pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A produção filosófica contemporânea hegemônica proporciona subsídios para que as crianças sejam educadas na escola a partir da noção abstrata e atemporal de “crianças em si” ou “ser humano em si”.
( ) O pensamento sociológico possibilita ao educador a compreensão da escola a partir do contexto social e histórico em que ela existe.
( ) A psicologia contribui para a atuação dos pedagogos na medida em que as crianças têm muitos problemas e o professor precisa, portanto, também atuar como psicólogo na escola.
( ) A perspectiva sociocultural defende que o ser humano constitui-se como tal nas e a partir das suas interações com o meio e os outros seres humanos.


Assinale a sequência correta.

  • A V, F, V, F
  • B V, F, V, V
  • C F, V, F, F
  • D F, V, F, V

De acordo com o pensamento positivista clássico sobre a educação, que tem sua principal representatividade nos trabalhos de Émile Durkheim, educação e pedagogia são fenômenos distintos. Neste prisma, como esta distinção pode ser explicada?

I. Educação é uma ação constante e geral exercida por pais e professores sobre as crianças, já a Pedagogia não se refere a ações, mas a teorias. A pedagogia é, portanto, uma explicitação das maneiras de conhecer, mas não de praticar a educação.
II. A pedagogia consiste na ação em detrimento das teorias. As ações da pedagogia explicitam as maneiras de praticar a educação. A pedagogia é a ciência da educação.
III. A educação é uma reflexão filosófica sobre a pedagogia. A pedagogia é algo permanente, visto que é inerente aos homens e à sociedade refletir a todo momento. Com efeito a educação enquanto reflexão filosófica existiu em todos os momentos históricos, diferente da pedagogia que só existe porque a educação a reflete e a representa na subjetivamente humana. Por isto, sob o ponto de vista durkheimiano é correto afirmar que a educação é intermitente e a pedagogia é contínua.

  • A Apenas I e III.
  • B Somente a I.
  • C Apenas II e III
  • D Somente a II.

Como explicou o filósofo soviético Pavel Vassílyevitch Kopnin, “antes de Hegel a ontologia procurava essências imóveis, eternas, abstraindo o processo de conhecimento, a gnosiologia estudava as capacidades cognitivas do espírito humano independente das leis objetivas e a lógica descrevia as formas subjetivas de pensamento, abstraindo o conteúdo destas”. Foi a partir dos trabalhos teóricos de Hegel, com base na identidade entre o pensamento e o ser, que os esses três campos mencionados (ontologia, gnosiologia e lógica) se uniram. Para Hegel, “as leis do mundo objetivo (natureza) são as mesmas leis da lógica, só que isto ocorre no reino do outro ser da idéia – na natureza: segundo Hegel, tudo o que ocorria e tudo o que ainda ocorre no mundo é idêntico àquilo que ocorre no seu próprio pensamento” (KOPNIN, 1978. p. 50).
Diante do exposto é correto afirmar que a filosofia hegeliana é conhecida como:

  • A Dialética idealista.
  • B Materialismo histórico-dialético.
  • C Positivista.
  • D Pós-estruturalista.