Questões de Jornalismo Público (Jornalismo)

Limpar Busca

As grandes coberturas exigem um grande esforço dos profissionais. Esse é o caso das coberturas em eleições.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

  • A A cobertura nas eleições exige – o que é comum no jornalismo político – um olhar ainda mais apurado sobre a possibilidade de fake news, de manipulações em geral.
  • B As coberturas em eleições, por serem muitas vezes polêmicas e conflituadas, exigem do profissional de imprensa apenas relato dos fatos, a fim de não revelar parcialidade.
  • C Nesse tipo de cobertura, não importa o contexto sobre o momento importante da democracia. Importa apenas o fato.
  • D As coberturas em eleições envolvem apenas os jornalistas políticos, ou seja, o resto da redação não participa dessa cobertura.
  • E Um bom jornalista buscará fatos e fontes novos. A novidade é importante. Logo, não haverá preocupação com apuração mais detalhada.
São campos de atuação do jornalista especializado:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:
  • A As alternativas I e II são corretas e a III é falsa
  • B As alternativas I e III são corretas e a II é falsa.
  • C As alternativas II e III são corretas e a I é falsa.
  • D A alternativa II é correta e a I e III são falsas.
  • E A alternativa I é correta e a II e III são falsas.

Com base nas ideias suscitadas pelo texto anterior, assinale a opção correta.

  • A A pesquisa mostra que, mesmo após 25 anos da criação do primeiro sítio eletrônico jornalístico brasileiro, a internet ainda não se estabeleceu como meio de comunicação confiável para a opinião pública.
  • B A pesquisa revela que o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens pouco altera o ecossistema midiático, que continua sendo monopolizado pelas organizações de mídia.
  • C Em um contexto de falta de confiança da população em relação às redes sociais, as instituições públicas devem evitar utilizá-las como ferramentas de comunicação.
  • D O aumento da difusão de notícias falsas e de campanhas de desinformação reforça a necessidade de maior transparência dos atos das instituições públicas e de atuação delas na comunicação de temas de interesse público.
  • E O resultado da pesquisa reforça uma das principais premissas da corrente teórica cultural studies: a capacidade dos meios de comunicação de produzir interpretações hegemônicas do mundo, ignorando as experiências individuais e coletivas dos receptores.

Pesquisadores do campo da comunicação identificam a fusão entre o mundo dos negócios e o Estado e acreditam na possibilidade de estruturação de uma prática que possa contribuir para identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico e facilitar a ação governamental para garantir o debate público. Essa área do campo da comunicação corresponde à Comunicação

  • A Política.
  • B Governamental.
  • C Cídadã.
  • D Empresarial.
  • E Pública.