Questões de Instrumentalidade do Serviço Social (Serviço Social) Página 6

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No contexto do exercício profissional do Assistente Social, como a reflexão sobre a instrumentalidade pode impactar a abordagem das condições objetivas e subjetivas no trabalho diário?

  • A A reflexão sobre a instrumentalidade leva os Assistentes Sociais a adotar uma abordagem uniforme e inflexível em todas as situações, ignorando as variações nas condições objetivas e subjetivas dos indivíduos e contextos com os quais trabalham.
  • B A consideração da instrumentalidade permite que os Assistentes Sociais desenvolvam práticas mais efetivas ao reconhecerem a importância de adaptar suas intervenções às condições sociais e individuais, promovendo um alinhamento mais preciso entre suas abordagens e as necessidades reais dos clientes.
  • C A reflexão sobre a instrumentalidade sugere que os Assistentes Sociais devem focar exclusivamente em suas experiências pessoais e subjetivas, sem levar em conta as condições objetivas e estruturais do ambiente em que atuam.
  • D A análise da instrumentalidade é relevante apenas para os aspectos técnicos da prática profissional, sem impacto significativo na forma como os Assistentes Sociais abordam as condições sociais e individuais de seus clientes.

Guerra (2022) aponta vários fatores que promovem uma instrumentalidade rica, ou seja, uma prática alinhada com a proposta do projeto da profissão do(a) assistente social. São situações que representam uma instrumentalidade rica, EXCETO:

  • A Articular-se com os movimentos sociais e sindicais para arregimentar forças.
  • B Negociar com a instituição em prol dos interesses dos usuários.
  • C Ousar criar novos instrumentos emancipatórios em detrimento dos que subordinam.
  • D Reproduzir práticas imediatistas para resolver as situações apresentadas.
  • E Veicular as informações que são de importância para o usuário.

O tema instrumentalidade no serviço social remete, à primeira vista, ao uso dos instrumentos e técnicas no cotidiano profissional do assistente social.

A instrumentalidade, entretanto, segundo os estudiosos dos fundamentos do serviço social, se refere

  • A à justa articulação entre a teoria e a prática.
  • B à importância da formação continuada para assegurar as boas práticas profissionais.
  • C ao projeto ético político da profissão.
  • D aos fundamentos teórico-metodológicos da profissão.
  • E a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.

No contexto da instrumentalidade na prática do assistente social, qual método é utilizado para obter um entendimento aprofundado das condições de vida dos usuários, identificando suas necessidades, demandas e potencialidades?

  • A Planejamento Estratégico: Método voltado para a definição de metas institucionais a longo prazo, sem foco na investigação direta das condições de vida dos usuários.
  • B Estudo de Caso: Abordagem que permite uma análise detalhada da situação social, econômica e cultural do usuário, considerando seu histórico e o contexto em que vive para formular um diagnóstico social preciso.
  • C Análise SWOT: Ferramenta de gestão que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mais utilizada em ambientes corporativos do que na intervenção social direta.
  • D Avaliação por Competências: Focada na medição de habilidades técnicas e comportamentais de indivíduos em ambientes de trabalho, sem o objetivo de diagnosticar situações sociais.

O assistente social, profissional que compõe a equipe multiprofissional de educação no ambiente escolar, pode colaborar com a efetivação de alguns princípios contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996), como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. O assistente social atua no desenvolvimento de atividades que fortalecem ações de gestão democrática e participativa no campo educacional por meio da instrumentalização de segmentos sociais tais como coletivos estudantis, associações de pais e de moradores e profissionais da educação.

Assim, o assistente social vem contribuindo com as conexões entre a escola, a família e a sociedade, visando

  • A esgotar as possibilidades de intervenção frente as refrações da questão social demandadas na comunidade escolar.
  • B articular a política de educação com as demais políticas intersetoriais, priorizando o Sistema Único de Saúde.
  • C à concretização da universalização do acesso ao ensino e à superação das desigualdades sociais.
  • D o planejamento de ações, referenciadas pelos elementos constitutivos do projeto político-pedagógico da unidade escolar assim como o perfil geográfico onde está situada a unidade de ensino.
  • E priorizar abordagens individuais e atuação junto às famílias como estratégias de trabalho objetivando assegurar às condições de permanência na educação escolarizada, em atenção aos enunciados dos organismos internacionais.