Questões de Educação e Serviço Social (Serviço Social)

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A particularidade do trabalho da(o) assistente social na educação expressa a dinâmica contraditória dessa política na sociedade capitalista, sendo constituída por diferentes dimensões voltadas à

  • A socialização de informações, à dignidade da pessoa humana e à qualidade social, todas capturadas nas particularidades da unidade escolar pelas(os) usuárias(os) com vistas à garantia da pedagogia das competências.
  • B defesa da equidade, à liberdade como valor central e à justiça na constituição do ser social, todas pautadas nos princípios da pedagogia da autonomia com vistas à defesa da democracia e da liberdade da classe trabalhadora.
  • C conquista dos direitos sociais e humanos, à superação do preconceito e à participação popular, todas estruturadas na lógica social do capital com vistas à proteção social e ao respeito pela igualdade de oportunidade.
  • D garantia do acesso e da permanência, à gestão democrática e à qualidade da educação, todas inscritas no bojo das lutas sociais pelo reconhecimento da educação como direito com vistas à emancipação humana.

Em “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação” (2013), o CFESS (2013) discute alguns fatos sobre a educação sob o prisma do capital. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. A educação se converte em um conjunto de práticas sociais que contribuem para a internalização dos consensos necessários à reprodução ampliada deste sistema.
II. A partir do modo como a educação se realiza e do seu potencial de transformação, é possível instaurar a construção histórica de uma educação emancipadora, cujas condições dependem de um amplo processo de universalização do trabalho e da educação como atividade humana autorrealizadora.
III. Uma educação de caráter emancipador só é possível a partir da educação escolarizada, tendo em vista de que é ela que tem o privilégio exclusivo de produzir a contra-hegemonia que atravessa todos os domínios da vida social.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Na Educação Superior, a atuação do Assistente Social em equipes multiprofissionais favorece a construção de práticas interdisciplinares que ampliam a efetividade das políticas institucionais. Nesse contexto, é correto afirmar que

  • A o Assistente Social deve pautar sua atuação apenas na aplicação das normativas institucionais, garantindo o cumprimento das regras estabelecidas.
  • B a presença do Assistente Social em equipe multidisciplinar contribui para a formulação de estratégias para promover a equidade no acesso e na permanência estudantis.
  • C a interdisciplinaridade no trabalho do Assistente Social restringe-se à interação com profissionais em diálogo com a gestão administrativa.
  • D o Assistente social deve atuar de forma independente, evitando interagir com outros profissionais, para manter a especificidade e o sigilo de sua atuação.
  • E a integridade no atendimento aos usuários no Ensino Superior ocorre de maneira automática, sem necessidade de planejamento e de articulação entre as diferentes áreas.

Segundo a Resolução nº 269/2006 — NOB-RH/SUAS, a capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser feita de forma:

  • A Autoritária e regional.
  • B Centralizada e insustentável.
  • C Temporária e sistemática.
  • D Avaliada e monitorada.

Acerca da função do Educador Social, leia as informações abaixo:

I. Visa garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal, social e a adolescentes em conflito com a lei.
II. É um profissional de nível superior graduado e suas atividades contribuem para o fortalecimento da função protetiva da família, da prevenção de rompimento de vínculos familiares e comunitários.
III. É sua atribuição coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas II.
  • D Apenas I e III.