Questões de Educação e Serviço Social (Serviço Social)

Limpar Busca

No processo de gestão de condicionalidades, qual etapa envolve o registro, por parte das equipes municipais de saúde e educação, dos dados sobre o cumprimento das condicionalidades das famílias?

  • A Geração do Público para Acompanhamento.
  • B Repercussão.Período de Registro do Acompanhamento das Condicionalidades.
  • C Período de Registro do Acompanhamento das Condicionalidades.
  • D Disponibilização de Informações.

O pedagogo que atua no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) desempenha um papel crucial em situações de vulnerabilidade social. Considerando a atuação desse profissional, assinale a alternativa que melhor descreve suas responsabilidades:

  • A O pedagogo atua somente na área da educação infantil, sem relação com questões sociais.
  • B O pedagogo no CRAS deve intervir em situações de vulnerabilidade social, oferecendo apoio e desenvolvendo potencialidades nos atendidos, visando sua emancipação social.
  • C O pedagogo é um profissional que não precisa interagir com outros setores, pois seu trabalho é exclusivamente individual.
  • D O pedagogo é responsável apenas por ministrar aulas formais para crianças em idade escolar.

O pedagogo desempenha um papel essencial no contexto socioeducativo do CREAS, contribuindo para a assistência social e a educação. Assim, avalie as proposições:

I. O CREAS é responsável por prestar serviços a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência.
II.O pedagogo no CREAS deve adotar práticas educativas que visam a transformação da realidade e não apenas a manutenção do status quo.
III.A Educação Social é uma prática educativa que se limita à transmissão de conteúdos escolares tradicionais.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • B Apenas a proposição II está correta.
  • C Apenas a proposição III está correta.
  • D Apenas as proposições II e III estão corretas.

Em se tratando da atuação profissional do serviço social no campo da educação, Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente:

( ) Não se restringe ao segmento estudantil nem às abordagens individuais.
( ) Envolve também ações junto às famílias, aos professores e professoras, aos demais trabalhadores e trabalhadoras da educação, aos gestores e gestoras dos estabelecimentos públicos e privados, aos/às profissionais e às redes que compõem as demais políticas sociais, às instâncias de controle social e aos movimentos sociais.
( ) As ações não só de caráter individual, mas também coletivo, administrativo-organizacional, de investigação, de articulação, de formação e capacitação profissional.
( ) Não tem apenas dimensão técnica, mas ética, política e teórica.

  • A V, F, V, V.
  • B F, F, V, V.
  • C V, V, V, V.
  • D F, V, V, F.
  • E V, V, F, V.

No que se refere à Pesquisa em Serviço Social, esta tem mostrado a evolução da relação histórica entre o Serviço Social e a educação ao longo do tempo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) O Serviço Social nunca esteve relacionado com o campo da educação, sendo sua atuação restrita a outros campos de intervenção social.
( ) A relação entre o Serviço Social e a educação foi estabelecida somente no final do século XX, com o surgimento de novas teorias pedagógicas.
( ) A associação entre Serviço Social e educação está ligada à possíveis campos de atuação profissional dos assistentes sociais.
( ) A relação entre o Serviço Social e a educação está presente desde o surgimento da profissão, com a escola sendo um dos primeiros espaços de atuação dos assistentes sociais, e evoluiu para incluir debates sobre a educação popular e o avanço teórico e político na formação dos profissionais.
( ) O Serviço Social teve uma relação limitada com a educação, sendo sua atuação focada apenas em questões administrativas nas escolas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • F • F
  • B V • F • V • F • V
  • C V • F • F • V • F
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • V • V • F