Questões de Função Social da Imagem (Jornalismo)

Limpar Busca

A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens

  • A materiais e imagens não materiais.
  • B bidimensionais e imagens tridimensionais.
  • C representativas e imagens não representativas.
  • D produzidas por meios mecânicos e imagens produzidas por meios humanos.
  • E estáticas e imagens móveis.

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.

“Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não se devem confundir os _____ com os materiais ou o meio de expressão, a madeira ou a argila, a tinta ou o filme. Esses elementos constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento” (DONDIS, 1991, p. 51). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Elementos naturais
  • B Elementos visuais
  • C Elementos químicos
  • D Elementos materiais

Entre as várias técnicas fotográficas, o Panning se destaca por capturar uma imagem com quais características?

  • A Um elemento da imagem aparece desfocado e o plano de fundo aparece borrado, construindo a ilusão de movimento.
  • B Um elemento da imagem aparece congelado, enquanto outros elementos ficam borrados, construindo a ilusão de movimento.
  • C Um elemento de luz é colocado borrado na imagem, enquanto o plano de fundo é capturado com pouca luminosidade.
  • D Um elemento da imagem cria uma silhueta escura, enquanto o plano de fundo é retratado com alta luminosidade.
  • E Um elemento da imagem é centralizado, enquanto há uma distorção da luz que reflete diretamente na lente.

Christopher Vogler conceitua alguns arquétipos básicos para construção de personagens em uma narrativa. Eles estão presentes em quase todas as histórias que conhecemos e permitem ao público identificar-se com os personagens e/ou com suas histórias. Segundo o autor, estes arquétipos são: o Herói, o Mentor, o Guardião, o Arauto, o Camaleão, o Sombra e o Pícaro.


A respeito destes, assinale a alternativa correta que se adequa aos conceitos apresentados por Vogler.

  • A O Guardião representa as mudanças e também possui a função de motivar. Pode ser representado por um personagem, ou simplesmente um acontecimento, que aparecerá no início da jornada e será responsável por fornecer a energia para o Herói, irá propor seu desafio
  • B O Mentor está baseado na expressão dos personagens que ensinam e protegem os heróis, dando-lhes certos conhecimentos e dons. Geralmente são inspirados pela sabedoria divina e entusiasmam em seus ensinamentos
  • C O Arauto não é o principal vilão, pode ser seu capataz ou mercenário, contratado para guardar algo. São os que ao longo da trajetória do Herói, o colocarão a prova, testarão sua capacidade e serão as representações de suas principais neuroses
  • D O Pícaro, também conhecido como o vilão, antagonista ou inimigos, pois representa o lado obscuro, o medo, todos os aspectos que não queremos expressar ou demonstrar
  • E O Sombra, pode ser representado por um palhaço ou qualquer figura cômica que incorpora o desejo de mudar o mundo de forma saudável e divertida, trazendo à tona muitas vezes questões de hipocrisia e alertando para problemas graves que passam por comuns