Questões de Conceitos de Imagem (Jornalismo)

Limpar Busca

A maioria dos pesquisadores concorda que a relação da imagem (do fotojornalismo, da televisão etc) com o real apresenta três valores. Um desses valores corresponde à afirmação de que “a imagem serve de_______ quando representa um conteúdo cujos caracteres não são visualmente refletidos por ela” (Rudolf Arnheim).
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.

  • A signo
  • B representação
  • C símbolo
  • D referência
  • E substrato

A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens

  • A materiais e imagens não materiais.
  • B bidimensionais e imagens tridimensionais.
  • C representativas e imagens não representativas.
  • D produzidas por meios mecânicos e imagens produzidas por meios humanos.
  • E estáticas e imagens móveis.

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.
No que se refere à estrutura e aos processos de elaboração da notícia, em diferentes plataformas, julgue o item.

No rádio, o público precisa imaginar as pessoas, os lugares e as coisas em uma notícia. Com o recurso de palavras, o jornalista deve criar imagens poderosas e simples, situação em que o uso de adjetivos se faz necessário e simplifica a comunicação.
  • Certo
  • Errado

“Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não se devem confundir os _____ com os materiais ou o meio de expressão, a madeira ou a argila, a tinta ou o filme. Esses elementos constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento” (DONDIS, 1991, p. 51). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Elementos naturais
  • B Elementos visuais
  • C Elementos químicos
  • D Elementos materiais