Questões de Teoria da Imagem (Jornalismo)

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Tendo em vista que os elementos fotográficos que permitem a construção e a captura da imagem podem representar e caracterizar a linguagem fotográfica, assinale a opção correta acerca de tais elementos.

  • A Plano refere-se ao distanciamento da câmara em relação ao objeto, sem contemplar o arranjo dos elementos de cena no enquadramento.
  • B Foco possibilita manipular o tamanho da imagem, mas não permite controlar sua nitidez.
  • C Composição corresponde à organização visual dos elementos, fruto da influência mútua dos componentes visuais.
  • D Equilíbrio não tem relação com a composição em si, mas, sim, com a capacidade do fotógrafo de manter-se em equilíbrio no ambiente.
  • E Iluminação permite destacar um elemento em detrimento de outros, mas não acrescentar aspecto subjetivo, podendo, ainda, diminuir as possibilidades de interligação entre elementos da linguagem.

Em relação ao uso de imagens em produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A No Adobe Photoshop, é impossível aplicar filtros para desfocar o plano de fundo de uma imagem.
  • B A disponibilização de material fotográfico em salas de imprensa online deve prezar pela atualidade e pela exclusividade.
  • C O uso de imagens de qualidade em um release aumenta as chances de aproveitamento do material por redações jornalísticas.
  • D A fotografia é um instrumento secundário na construção da visibilidade e da imagem corporativa da organização.
  • E O After Effects pode ser utilizado para criar animações de texto para produtos visuais comunicacionais, mas sem a possibilidade de recursos 2D e 3D.

Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura

  • A concentra-se na análise intratextual das produções audiovisuais.
  • B permite a análise textual reduzida às formalizações linguísticas do texto verbal e oral.
  • C permite a análise de sequências de imagens, gráficos, sons e locuções que compõem as diferentes linguagens culturais, suscitando a multiplicidade de sentidos.
  • D possibilita a compreensão das produções audiovisuais, centrada no modelo unidirecional do sentido e na unicidade do texto linguístico.

Quanto ao paradigma da imagem e da representação fotográfica, considera-se que imagens podem ser reproduzidas à vontade e alcançar cada receptor isolado, onde quer que ele esteja. Em relação a esses paradigmas, assinale a opção correta.

  • A As imagens tornam-se cada vez menos transportáveis.
  • B Uma imagem, isoladamente, não é uma mensagem.
  • C Uma imagem tem emissor, mas nem sempre se direciona a um receptor.
  • D Uma imagem é uma questão de transporte que, invariavelmente, estabelece uma relação de procura do receptor pelo emissor.
  • E Os receptores das imagens são cada vez mais imóveis.

Leia o texto.
“Os elementos da percepção: o que se percebe Assim a percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos. Como toda informação, está codificada — em um sentido que não é o da semiologia: os códigos são, aqui, regras de transformação naturais (nem arbitrárias, nem convencionais) que determinam a atividade nervosa em função da informação contida na luz. Falar de codificação da informação visual significa, pois, que nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Em essência, essas regularidades referem-se a três características da luz: sua intensidade, seu comprimento de onda e sua distribuição no espaço.” 
Fonte: AUMONT, Jacques – A imagem, 2ª. Ed., Campinas/SP: Papirus, 1995, p. 22
Sobre a percepção visual de uma fotografia, considere as afirmações:
I o registro da imagem pela câmera acontece porque ela capta a luz refletida pelos elementos. Esse processo imita o que ocorre no olho humano. Por isso, fotografia, uma palavra de origem grega, significa a arte de escrever com a luz.
II as células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.
III a percepção visual resulta da captação da luz que se reflete nos objetos e que é convertida em impulsos enviados ao córtex visual que se encarrega de processar e interpretar as informações recebidas. (...). De acordo com a neurociência, porém, o processo de formação da imagem mental não ocorre apenas através da visão. O neurologista e neurocientista António Damásio define como imagem “a estrutura mental construída a partir de sinais provenientes de cada uma das modalidades sensoriais – visuais, auditivas, olfativas, gustativas e somatossensoriais”.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

  • A as afirmações I, II e III estão corretas.
  • B apenas a afirmação I está correta.
  • C apenas a afirmação II está correta.
  • D apenas a afirmação III está correta.
  • E apenas as afirmações I e II estão corretas.