Questões de Teoria da Imagem (Jornalismo)

Limpar Busca

Sobre a leitura semiótica de uma imagem, assinale a alternativa incorreta.

  • A A semiótica tem por objeto de estudo qualquer sistema sígnico.
  • B São estabelecidas diferenças entre o sentido de uma imagem o seu significado, no qual o primeiro refere-se a uma convenção estabelecida pelo senso comum e o último a algo pessoal e intransferível.
  • C Para a semiótica, tudo é passível de interpretação e tem um significado.
  • D Reconhecer um elemento de uma imagem não significa que a estamos compreendendo e decodificando, pois o ser humano trabalha com formas simbólicas.
  • E A imagem é um signo e, por isso, representa algo e precisa ser lida e decodificada, uma vez que ajuda construir sentidos para aquilo que se observa.

A Gestalt é uma teoria psicológica alemã sobre o fenômeno da percepção visual. A imagem abaixo expressa e exemplifica a seguinte Lei da Gestalt:

Imagem não encontrada

  • A pregnância;
  • B unidade;
  • C segregação;
  • D continuidade;
  • E fechamento.
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica é um dos textos mais conhecidos do teórico Walter Benjamin, no qual ele
  • A discute os impactos de tecnologias como a fotografia e o cinema sobre a aura das obras de arte.
  • B defende que as reproduções fiéis de uma obra de arte tenham o mesmo valor da obra original.
  • C afirma que as obras de arte só puderam ser reproduzidas com o advento das linguagens técnicas como a fotografia.
  • D afirma que, com a reprodutibilidade técnica, as falsificações de obras de arte feitas manualmente recobram a sua aura
  • E propõe que aura inerente às obras de arte está presente também em suas reproduções.

Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura

  • A concentra-se na análise intratextual das produções audiovisuais.
  • B permite a análise textual reduzida às formalizações linguísticas do texto verbal e oral.
  • C permite a análise de sequências de imagens, gráficos, sons e locuções que compõem as diferentes linguagens culturais, suscitando a multiplicidade de sentidos.
  • D possibilita a compreensão das produções audiovisuais, centrada no modelo unidirecional do sentido e na unicidade do texto linguístico.

Quanto ao paradigma da imagem e da representação fotográfica, considera-se que imagens podem ser reproduzidas à vontade e alcançar cada receptor isolado, onde quer que ele esteja. Em relação a esses paradigmas, assinale a opção correta.

  • A As imagens tornam-se cada vez menos transportáveis.
  • B Uma imagem, isoladamente, não é uma mensagem.
  • C Uma imagem tem emissor, mas nem sempre se direciona a um receptor.
  • D Uma imagem é uma questão de transporte que, invariavelmente, estabelece uma relação de procura do receptor pelo emissor.
  • E Os receptores das imagens são cada vez mais imóveis.