Questões de Educação, Trabalho, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio (Pedagogia)

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Joana, coordenadora pedagógica da escola, durante os momentos de formação, cita o Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio e discute a Educação Especial, conforme o estabelecido em legislações específicas. Ela destaca que a Educação Especial deve ser oferecida de forma transversal em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com importantes documentos que legislam sobre o tema e para garantir a todos as aprendizagens definidas no Currículo Paulista,

  • A elenque atividades de integração escolar.
  • B explicite os recursos e estratégias que serão utilizados.
  • C organize as propostas personalizadas.
  • D estruture o material didático a ser utilizado.
  • E indique a organização dos espaços de sala de aula.

Entre os princípios estabelecidos pelo Currículo Paulista em relação ao Ensino Médio, encontra-se

  • A a cooperação entre professores e profissionais da saúde, assim como o encaminhamento de estudantes à rede de atenção psicossocial.
  • B a dissolução da hierarquia que existe entre direção, corpo docente e discente, com vistas à construção de uma escola verdadeiramente democrática.
  • C a reflexão feita pelo estudante de seu próprio processo de aprendizagem, para que ele escolha as metodologias adequadas.
  • D a formação integral do estudante, expressa por valores, aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.
  • E a centralidade do mundo do trabalho e da formação técnica nos conteúdos de disciplinas das diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio, para promover uma educação integral e equitativa, as temáticas, os atendimentos e as modalidades de ensino devem abranger os diversos componentes curriculares em todas as etapas da educação. Nesse contexto, é necessário possibilitar:

  • A a formação continuada de professores e equipe de apoio com foco em práticas inclusivas, que considerem os estudantes com distorção idade-série em todos os níveis do Ensino Fundamental.
  • B a organização dos tempos e espaços escolares de modo a atender os diferentes educandos em situação de vulnerabilidade social e econômica em condição de igualdade com os com deficiência.
  • C o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentado em um atendimento educacional inclusivo, que leve em conta as diferentes demandas e contextos socioculturais.
  • D o reconhecimento das demandas dos educandos com deficiência, matriculados na rede comum do Estado de São Paulo e em escolas especializadas conveniadas ao setor público e privado.
  • E a matrícula, preferencialmente em escolas especiais e na idade adequada, para alunos com deficiência, altas habilidades e superdotação, garantindo uma educação integral e inclusiva ao longo de toda a vida.

Os instrumentos pedagógicos devem ser planejados para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento das competências necessárias aos alunos. Assinale a alternativa que apresenta um instrumento pedagógico inadequado para a prática da leitura e escrita na EJA.

  • A Adoção de cópias mecânicas de textos longos como prática prioritária de escrita.
  • B Criação de oficinas para produção de textos relacionados ao contexto sociocultural dos estudantes.
  • C Planejamento de rodas de leitura que estimulem a interação entre os participantes.
  • D Utilização de textos de diferentes gêneros para ampliar o repertório cultural dos alunos.

Segundo a legislação do Ensino Médio, sancionada em 31 de julho de 2024, este será ofertado de forma ____________, admitido, ____________, ensino mediado _____________, na forma de regulamento elaborado com a participação ______________ de ensino.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A presencial – concomitantemente – por materiais didáticos – das instituições
  • B articulada – excepcionalmente – por tecnologia – do Conselho Nacional
  • C presencial – obrigatoriamente – pela distância – dos sistemas estaduais e distrital
  • D qualitativa – prioritariamente – por jogos digitais – dos sistemas municipais de ensino
  • E presencial – excepcionalmente – por tecnologia – dos sistemas estaduais e distrital