Questões de O Ensino Médio (Pedagogia)

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Há inquietações no espaço social e mudanças em andamento nos debates e práticas relacionadas às questões que merecem e devem ser exploradas nas aulas de Língua Portuguesa, em pleno século XXI. (MARCUSCHI, Beth. Múltiplas linguagens e suas práticas. In: BUNZEN, Clécio e MENDONÇA, Márcia (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013, p. 07).
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O caráter inovador e plural dos estudos sobre esta área é de significativa relevância para o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade. ( ) As concepções de práticas letradas como estruturantes de propostas pedagógicas são muito importantes para integrar a escola ao contexto sócio-histórico e para viabilizar um currículo articulado e flexível. ( ) O corriqueiro ensino de conteúdos, mesmo descontextualizados, está vinculado a questões concretas do cotidiano dos alunos e lhes permitem refigurarem os seus conceitos sobre língua/linguagem.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:

  • A F, F e V.
  • B V, F e V.
  • C V, V e F.
  • D F, V e F.
  • E V, F e F.

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

  • A Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a atual estrutura curricular do ensino médio não resguarda o atendimento às características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
  • B O currículo do ensino médio contempla a realização de atividades em três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.
  • C A educação na sociedade contemporânea, com a reforma do ensino médio, passou a contemplar apenas dois eixos estruturais, quais sejam: aprender a conhecer e aprender a fazer.
  • D A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica para todo e qualquer aluno.

Em se tratando da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio, a legislação estabelece que

  • A haja treinamento profissional e assegure a entrada do estudante no mercado de trabalho.
  • B deve ser uma modalidade separada do ensino regular e das etapas da educação básica.
  • C as instituições de educação profissional/técnica poderão oferecer cursos de formação inicial e continuada.
  • D o diploma da educação profissional/técnica não autoriza o prosseguimento dos estudos.

Leia o excerto.


Pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.- br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revela que mais de 70% dos estudantes do Ensino Médio usam celular na escola.

Disponível em: <http://www.jdv.com.br/noticia/6774/mais-de-70-por-cento-dos-alunos-do-ensino-medio-usam-celular-na-escola> Acesso em: 10 set. 2017. (Adaptado).


Das informações apresentadas no texto subentende-se a seguinte ideia:

  • A o número expressivo de alunos com celulares nas escolas é revelador do sucesso da inclusão digital no Brasil.
  • B o celular é produto da sociedade atual, e as instituições educacionais devem coibir o uso em suas dependências
  • C as instituições educacionais são muito permissivas, o que ameaça sua autoridade.
  • D as novas tecnologias determinam os hábitos dos estudantes e, consequentemente, os tornam motivados para os estudos.

De acordo com Veiga, a escola média não pode ser apenas uma instituição que reproduz relações sociais e valores dominantes; deve ser uma instituição também de confronto, de resistência e de proposição de inovações. E isso exige coordenação colaborativa e respeito às responsabilidades de cada um, para que a escola possa exercer as incumbências definidas pela legislação. Nesse sentido, ela deverá ser:
I. Estatal quanto ao funcionamento. II. Democrática quanto à gestão. III. Pública quanto à destinação.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.