Questões de O Ensino Médio (Pedagogia)

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A partir de 2025, entrou em vigor uma nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, com mudanças significativas no currículo escolar, como a ampliação da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), além da reestruturação dos itinerários formativos, que foram medidas adotadas para garantir uma educação mais equitativa e alinhada às necessidades reais dos estudantes. Qual dos impactos sociais citados abaixo está diretamente relacionado à nova estrutura do Ensino Médio?

  • A A implantação de um ensino mais flexível, focado e conectado às necessidades dos jovens.
  • B A obrigatoriedade de todos os estudantes cursarem somente disciplinas técnicas e profissionais.
  • C A eliminação do ensino das artes e das ciências humanas como áreas obrigatórias.
  • D A redução da evasão escolar entre jovens do campo e de p
  • E A limitação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apenas para alunos de escolas públicas.

As políticas contemporâneas da educação no Brasil visam universalizar o acesso, melhorar a __________ e reduzir desigualdades. A BNCC (2017) define competências essenciais, e a Reforma do Ensino Médio _______ o currículo com itinerários formativos, alinhando a escola às demandas atuais. O FUNDEB, permanente desde 2020, amplia o financiamento da educação básica, garantindo mais _______ para profissionais e infraestrutura. Programas como PNLD e SAEB reforçam essas ações, promovendo inclusão, _______ e qualidade na educação.

Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas sobre as políticas contemporâneas da educação no Brasil.

  • A qualidade – flexibiliza – recursos - equidade
  • B deficiência – amplia – acesso - impessoalidade
  • C qualidade – resignifica – recursos – satisfação
  • D mediocridade – flexibiliza – recursos – equidade
  • E qualidade – resignifica – acesso – satisfação

A partir de 2025, entrou em vigor uma nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, com mudanças significativas no currículo escolar, como a ampliação da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), além da reestruturação dos itinerários formativos, que foram medidas adotadas para garantir uma educação mais equitativa e alinhada às necessidades reais dos estudantes. Qual dos impactos sociais citados abaixo está diretamente relacionado à nova estrutura do Ensino Médio?

  • A A redução da evasão escolar entre jovens do campo e de periferias
  • B A limitação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apenas para alunos de escolas públicas.
  • C A obrigatoriedade de todos os estudantes cursarem somente disciplinas técnicas e profissionais.
  • D A eliminação do ensino das artes e das ciências humanas como áreas obrigatórias.
  • E A implantação de um ensino mais flexível, focado e conectado às necessidades dos jovens.

A partir de 2025, entrou em vigor uma nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, com mudanças significativas no currículo escolar, como a ampliação da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), além da reestruturação dos itinerários formativos, que foram medidas adotadas para garantir uma educação mais equitativa e alinhada às necessidades reais dos estudantes. Qual dos impactos sociais citados abaixo está diretamente relacionado à nova estrutura do Ensino Médio?

  • A A limitação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apenas para alunos de escolas públicas.
  • B A redução da evasão escolar entre jovens do campo e de periferias urbanas.
  • C A obrigatoriedade de todos os estudantes cursarem somente disciplinas técnicas e profissionais.
  • D A implantação de um ensino mais flexível, focado e conectado às necessidades dos jovens.
  • E A eliminação do ensino das artes e das ciências humanas como áreas obrigatórias.

A partir de 2025, entrou em vigor uma nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, com mudanças significativas no currículo escolar, como a ampliação da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), além da reestruturação dos itinerários formativos, que foram medidas adotadas para garantir uma educação mais equitativa e alinhada às necessidades reais dos estudantes. Qual dos impactos sociais citados abaixo está diretamente relacionado à nova estrutura do Ensino Médio?

  • A A limitação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apenas para alunos de escolas públicas.
  • B A obrigatoriedade de todos os estudantes cursarem somente disciplinas técnicas e profissionais.
  • C A eliminação do ensino das artes e das ciências humanas como áreas obrigatórias.
  • D A implantação de um ensino mais flexível, focado e conectado às necessidades dos jovens.
  • E A redução da evasão escolar entre jovens do campo e de periferias urbanas.