De acordo com o Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio, para promover uma educação integral e equitativa, as temáticas, os atendimentos e as modalidades de ensino devem abranger os diversos componentes curriculares em todas as etapas da educação. Nesse contexto, é necessário possibilitar:
- A a formação continuada de professores e equipe de apoio com foco em práticas inclusivas, que considerem os estudantes com distorção idade-série em todos os níveis do Ensino Fundamental.
- B a organização dos tempos e espaços escolares de modo a atender os diferentes educandos em situação de vulnerabilidade social e econômica em condição de igualdade com os com deficiência.
- C o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentado em um atendimento educacional inclusivo, que leve em conta as diferentes demandas e contextos socioculturais.
- D o reconhecimento das demandas dos educandos com deficiência, matriculados na rede comum do Estado de São Paulo e em escolas especializadas conveniadas ao setor público e privado.
- E a matrícula, preferencialmente em escolas especiais e na idade adequada, para alunos com deficiência, altas habilidades e superdotação, garantindo uma educação integral e inclusiva ao longo de toda a vida.