Questões de Desenvolvimento Organizacional (DO) (Gestão de Pessoas)

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A administração de pessoas está presente nos ambientes laborais, sendo indispensável para que haja maior organização e melhoria no desempenho dos profissionais. Ela possui objetivos básicos que se classificam em:

  • A societário, científico, funcional e pessoal.
  • B societário, organizacional, funcional e pessoal.
  • C individual, estratégico, motivacional e inclusivo.
  • D individual, organizacional, científico e motivacional.

Acerca da gestão do desempenho, assinale a opção correta.

  • A Gestão também chamada de performance, a gestão de desempenho corresponde à mensuração do rendimento de algo ou de alguém.
  • B Desempenho é o nome dado ao processo de gerenciamento de algo ou de alguém.
  • C A avaliação de desempenho não produz insumos para a área de recursos humanos realizar processos relevantes para a gestão de pessoas.
  • D Modelos de avaliação, como as escalas gráficas de classificação, que partem da definição de indicadores que retratam o desempenho das pessoas diante do resultado esperado pela instituição como um todo, são bastante recorrentes na avaliação do desempenho das pessoas nas organizações.
  • E Escolha e distribuição forçada é um método de avaliação que parte da ideia de que alguns poucos fatos que ocorrem no cotidiano da organização serão responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso desta.

Com relação à área de gestão de pessoas, julgue o item a seguir.


No cenário moderno das organizações, a gestão de pessoas tende a cooperar para que os objetivos pessoais dos colaboradores sejam prioritários aos objetivos organizacionais.

  • Certo
  • Errado

A andragogia valoriza a autonomia, a experiência, a orientação para problemas, a relevância, a aprendizagem colaborativa, a motivação intrínseca, o ensino personalizado e o aprendizado ao longo da vida. Existem diferentes categorizações dos princípios da andragogia. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo. 



I. Autonomia: Os adultos têm um alto grau de autoconceito e escolha em sua vida pessoal e profissional, e a aprendizagem deve ser relevante para suas necessidades e objetivos.


II. Experiência: As experiências anteriores dos adultos são uma fonte importante de aprendizagem e devem ser reconhecidas e utilizadas no processo educacional.


III. Aplicação: Os adultos são motivados por saber como o que estão aprendendo se aplica imediatamente à sua vida e trabalho.


IV. Orientação para o problema: Os adultos preferem aprender conceitos e teorias através de problemas e situações reais que enfrentam na vida e no trabalho.


V. Aprendizagem colaborativa: Os adultos aprendem melhor quando têm a oportunidade de discutir e compartilhar ideias com outros adultos, em um ambiente de aprendizado interativo e cooperativo. 



Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I, II, III e V apenas
  • C I e II apenas
  • D I, II, III, IV e V
  • E I, III e V apenas

Para Marras (2016), todo o processo de desenvolvimento de uma empresa deve estar sustentado na análise de determinados fatores. Entre esses fatores, está o momento organizacional, que se trata de conhecer em que estágio de sua vida encontra-se a organização no momento da decisão da implantação de um programa de desenvolvimento organizacional (DO), para poder diagnosticar com clareza as medidas e ações a serem implementadas. Nesse sentido, analise as seguintes características, segundo o modelo de Marques dos estágios de desenvolvimento das organizações:

  Institucionalização de normas, procedimentos e diretrizes.   Manualização intensiva.   Burocratização.   Departamentalização.   Delegação e descentralização.

As características acima definem o estágio do desenvolvimento denominado estágio:

  • A Administrativo.
  • B Conceitual.
  • C Organizativo.
  • D Produtivo.
  • E Caçador.