Questões de Desenvolvimento Organizacional (DO) (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

Analise a figura a seguir:



Para estudar as pessoas inseridas em uma organização, um gestor pode ter duas alternativas: considerar as pessoas como pessoas ou considerar as pessoas como recursos. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

  • A As pessoas constituem importantes recursos para organizações e nem por isso podem ser tratadas meramente com meios de produção
  • B As pessoas não podem ser simplesmente tratadas como insumos da organização e de maneira padronizada e uniforme
  • C A tendência atual é fazer com que todas as pessoas da organização sejam insumos, administradores e executores na produtividade para o alcance de resultados
  • D Além de executar as tarefas, cada pessoa deve ter consciência que ela pode ser um elemento de diagnóstico e de solução de problemas para a organização
  • E A organização é formada por pessoas em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos, que podem contribuir para a melhoria do trabalho

Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.


De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, os incentivos são as recompensas oferecidas pela organização a seus participantes.
  • Certo
  • Errado

Considere que, a fim de reunir os insumos necessários para a composição do plano anual de educação corporativa, a unidade de gestão de pessoas de determinado órgão público cogite fazer o levantamento das necessidades de aprendizagem ou o diagnóstico de competências individuais. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A O diagnóstico de competências deverá focar no conteúdo dos cargos que compõem a estrutura organizacional e o plano de educação corporativa deverá prever as ações de ensino-aprendizagem necessárias ao bom exercício desses cargos.
  • B Caso se defina competência como comportamentos orientados para resultados organizacionais, o diagnóstico de competências será útil para a elaboração do plano de educação corporativa.
  • C É apropriado o uso do modelo de análise de problemas de desempenho para identificar necessidades futuras de aprendizagem que comporão o plano de educação corporativa.
  • D Para o levantamento de necessidades de aprendizagem e o diagnóstico de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), adotam-se as mesmas técnicas de amostragem, instrumentação, coleta e análise de dados.
  • E Se optar pelo levantamento de necessidades de aprendizagem, a unidade deverá empreender surveys junto a todos os indivíduos da organização, a fim de questioná-los sobre que cursos desejam realizar no ano seguinte.

Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de seis pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade por definir suas metas de desempenho.

Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:

  • A do tipo de comprometimento organizacional do líder;
  • B das expectativas dos superiores hierárquicos;
  • C da situação do mercado e da estratégia organizacional;
  • D do grau de capacidade e interesse dos subordinados em desempenhar suas tarefas;
  • E do grau de inovação e de dificuldade das tarefas desempenhadas.

Joana foi contratada como analista de treinamento de uma empresa que preza muito pelo preparo de seus funcionários e promove, com bastante frequência, ações de capacitação para aquisição de habilidades, regras e atitudes diante de suas funções. O diretor de recursos humanos solicitou que, a partir do próximo mês, todos os funcionários que entrarem na empresa passem por um treinamento de integração. A gerente de recursos humanos escolheu Joana para o desafio de desenvolver e implementar esse programa na organização. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

  • A A primeira etapa de um treinamento é o diagnóstico. Nesse momento, Joana irá realizar o levantamento de necessidades do treinamento juntamente com o solicitante (diretor de recursos humanos) e entenderá o que será necessário abordar no momento da integração dos novos colaboradores.
  • B Joana deverá começar a elaboração do treinamento de integração o quanto antes, não sendo necessário um diagnóstico, pois a solicitação veio do diretor.
  • C A última etapa do processo de treinamento é a multiplicação, ou seja, Joana terá de repassar todo o treinamento para os atuais colaboradores, visando à sua multiplicação por parte deles.
  • D Como o treinamento em questão é de integração de novos colaboradores, não há a necessidade de uma avaliação dele.
  • E Joana não precisará se atentar ao diagnóstico de necessidades, pois a integração será um momento descontraído, onde os novos colaboradores irão apenas se conhecer.