Questões de Desenvolvimento Organizacional (DO) (Gestão de Pessoas)

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A coordenação de RH revisou suas estratégias, buscando maior integração com setores de finanças e operações. Marque o aspecto que justifica essa aproximação:

  • A Isolar o planejamento de pessoas, impedindo interferências de outras áreas.
  • B Manter o RH alheio às metas corporativas, já que a gestão de pessoas é independente.
  • C Sincronizar recursos humanos e objetivos organizacionais para assegurar coerência de ações e otimização de resultados.
  • D Centralizar decisões apenas na cúpula, ignorando contribuições intersetoriais.

Analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ao optarem por um modelo de remuneração estratégica, com gratificações, bônus, prêmios e outras compensações ao colaborador além do salário, as organizações estão valorizando as pessoas com vistas para o futuro.
PORQUE

II. Desse modo, há o estímulo ao profissional, no sentido de se aprimorar profissionalmente e pessoalmente, que busca treinamentos, capacitações e especializações, o que reflete no aumento da contribuição para com o trabalho e para a própria instituição.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • D A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.

O engajamento de talentos é essencial para criar um ambiente de trabalho motivador e produtivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e alinhados com os objetivos da organização. Esse ecossistema envolve integrar cultura organizacional, liderança, comunicação e reconhecimento para maximizar a motivação e participação.
Uma condição essencial para as organizações engajarem talentos é

  • A desestimular oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
  • B promover um ambiente de trabalho tóxico.
  • C criar recompensas inadequadas.
  • D proporcionar um desalinhamento entre valores e cultura.
  • E oferecer um trabalho que tenha sentido e significado para a pessoa.

Indicadores de sustentabilidade são uma ferramenta criada com o objetivo de medir a sustentabilidade das estratégias de uma empresa nos níveis social, ambiental e institucional. Os indicadores de sustentabilidade da Organização Internacional de Padronização (ISO) foram estabelecidos dentro das normas de adesão voluntária, as quais foram projetadas para ajudar as organizações a operar com sustentabilidade, a aderir às regulamentações ambientais e a melhorar continuamente os processos. Para estabelecer diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental do sistema gerencial, a NBR ISO 14031 usa três tipos de indicadores: os indicadores de desempenho da gestão (IDG), os indicadores de desempenho operacional (IDO) e os indicadores de condição ambiental (ICA). Os indicadores de desempenho da gestão (IDG) subdividem-se em quatro: os relacionados a políticas e programas de gestão; os relacionados à conformidade; os relacionados ao desempenho financeiro; e os relacionados às relações com a comunidade.
Associe os diferentes indicadores aos seus respectivos tipos, apresentados a seguir: 

I - Indicador de desempenho da gestão relacionado à conformidade.
II - Indicador de desempenho operacional.
III - Indicador de condição ambiental. 

P - Número de empregados que participam de programas ambientais.
Q - Quantidade consumida de óleo combustível por unidade de produto.
R - Concentração de ozônio troposférico existente no ar local.
S - Número de auditorias realizadas sobre as planeadas.

  • A I – P , II – Q , III – R
  • B I – P , II – R , III – S
  • C I – Q , II – S , III – P
  • D I – R , II – S , III – P
  • E I – S , II – Q , III – R

A moderna gestão de pessoas destaca a importância do desenvolvimento dos talentos para manter as organizações atualizadas, competitivas e sustentáveis.
No caso de universidades corporativas, o modelo para o desenvolvimento de talentos é(são)

  • A o coaching.
  • B a aprendizagem prática.
  • C os centros de desenvolvimento internos.
  • D os jogos de empresas (business games).
  • E o mentoring.